Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Quase lá

por baixinho, em 15.04.18

Aegnor ZP41352

A composição fotográfica desta construção facilmente nos transporta as altas camadas de uma atmosfera. Mas além disso, este MOC do Faber Mandragore torna-se interessante pelas linhas e cores que facilmente no coloca em ambientes militares.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:10

Amaragem

por baixinho, em 15.04.18

Micro-scale Falcon 9 ASDS Landing

Parece que o termo "amarar" só se adequa aos hidroaviões.. mas duvido que o "aterrar" seja a melhor opção para esta situação. De qualquer forma esta construção do Curt Quarquesso representa na perfeição e de uma forma bem pequena o pouso (yah, uma expressão mais neutra) de um Falcon 9 no meio do oceano.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:58

Biblioteca

por baixinho, em 15.04.18

Beauty and the Beast Library1 by Sarah von Innerebner

Quando vi esta construção no TBB não ofereci qualquer resistência à vontade de clicar para saber mais. O efeito geral é.. imenso e explorar o MOC da Sarah von Innerebner é só confirmar a excelência do trabalho.

De alguma forma faz lembrar um trabalho antigo do Marcos Bessa, mas claro com outra dimensão e detalhe que o passar de tempo facilitou.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:49

Libertem o Willy

por baixinho, em 13.04.18

4 Killer whale

Não sei se o filme (Free Willy) foi o ponto de partida para este MOC, mas foi a primeira coisa que me lembrei ao vê-lo. Esta construção do timofey_tkachev além de desafiar a gravidade arrebata pelas formas e movimentos conseguidos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:25

Concurso: Your Brick Selfie

por baixinho, em 13.04.18

Mais um concurso do reBrick. Desta vez o mote é a série BrickHeadz e os participantes são desafiados a criarem uma versão de si mesmos neste estilo de construção.

Podem participar (prémios interessantes) e consultar o regulamento nesta página do reBrick.

Humm, a série BrickHeadz é tão interessante que acho que devo gastar (investir?) um post nela.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:07

Inspirações: Manchu

por baixinho, em 12.04.18

Este é o primeiro artigo de uma série onde pretendo abordar temas que possam servir de inspiração na altura em que estamos a criar algo com peças LEGO. Começo hoje com um ilustrador, mas com certeza que irei abordar livros, temas, jogos, bandas desenhadas, filmes, etc. A periodicidade é que não será de todo regular, no entanto tentarei colocar pelo menos uma inspiração por mês.

Manchu é um ilustrador francês (não me vou alongar sobre a vida dele já que podem encontrar tudo neste artigo na wikipédia francesa) cujo trabalho sempre me agradou já que, por norma, aborda a ficção científica. O seu estilo habitual é muito próximo do que se fazia nos anos 70 mas, no entanto, sem parecer datado.

Manchu tem um blog que pode ser seguido aqui, no entanto aconselho a dar uma vista de olhos (e talvez comprar) nesta galeria.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:11

Chaleira voadora

por baixinho, em 12.04.18

Prospector (...Protector Rejector Infector)

Chaleira voadora foi a primeira expressão que veio à cabeça quando vi este MOC do Tammo S. Mas olhando melhor, não será mais parecido com um protótipo vitoriano de um ferro de engomar?

Whatever, a construção não vale apenas pelo seu aspecto esquisito e bem steampunk. O formato é bem interessante e os detalhes de encher o olho (gostei especialmente dos vários suportes para os motores laterais e dos vários pára-brisas).
E sim, a escala é bem invulgar. Há tempos que não via um minifig technic num MOC system!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:49

As lindas cores do campo

por baixinho, em 11.04.18

Rural Landscape (1 of 5)

É inegável que o full plate é um mestre a recriar paisagens bucólicas (aconselho a seguirem o link no nome para verem o photostream no Flickr ou a tag do nome abaixo). As cores e a excelente representação das principais características destes locais facilmente eliminam a necessidade de grandes técnicas de construção. Tudo é simples mas sem falhar nada.

Ahh, lembrar que foi giro seguir a evolução deste MOC através do Instagram!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:31

Terça-feira do Ideas: Clockwork Aquarium!

por baixinho, em 10.04.18

Para esta semana o projecto escolhido é este aquário com um sabor clássico. O utilizador do Ideas, mjsmiley, tem neste MOC a concretização de uma ideia até bem simples num formato bem agradável. Claro que se poderia melhorar nos pormenores, mas há que dizer que o projecto está simplesmente eficaz para o efeito pretendido. Caso haja dúvidas, vejam para este vídeo.

