Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Em meados do primeiro semestre de 1999 deparei-me com alguns conjuntos Star Wars nas prateleiras dos TRU de Braga. Imediatamente peguei num catálogo e comecei a explorar o que a LEGO andava a vender. Até aqui nada de realmente de novo, desde o meu começo das dark-ages que tinha-me mantido minimamente atento ao que a LEGO fazia através de algumas leituras aos catálogos de cada ano (normalmente quando estava sentado no trono).
Mas desta vez a diferença esteve nos conjuntos Star Wars. O catálogo mostrava-se insuficiente para revelar tudo o que queria saber sobre os conjuntos. Uma opção seria comprá-los, mas na altura estava a estudar e o dinheiro não chegava para comprar vários conjuntos só para saciar a minha curiosidade. Assim resolvi utilizar a segunda opção que seria investigar na Internet. O resultado foi uma avalanche de informação não só sobre os conjuntos Star Wars bem como os outros conjuntos em geral. O estranho é que a própria LEGO tinha pouca informação disponível na Internet. A maior parte da informação que encontrava estava em sites com reviews de pessoal que se chamavam de AFOLs. Nessas investigações fui dar com a LUGNET ainda num estado bem primitivo.
Como nesse ano o dinheiro não abundava, as minhas compras limitaram-se a uns quantos promocionais na Shell, que serviram mais para recordar como se encaixava as peças do que qualquer outra coisa :)
No ano seguinte as coisas mudaram muito. Primeiro tive dois part-times que me permitiram comprar os meus primeiros conjuntos Star Wars. O primeiro foi um 7110 no TRU do Porto. Não demorou muito a comprar um 7130 a bom preço no Intermarché cá da terra. Lembro-me depois de fazer um “grande investimento” com o 7150. Nessa mesma altura comprei o meu primeiro set Adventurers, o 5928, que me fez olhar com outros olhos todos os outros temas LEGO.
Mas os conjuntos já não me chegavam. Montava-os e pouco depois já estavam desmontados com as peças espalhadas em meia dúzia de tupperwares. O meu primeiro MOC digno desse nome foi a pequena nave Fish 01. Na altura não tirei fotos e a versão que aparece no BrickShelf já é de um update posterior. O meu primeiro MOC a ser apresentado ao público foi a Arca a 20 de Fevereiro de 2001. Ainda apresento alguns MOCs nos meses seguintes até ler uma mensagem do Pedro “El_Gordo” no LUGNET com o sugestivo título “Olá (a quem ler isto)”. Desde esse ponto que a minha própria evolução como AFOL se confunde com o desenvolvimento do hobby em Portugal.
LBaixinho