Pessoalmente foi um ano de poucas compras LEGO. Poucas em relação a outros anos mais abonados. Mesmo assim comprei todos os conjuntos deste ano do tema Pirates, muitos do Space Police III e mais alguns conjuntos soltos. Quanto a peças, aproveitei o LUGBulk que a LEGO disponibilizou para as comunidades de AFOLs (tanto que pedimos durante o 2º TOMARLEGO) e várias outras oportunidades, principalmente quando as lojas do ZTP e do Martins estavam presentes nos encontros da Comunidade 0937. Foi deveras interessante ver o pessoal intrigado quando comprei várias peças Bionicle num encontro em Viana e uns dias a seguir apresentar a Tempestas Volatilis :D
Construí em maior escala mas não tanto em variedade como em 2008. Voltei a construir para o meu tema OutroMundo e comecei a pensar mais seriamente nele. Muito provavelmente terei novidades do tema ainda no primeiro semestre de 2010. Também construí muito para dois eventos, o 2º TOMARLEGO (que não cheguei a apresentar todas as construções) e para o 1º LusOlympics que venci. Mesmo assim sinto que poderia ter construído mais. O tempo na LegOficina não foi muito e o trabalho e outros hobbies também reclamaram o seu tempo.
Quanto a eventos, como não haveria deixar de ser o principal foi o 2º TOMARLEGO. Uma semana inteira a trabalhar e a divertir-me. Uma semana intensa :). Depois tive os vários encontros e mini-encontros da Comunidade. Oportunidades óptimas para por a conversa em dia, por as mãos em sets e MOCs e sempre com muita diversão.
Quanto à Comunidade 0937, foi mais um ano de consolidação. A actividade no Fórum estabilizou, o Grande Jogo 0937 impôs-se como a competição LEGO a nível nacional e fizemos uma parceria com o LUGBrasil para realizar o LusOlympics que proporcionou imensos bons MOCS. O nível de qualidade dos MOCs espelhou a qualidade das construções presentes no 2º TOMARLEGO. Evento este que foi marcante para todos os envolvidos a vários níveis. Provou que a Comunidade 0937 é capaz de grandes feitos e com a qualidade habitual!
Além de MOCs e do 2º TomarLEGO tivemos os habituais e divertidos encontros e uma novidade, os mini-encontros. Mais informais, mais pequenos, mais rápidos, mais regulares, mas com a mesma intensidade. Várias localidades começaram a tê-los com regularidade, mas principalmente Viana do Castelo e Lisboa provaram que é um formato possível. São uma óptima oportunidade de conhecer a Comunidade sem ser na azáfama de um grande evento.
Quanto a sets LEGO, para mim 2009 foi marcado pela volta dos Piratas. Sets que não surpreenderam mas também não desiludiram completamente. Fiquei bem mais agradado com o Space Police III e com o design bem arrojado de alguns sets. Depois foi a já habitual excelência de alguns sets exclusivos e os vários pontos fortes da maior parte dos temas.
No fundo, 2009 foi mais um ano na consolidação deste grande hobbie.
LBaixinho