Neste momento este projecto tem 1128 apoiantes e ainda tem 600 dias para chegar aos 10 000. Aqui ficam as minhas previsões:

Chegará aos 10 000 apoiantes?

Não. Mas sem grandes certezas. Apesar de ser um projecto que acho que não cative muita gente, a verdade é que já chegaram aos 10 000 apoiantes outros projectos bem menos interessantes, pelo menos no meu ponto de vista.

Se chegar aos 10 000 apoiantes, a LEGO irá torná-lo num set oficial?

Sim, acho que é daqueles projectos que sobressaem pela diferença sem serem muito fora daquilo a que a LEGO nos habituou.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:58

O que é que se consegue fazer com um set LEGO

por baixinho, em 10.04.18

75880 moc combo

O utilizador do Flickr #KeepOnBricking (Peteris Sprogis) levou até à exaustão as possibilidades de modelos alternativos para o pequeno 75880 McLaren 720S provando a versatilidade do brinquedo LEGO.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:05

Como construir este Chevrolet

por baixinho, em 08.04.18

Lego 1968 Chevrolet Corvette Stingray - 01

Jonathan Elliott construiu este brilhante e bem dimensionado Chevrolet Corvette Stingray e além disso dá a hipótese dos admiradores deste lindo carro, poderem montar a sua própria réplica em LEGO.

Lego 1968 Chevrolet Corvette - Build Video

Não se esqueçam de referir o autor!!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:16

Perspectiva forçada

por baixinho, em 08.04.18

Diorama lego Akira Toriyama of Dragon Ball

Para quem viu episódios do Dragonball, facilmente reconhece o cenário desta construção. Mas o ponto forte do MOC é mesmo a forma como o autor, piroshi lego, conseguiu utilizar a perspectiva forçada de forma simples mas perfeita.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:10

Tripulse

por baixinho, em 07.04.18

AGS-ED "Tripulse"

Este MOC do brasileiro Intentor estava perdido aqui nas minhas notas já há um mês. Entretanto concurso das speeder bikes já acabou e, ao contrário de outras construções que vou anotando, decidi não apagar e destacar na mesma.
Decidi assim não só pela speeder bike (que está perfeita onde destaco o equilíbrio entre a peça da mota e os greeblies é excelente) mas também pela fotografia maravilhosa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:15

Karl e a sua aeronave mariposa

por baixinho, em 07.04.18

Karl and his Mariposa aircraft (01)

F@bz consegue com este pequeno MOC alcançar vários pormenores que adoro ver em construções LEGO. Originalidade, imaginação mas com realismo qb, utilização de peças estranhas, aspecto frágil, profundidade, pormenores, aspecto de banda desenhada, etc.

Karl and his Mariposa aircraft (03)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:37

A Noiva

por baixinho, em 06.04.18

The Bride

Escultural construção do Brandon Griffith onde as formas da Uma Thurman estão excelentemente representadas.

Ok, a cara está esquisita, mas quem olha para lá?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:33

13 anos de Oficina dos Baixinhos

por baixinho, em 06.04.18

LegOficina 20140904

Hoje faz treze anos que eu e a Tânia iniciamos a LegOficina dos Baixinhos que, durante o ano passado, se tornou Oficina dos Baixinhos.

Para efeitos de registo neste intervalo de tempo foram colocados 3080 posts e feitos 824 comentários (apenas aqui no blog, não contabilizo nas redes sociais).

A foto é a mesma que utilizei no post do ano passado (e tirada em 2014), significa que na LegOficina real pouco mudou já que por contingência profissional continuo a maior parte do tempo longe :/

Não posso fazer grandes previsões quanto a como o blog irá funcionar no próximo ano, mas se continuar longe do espaço físico, provavelmente irá continuar a centrar em destaques de MOCs e um ou outro artigo de opinião.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:20

Subúrbios

por baixinho, em 05.04.18

Residential Modular

Esta construção do Paul Wellington pode ser simples e repetitiva, mas o efeito é realista e agradável de ver. A fotografia também ajuda ao efeito.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:34

Le Fleuron

por baixinho, em 04.04.18

Le_Fleuron_1

Os grandes barcos à vela vão ser sempre um grande objecto de construção para os AFOLs. Há sempre algo de novo para representar ou novas soluções para experimentar. Claro que no fim há sempre uma construção imponente para mostrar.

É o caso deste navio construído por Captain Green Hair onde os detalhes são imensos. Aconselho vivamente a seguir o link do autor ou no EuroBricks para verificarem todos os pormenores desta excelente construção.

Via Eurobricks

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:52

Luz, por favor.

por baixinho, em 04.04.18

Light in the Dark

Realmente aquele copo prateado está a servir perfeitamente para um par de boas construções. Esta, do ForlornEmpire, faz um uso bastante bom da peça num conceito bem original e numa excelente fotografia (fotomontagem?).

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:54

Sets DUPLO em review (parte 10: balanço final)

por baixinho, em 02.04.18

LEGO DUPLO

Encarei este desafio de fazer uma análise de conjuntos DUPLO como uma oportunidade de não só conhecer o que a LEGO anda a fazer para os mais novos mas também de perceber como funcionava uma série de reviews de sets de um mesmo tema. Queria perceber até que ponto os conjuntos funcionam entre si e se há valorização na aquisição de um tema completo.

Além disso não foi de descartar a hipótese de perceber como os conjuntos funcionavam com o público alvo, já que o meu filho Artur está perto do limite inferior da faixa etária aconselhada.

Ficam, então, aqui algumas conclusões sobre esta série de reviews:

- Interessante verificar que, pelo menos na generalidades destes conjuntos, a quantidade de peças básicas é boa. No entanto isso não quer dizer que os outros tipos de peças foram menosprezados. Minifigs q.b., acessórios e animais com fartura e a presença de veículos é a necessária. Por outro lado - e ainda bem - há falta das grandes mono-peças que a LEGO utilizava com alguma frequência em conjuntos DUPLO nas décadas passadas.

Claro que isto resulta em conjuntos menos imponentes e com, talvez, menor jogabilidade, no entanto muito mais ricos em possibilidades de construção que na realidade é o âmago do brinquedo LEGO.

- O Artur herdou algumas das peças e veículos DUPLO da irmã (a maior parte foi dado nos entretantos) e, antes desta série de sets, teve dois conjuntos DUPLO (um muito grande e outro bem pequeno) e mais alguns animais soltos. O resultado disto tudo é uma quantidade generosa de peças o que lhe dá meios não só para construir várias coisas (em arco-íris, claro) bem como uma jogabilidade bem interessante. No entanto por vezes pergunto-me se não será uma quantidade exagerada. Se por um lado a fartura de peças dá a possibilidade do Artur ter meios de construir quase tudo o que entender, por outro lado essa mesma fartura de peças pode diminuir a capacidade de improvisação e desenrasque, qualidades necessárias quando temos pouco peças e excelente para aguçar a imaginação. A verdade é que lembro-me que quando era pequeno eu conhecia todas as peças que tinha e ao construir sabia com o que podia contar. Sei que o Artur nesta altura não tem essa capacidade, mas pergunto-me se com esta quantidade de peças isso poderá ficar comprometido no futuro. Para já fica no ar a possibilidade de doação de alguns dos conjuntos ou peças agora.. Que, de alguma forma, irá acontecer quando o Artur deixar de brincar com peças DUPLO.

- É inegável que ter vários conjuntos de um mesmo tema valoriza imenso os próprios sets. A série da quinta é um bom exemplo disso, onde os quatro conjuntos funcionam muito bem juntos sem se mostrarem redundantes. Claro que este exemplo pode não ser indicativo para todas as séries da LEGO, no entanto é bom pensar que, pelo menos neste tema, a empresa pensou nisso.

- Foi agradável ter um desafio de vários reviews seguidos, algo que já não fazia há já alguns anos. Além disso foi excelente fazê-los tendo em conta a reacção do Artur aos mesmos.


Espero repetir esta experiência de reviews em série em breve.

 

parte 1: 10812 Truck & Tracked Excavator

parte 2: 10813 Big Construction Site

parte 3: sinergias entre o 10812 e o 10813

parte 4: 10864 Large Playground Brick Box

parte 5: 10870 Farm Animals

parte 6: 10868 Farm Pony Stable

parte 7: 10867 Farmers’ Market

parte 8: 10869 Farm Adventures

parte 9: Sinergias dos sets da quinta

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:15


Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds