Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Terça-feira do Ideas: Land Ahoy!

por baixinho, em 01.06.21

Land Ahoy!

Para esta terça-feira escolhi um dos projectos mais originais que tenho memória de ver no Ideas, este Pirate Ahoy. Apesar do tema ser recorrente na plataforma, a forma obtida pela construção do Ralf Ranghaal (aka Ralf Langer) é simplesmente genial e com um efeito visual muito interessante.

Apesar do contorcionismo da construção, Ralf garante que é tudo feito by the rules. Uma análise rápida às imagens disponibilizadas fazem-me crer que isso é verdade. No entanto acredito que os Designers da LEGO teriam que ter algum trabalho para, mesmo assim, a tornar ainda mais estável. 

No entanto o efeito conseguido é muito, muito bom e isso não se deve apenas ao formato original. O cenário representado é detalhado, bem distribuído e com um esquema de cores atraente. Deixo também a referência que a curvatura ao estar invertida faz lembrar-me várias aventuras que já li e vi em cenários de mundo interior.

Neste momento este projecto tem 315 apoiantes e ainda tem 423 dias para chegar aos 10 000. Aqui ficam as minhas previsões:

Chegará aos 10 000 apoiantes?

Apesar de estar inclinado para o não, hoje em dia já não é tão difícil chegar ao 10 000 e por isso não ficaria grandemente admirado.

Se chegar aos 10 000 apoiantes, a LEGO irá torná-lo num set oficial?

Boa pergunta. Se conceito é interessante ao ponto de crer que chame a atenção dentro da LEGO, não sei até que ponto isso também não teria um efeito negativo.

A ser um set oficial, entraria na minha wishlist?

Outra boa pergunta. Adoro tanto o conceito, mas não sei se o suficiente para comprar e, principalmente, reservar um espaço para ele nas minhas prateleiras.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:26

War Is Over! (If you want it)

por baixinho, em 31.05.21

War Is Over!

Eu sei que não é Natal, mas esta fotografia do Jojo (...) merece o seu destaque pela mensagem simples que leva.

Para quem não percebeu a referência ao Natal: https://www.youtube.com/watch?v=g_kj60DIq2M

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:52

Encontrar uma peça num palheiro

por baixinho, em 31.05.21

Encontrar peças...

Estou muito bem a construir um MOC quando para um detalhe vou precisar de uma peça que sei que tenho pelo menos quatro unidades.

O problema é que é um Technic Brick 1x1 with Cross Hole (73230) mas que está ainda no lote de peças Technic que ando a amontoar há cerca de um ano...

Toca a por o cronómetro a andar que acho que vou bater um recorde qualquer :D

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:21

The Last Eye

por baixinho, em 31.05.21

The Last Eye

Já há algum tempo que não destacava nada do brasileiro Louis of Nutwood (se quiserem saber mais sobre o Luís, podem ouvir este podcast), falha minha já que a produção dele tem sido bem constante.

Este MOC é para mais uma actividade do Guilds Of Historica e, por estranho que pareça, a secção que mais me chamou a atenção foram as paredes da torre. Forma simples mas extremamente interessante como foram conseguidas. A experimentar!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:55

Oficina

por baixinho, em 31.05.21

Speeder bike garage

Pode parecer demasiado arrumadinha e limpinha para ser realista, mas que está impecavelmente recheada, está. MOC do Insomnia Builds (bom nick) com detalhes bem conseguidos. Pessoalmente gosto da utilização das tiles 1x1 impressas com listas que sei que já as vi em algum lado, mas não sei onde.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:56

Buraco de Hobbit

por baixinho, em 30.05.21

Hobbiton Collab: Apple Orchard

Não sei quantas vezes já destaquei buracos de Hobbit (:D). Mas a verdade é que o conceito é tão encantador e tão bem transposto para peças LEGO que se torna difícil não reparar neles. Este trabalho do Patrick B. faz parte de uma actividade onde o mote são mesmo os buracos de Hobbit. Para já ainda está no início, mas podem espreitar os primeiros resultados aqui.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:57

Crimson Mountain Drake

por baixinho, em 29.05.21

Crimson Mountain Drake

Este dragão construído pelo Jayfa consegue dar uso a imensas peças que por vezes acumulam-se no nosso stock. Sim, estou a falar dos braços de robôs que ando com a gaveta cheia e, apesar de ser uma peça que considero muito interessante, não lhes dou tanto uso.

A expressão do bicho é fantástica!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:51

Templo Coríntio

por baixinho, em 29.05.21

Corinthian Temple

Interpretação do Mark of Falworth de um templo da antiga Grécia. Além de adorar o esquema de cores, fiquei admirado com a real dimensão da construção. É bem maior do que aparenta à primeira vista.

Fez também lembrar-me que apesar de adorar a temática da antiguidade, nunca fiz nada relativo ao tema :/

edit. ah, lembrei-me deste pequeno MOC!!!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:57

Review: LEGO 71700 Jungle Raider

por baixinho, em 28.05.21

71700 Jungle Raider (1)

Tema: NinjaGo

Ano de Edição: 2020

Número de Peças/Minifigs:127/1

Preço LEGO®: 9.99€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/71700-1/Jungle-Raider

 

NinjaGo é um tema que ganhou um espaço apreciável e até surpreendente no mundo LEGO na última década. Planeado para ser um boom theme durante dois ou três anos, ainda anda por aí e com uma cadência apreciável.

Para comemorar os dez anos de existência, a LEGO começou no ano passado a lançar conjuntos Legacy, que basicamente são reinterpretações de conjuntos mais antigos. Já analisei vários e desta vez vou analisar, provavelmente, o mais pequeno da série.

71700 Jungle Raider (2)

Para este set tive a ajuda do meu filho para a montagem (podem ver no vídeo abaixo) e apreciação global.

O conteúdo do conjunto são duas saquetas (não numeradas), um pequeno livro e uma ainda mais pequena folha com três autocolantes. Tão poucos que me pergunto para quê o trabalho. A construção do conjunto é relativamente simples mesmo tendo em consideração a colocação de peças Technic. Peças que permitem à única função que considero minimamente divertida no set, a suspensão das rodas traseiras. Claro que isto aos meus olhos, já que o meu filho adorou o set, identificou imediatamente o arco narrativo onde foi utilizado e imaginou logo onde o poderia “brincar”.

71700 Jungle Raider (3)

Quanto ao desenho fico com a impressão que a versão original (o 70755) é, apesar de uma maior utilização de peças Technic, visualmente mais interessante. Neste o aspecto geral é bom mas há vários detalhes questionáveis tais como a falta de volante (o que também acontecia no original), os faróis laterais nada proeminentes, a cabeça do minifig fica de fora das barras de protecção, barras de protecção não ficam apoiadas às frente e uns inestéticos studs que poderiam ter sido facilmente cobertos.

Em termos de peças é um conjunto que não traz propriamente peças de encher o olho, mas também não compromete. Achei interessante a presença de 5 catanas, todas como ornamento do veículo.

As Peças 7/10 (sem deslumbrar, mas também sem comprometer)

A Construção 6/10 (normal)

O Desenho 6/10 (algumas escolhas questionáveis)

Jogabilidade 7/10 (a esperada)

71700 Jungle Raider (4)

Este Jungle Raider é um conjunto satisfatório mas penso que poderia ser melhor, pelo menos, que a versão original. No entanto duvido que não consiga agradar os mais pequenos, fãs ou não do NinjaGo.

Conclusão 6/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:29

Castelo num palco

por baixinho, em 28.05.21

[MOC] Tonight on Stage: Castle under Siege!

Este MOC tem uma origem engraçada e vale a pena ler a descrição do autor, Bert Van Raemdonck, no Flickr. 

Apesar da construção ser digital e, talvez, permitir assim algumas conexões que não sei se ficariam tão seguras em ABS, a verdade é que existem vários detalhes muito interessantes pela originalidade do efeito produzido. Aliás, todo o conceito de teatro está muito bem apanhado!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

Rei da pradaria

por baixinho, em 27.05.21

Prairie king

Este é daqueles MOCs que tenho que prcourar bem para lhe encontrar um defeito digno de nota. Sim, os pés/sapatos.

A face deve ser daquelas coisas mais perfeitas que já vi em LEGO. Excelente trabalho de Revan New!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:06

A estrada para o Oeste

por baixinho, em 27.05.21

The Road to the West

Está recheada de perigos, como bem retrata esta divertida construção do vir-a-cocha (que raio de nick!). Adoro as soluções que além de conseguirem representar bastante bem o pretendido, dão possibilidade de acrescentar dinâmica à cena.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

Platform 7 + Landing Pad

por baixinho, em 27.05.21

Complete structure

Já tinha destacado parte desta estrutura (aqui) criada pelo mestre espacial, Tim Goddard. Fica agora o conjunto completo e, claro, ficamos todos à espera de mais :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:51

Brick Mini Nano Soldiers: The Second Wave!

por baixinho, em 26.05.21

O crowdfunding é uma ferramenta que está cada vez mais presente no hobbies* já que permite perceber se um dado produto é viável comercialmente ou não, coisa muitas vezes difícil de perceber em mercados de nicho. Como o hobby LEGO está dependente de uma única empresa, é algo raro haver iniciativas de crowdfunding. Algo que aos poucos começa a mudar já que a abertura a outras marcas pelo público começa também a mudar.

Hoje o Joe Meno (editor do BrickJournal) partilhou na sua conta de FaceBook um projecto bastante interessante. Soldados em nano escala!

Este projecto já vai na segunda vaga e isso dá alguma credibilidade à coisa.

Dei uma vista de olhos e até achei piada ao conceito. Apesar de não ser propriamente um fã do tema militar, faz lembrar imenso as figurinhas militares com que brinquei quando era miúdo. Muito provavelmente não vou fazer o back, mas é algo que ainda vou ponderar melhor :D

 

* A título de exemplo, é muito vulgar os projectos relacionados com jogos de tabuleiro serem aprovados no KickStarter e até ultrapassarem a faísca do milhão de dólares. Por exemplo, este projecto de um português, que eu fiz back, andou lá perto!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:02

Um feiticeiro nunca chega atrasado

por baixinho, em 26.05.21

A Wizard is never late, Frodo Baggins, nor is he early. He Arrives precisely when he means to.

Esta fotografia está tão linda que nem consigo apreciar a construção LEGO em si :D

Belíssimo trabalho do ekjohnson1.

Agora que já consigo apreciar as peças LEGO, adoro aqueles cogumelos, a árvore, a vegetação exuberante e a distribuição de studs no caminho.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

Terça-feira do Ideas: The Art Center

por baixinho, em 25.05.21

Eu sei que este projecto entra nos limites dos modulares e isso torna-o, à partida, um sério candidato a ficar de fora. No entanto não deixo de olhar para ele com bastante interesse já que o tema e os interiores estão muito bem conseguidos.

O autor, Lepralego, não é propriamente novo nestas andanças (já tem um projecto nos 10 000 e outros bem encaminhados) e o seu estilo onde apesar de não utilizar grandes técnicas avançadas, consegue efeitos agradáveis e realistas.

O projecto é bastante giro e, julgo eu, não seria nada difícil de o transformar num set LEGO.

Neste momento este projecto tem 2 997 apoiantes e ainda tem 578 dias para chegar aos 10 000. Aqui ficam as minhas previsões:

Chegará aos 10 000 apoiantes?

Talvez. Apesar de não ser um projecto tão atraente como outros do autor, é capaz de fazer o clique e chegar lá.

Se chegar aos 10 000 apoiantes, a LEGO irá torná-lo num set oficial?

Não. Como entra muito no conceito dos modulares, não estou a ver a LEGO a editá-lo. Ficaria muito admirado se o fizesse, apesar de saber que a LEGO é pródiga em quebrar as suas próprias regras.

A ser um set oficial, entraria na minha wishlist?

Talvez. Adoro os modulares (e este projecto entra directamente nesse conceito), mas não sou propriamente um coleccionador.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:58

1 ano de YouTube

por baixinho, em 25.05.21

Faz hoje um ano que disponibilizei o primeiro vídeo de produção própria no canal de YouTube da Oficina dos Baixinhos. Engraçado que a frase anterior teve que ser mesmo assim, porque não foi o primeiro vídeo do canal (já tinha colocado alguns produzidos pela LEGO) e também não foi o primeiro vídeo que fiz que coloquei no YouTube, já que já tinha colocado alguns na minha conta há uns bons anos.

Fora este aparte, o canal tem neste momento 118 vídeos (alguns da LEGO) e 234 subscritores. O top dos vídeos mais visualizados é o seguinte:

1º Abrir e Montar - LEGO 76178 Daily Bugle
May 17, 2021
2,746
 
2º Abrir e Montar - LEGO 71738 Zane's Titan Mech Battle
Dec 18, 2020
1,554
 
3º Abrir e Montar - LEGO 71737 X 1 Ninja Charger
Dec 17, 2020
1,173
 
4º Abrir e Montar - LEGO 80022 Spider Queen's Arachnoid Base
Feb 25, 2021
995
 
5º Abrir e Montar - LEGO 854048 Road Tape
Oct 8, 2020
938
 
6º Abrir e Montar o conjunto LEGO 43179 Mickey Mouse and Minnie Mouse
Jun 21, 2020
807
 
7º Abrir e Montar - LEGO 71736 Boulder Blaster
Dec 16, 2020
752
 
8º Abrir e Montar - LEGO 10278 Police Station
Dec 10, 2020
747
 
9º Abrir e Montar - LEGO 31115 Space Mining Mech
Feb 14, 2021
730
 
10º Abrir e Montar - LEGO 31116 Safari Wildlife Tree House
Feb 15, 2021
707

 

Sim, são todos da série de "Abrir e Montar" e apenas um, o do 854048 Road Tape, não foi realizado antes da data de venda oficial. Ahh, e o primeiríssimo lugar foi disponibilizado há pouco mais de uma semana! Isto só reforça o conceito que são as novidades que fazem mexer mais este tipo de conteúdos.

Espero que o próximo ano consiga colocar mais e diferentes conteúdos no canal, já que me parece que está em franco desenvolvimento e ajuda a colmatar uma grave falha (no meu entender) no panorama do hobby LEGO em Portugal.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

Mapa

por baixinho, em 25.05.21

Mais um ano, mais um conjunto a quebrar o recorde do maior set de todos os tempos :)

Fiquei foi admirado desta vez ter sido um mosaico a conseguí-lo. Mas antes de dar a minha opinião, aqui fica o habitual press release em português:

Viajar volta a estar definitivamente no mapa com o grandioso novo Set LEGO Art

 25 de Maio de 2021: Aventureiros, preparem-se para ficarem encantados com a magia de um mapa completamente diferente – o novo LEGO® Art Mapa Mundo. Esta nova adição à colecção LEGO Art contém o maior número de peças alguma vez incluído num set na história do Grupo LEGO, com os seus 11.695 elementos a permitir que os construtores mergulhem por completo na criação de uma deslumbrante representação da Terra em peças LEGO 2D.

O novo LEGO Art Mapa Mundo pode ser reinventado num sem número de formas diferentes para expressar a personalidade, memórias de viagem ou desejos de cada construtor, pins construídos e personalizáveis podem ser colocados no mapa para marcar os destinos já visitados ou para realçar aqueles que ainda se encontram na lista de desejos, dando um twist muito pessoal a esta obra-prima antes desta ser orgulhosamente exposta.

As instruções deste set mostram como as 40 base plates ligadas estão divididas em três secções que podem ser dispostas numa de três maneiras, permitindo que se possa colocar a parte favorita do globo no centro do mapa.

Os oceanos deste set de 65cm de altura e 104cm de comprimento poderão ser construídos à medida para ser uma expressão do estilo de cada construtor: os tijolos podem ser ordenados de uma forma inspirada no mapeamento batimétrico do fundo do oceano apenas seguindo as instruções de construção ou dispostos de uma maneira na qual os construtores se possam expressar de forma livre e criativa, explorando padrões e motivos à sua escolha.

O novo set LEGO Art oferece aos mais crescidos e às suas famílias uma experiência de construção desafiante e imersiva para os ajudar a relaxar e recarregar baterias enquanto relembram aquelas saudosas memórias de férias ou planeiam aventuras futuras. Foi igualmente adicionada uma banda sonora com relatos de muitos especialistas em percorrer os quatro cantos do mundo para ajudar a tornar esta experiência ainda mais intensa e apaixonante para o construtor. A banda sonora contém contos de viagens de bloggers e aventureiros como Torbjorn C. Pedersen - a primeira pessoa a visitar todos os países do mundo numa única viagem sem vôos - e a blogger Syazwani Baumgartner, que conheceu alguns dos locais mais remotos do planeta.

O novo set traz um folheto de instruções com um estilo de mesinha de café, uma moldura branca para construir e duas peças para pendurar, de forma a tornar o mapa mais fácil de exibir, retirar e reconstruir sempre que se apeteça.

Fiorella Groves, Líder Criativa da LEGO Art, comentou: “Sabemos que os nossos fãs adultos adoram viajar, mas muitos não o puderam fazer no último ano. Pensamos que não havia melhor forma de os ajudar a explorar o mundo enquanto relaxam no conforto dos seus lares do que a montar, desmontar, planear e voltar ao passado através da construção. Esperamos que o LEGO Art Mapa Mundo inspire novas aventuras em alguns e ajude outros a reviver e a celebrar maravilhosas memórias de viagem passadas”.

O LEGO Art Mapa Mundo (31203) estará disponível em LEGO.com e nas lojas LEGO espalhadas por todo o mundo a partir de 1 de Junho de 2021 ao preço de 249,99€ e ficará disponível noutras lojas de retalho a partir de 1 de Agosto de 2021.

Mais informação pode ser encontrada visitando https://www.lego.com/en-pt/product/world-map-31203

Acerca da Banda Sonora

A Banda Sonora inclui histórias/relatos de viagens de:

  • Syazwani Baumgartner,do blogue “Travel Muse Family”, no qual partilha a sua experiência de visitar uma das mais recônditas vilas do mundo.
  • Torbjorn C. Pedersen, que foi a primeira pessoa da História a visitar todos os países do mundo numa única jornada sem viajar de avião.
  • Dane & Stacey, um casal da Nova Zelândia que gere um canal de viagens no YouTube intitulado “Daneger & Stacey”, no qual falam acerca da sua viagem às Ilhas Cook.
  • Ernest White II, um produtor e apresentador norte-americano de programas de viagens.
  • Fiorella Groves, uma designer LEGO apaixonada por viajar.

Eu sou daqueles AFOLs que até compreendo a série LEGO Art, apesar de não achar grande piada à maior parte das imagens dos sets e dizer que a construção dos mesmos não é propriamente entusiasmante. Podem melhor a minha opinião no review que fiz ao 31198 The Beatles.

Já vi e li algumas análises a este conjunto e penso que mantenho a minha opinião. Efeito fantástico mas não é propriamente algo que entusiasme um AFOL.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:47

O Templo de Anúbis

por baixinho, em 24.05.21

The Temple of Anubis

A primeira coisa que me saltou à vista quando vi esta construção do Mihai Marius Mihu foi o esquema de cores. É que estou habituado a ver construções do antigo Egipto onde as construções são por norma em tan. Apesar de não ser conhecedor das reais cores utilizadas, o branco e as restantes cores (azul, vermelho, dourado e até verde) fazem com que o MOC fique mais credível.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:31

A história de Kaligem

por baixinho, em 24.05.21

The story of Kaligem...

Não é preciso imaginar muito para adivinhar que a cidade de Kaligem teve um destinho trágico. Construção irrepreensível do Andreas Lenander para uma atividade do Guilds of Historica.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:34


Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds