Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Podcast Conversas em Construção: Décimo oitavo episódio!

por baixinho, em 06.09.21
 

Ontem foi disponibilizado o décimo oitavo episódio do Conversas em Construção. Desta vez estive eu, o Tiago Catarino e o Pedro "0937 Superfan" Sequeira e o tema andou à volta da separação e organização das peças LEGO. O episódio foi gravado no início de Julho (sim, há cerca de 2 meses) e só ontem tive a disponibilidade de o editar. O interessante é que achei o episódio super engraçado, já que não me lembrava de várias coisas que tinham sido ditas.

Podem ouvir este episódio nos locais do costume: Spotify e Anchor.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

Mosaico da Branquinha

por baixinho, em 06.09.21

Mosaico da Branquinha (1)

Há umas semanas atrás tivemos adoptámos uma nova gatinha. Como devem imaginar, foi amor à primeira vista para o pessoal lá de casa. Tanto que ainda andamos uns dias para escolher o nome... que acabou por ficar de "Branquinha". Yeps, aparentemente é albina. É também muito brincalhona e já deu direito a alguns vídeos e fotos que já correram os nossos grupos familiares de Whatsapp :)

Mas o objectivo deste post é mesmo um mosaico que o meu filho (6 anos) fez há cerca de um mês. Durante o mês de Agosto ele foi algumas vezes para o meu trabalho comigo. Coisa que ele não se importa muito já que LEGO é coisa que não falta por lá. Numa dessas vezes estava eu a trabalhar no computador quando ele me pediu uma baseplate grande para construir com peças da piscina de LEGO. Não muito depois voltou com este mosaico com que fiquei bastante maravilhado. Além de ser uma representação bastante engraçada mas reconhecível da branquinha, ele utilizou várias técnicas que muitas vezes vejo pessoas (não só crianças) a terem dificuldades em utilizá-las. Principalmente quando apenas tem acesso a bricks 2x4.

Mosaico da Branquinha (2)

Primeiro conseguiu que a construção fosse praticamente simétrica. As orelhas e o topo da cabeça não estão alinhados, mas fora isso, a construção está simétrica. Segundo a minha experiência, a maior parte das pessoas (como disse acima, não apenas as crianças) até consegue fazer isso, no entanto vejo sempre uma ou outra que tem dificuldades numa coisa que, pessoalmente, acho muito simples.

Mas se pode parecer simples fazer algo simétrico, ao utilizar apenas peças 2x4 isso pode ficar bastante dificultado. Dá para perceber que o Artur começou pelo lado direito e fez a reentrância abaixo da orelha para a destacar mais. Algo que depois o obrigou a deslocar a orelha esquerda para fora para não ficar muito mau já que o topo da cabeça saia. Claro que ele podia deslocar o topo da cabeça um stud para a direita, mas provavelmente nem se apercebeu do problema.

Uma coisa que a maior parte das pessoas não consegue fazer é acrescentar uma segunda camada para obter efeitos mais "finos". Pode parecer estranho, mas aquilo que o Artur fez com os olhos não é nada vulgar nas construções que vou vendo no mural que tenho na Caixa de Brinquedos. Parece que as pessoas basicamente se "autolimitam" e apenas constroem mosaicos apenas utilizando uma camada. Com a limitação de haver apenas bricks 2x4, a utilização de várias camadas facilita imenso a obtenção de formas com mais "resolução".

Também é normal as pessoas tentarem preencher todos os espaços do mosaico. Sim, aquelas partes vazias não são muito vulgares.

Por fim, o Artur simplificou o desenho e o esquema de cores, algo que o mais adultos tem muita dificuldade em fazer. Basicamente, é praticamente impossível obter um grande grau de resolução utilizando apenas peças 2x4 num pequeno espaço como uma baseplate. Quando isto acontece, deve-se simplificar o desenho para ele ficar reconhecível.

E sim, o afastar os bigodes do resto da construção, tornou a desenho muito mais leve!

Claro que estas coisitas não provam que o meu filho é um génio, simplesmente ele tem um contacto maior com as peças LEGO e já deve ter observado isto noutras construções que vão aparecendo por aqui. Exacto, as boas construções vão aparecendo com a experiência em construir originalmente, observar outras construções e não ter medo em experimentar e até errar!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:15

Mais uma capa

por baixinho, em 04.09.21

Heaven's Witch

Mais uma em relação às de ontem! Será que ainda vamos ter o prazer de termos mais brevemente?

Apesar do autor, Shannon Sproule, não estar completamente satisfeito com esta composição, a verdade é que mesmo assim consegue atrair e transmitir a mística que as capas de FC de meados do século passado (vá-la, dos anos 50 aos 70) tinham. Apesar de serem tudo construções relativamente simples, sinceramente não me estou a ver a ser capaz de fazer algo semelhante. É preciso ter uma boa imaginação e dose de criatividade para pegar nos vários elementos e fazer um todo com sentido e que respeite uma dada estética.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:48

Capas de Ficção Científica

por baixinho, em 03.09.21

Paperback/magazine covers cont'd

Shannon Sproule volta às suas capas imaginárias (podem ver mais se seguirem a tag dele no fim deste artigo) de livros imaginários de ficção científica de meados do século passado.

Paperback/magazine covers cont'd

Estas três capas captam na perfeição o estilo desses livros e ainda despertam mais a minha vontade de ler (e até mesmo reler) livros dessa época. Onde a ficção científica era, não vou dizer mais simples, mas pelo menos mais linear.

Mechanical Planet paperback cover

Como sempre, sigam o link nas imagens para ler as descrições do autor!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:51

Alien Assimilators - Alien Maintenance Bay 1/2

por baixinho, em 02.09.21

Alien Assimilators - Alien Maintenance Bay 1/2

Antes de mais, aconselho vivamente a dar um salto ao Flickr para ler a descrição do MOC*. O autor, Mihai Marius Mihu, consegue facilmente criar estruturas estranhas que transparecem bem o conceito de extra-terrestre. Adoro as soluções e claro, a monumentalidade da construção.

 

*pessoalmente prefiro que as pessoas visitem o local onde o autor colocou a foto do que leiam no meu blog. Assim tem a oportunidade de deixar directamente o seu feedback num local que o autor tenha facilmente acesso!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

Review: LEGO 40485 FC Barcelona Celebration

por baixinho, em 02.09.21

40485 - FC Barcelona Celebration (1)

Tema: Creator Expert

Ano de Edição: 2021

Número de Peças/Minifigs: 178/5

Preço LEGO®: N/A

Link Brickset: https://brickset.com/sets/40485-1/FC-Barcelona-Celebration

 

Quanto ao meu desinteresse nesta temática, remeto para leitura o meu artigo sobre a análise ao set grande desta família.

40485 - FC Barcelona Celebration (4)

Este é um conjunto de Oferta Com Compra ligada ao lançamento do gigantesco 10284 Camp Nou FC Barcelona cuja análise pode ser encontrada no link que está no parágrafo anterior. Acho muito interessante quando a LEGO faz deste tipo de ofertas que de alguma forma estão ligadas ao set em questão. Claro que por vezes isso faz com que o hype seja imenso e as ofertas esgotem em segundos. Será que isso vai acontecer com este?! :)

Quanto ao set propriamente dito, devo referir que é relativamente simpático em termos de peças. As 29 unidades de plates 1x3 em tan e 29 tiles 1x3 em dark tan são para mim o ponto alto. Claro que não devo deixar de referir os minifigs (será que vai haver muita procura por aqueles torsos?), os acessórios de minifig, tiles redondas impressas e as bandeiras.

40485 - FC Barcelona Celebration (5)

Quanto à construção, é relativamente rápida (o livro tem 28 páginas) e fora o candeeiro, não é propriamente muito entusiasmante. 

40485 - FC Barcelona Celebration (6)

O desenho é simples mas eficaz, acho que a única coisa em que falha é que os cinco minifigs não conseguem criar o efeito de “multidão a festejar”. No entanto gostei do efeito criado pelas tiles e plates na superfície.

Um bom set para colocar ao lado do estádio ou mesmo para aumentar o stock de peças (que vai ser o meu caso).

As Peças 8/10 (boa variedade e quantidade de peças interessantes)

A Construção 6/10 (experiência que não fica na memória)

O Desenho 7/10 (não surpreende mas também não compromete)

Jogabilidade -/10 (para expor junto do estádio)

40485 - FC Barcelona Celebration (7)

Um GWP directamente relacionado com um set colossal. Temáticamente interessante.

Conclusão 7/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:07

Review: LEGO 10284 Camp Nou FC Barcelona

por baixinho, em 01.09.21

10284 Camp Nou FC Barcelona (1)

Tema: Creator Expert

Ano de Edição: 2021

Número de Peças/Minifigs: 5509/-

Preço LEGO®: 330€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/10284-1

 

Quem me conhece bem sabe que actualmente não ligo nada ao futebol e que até acho uma grande chatice que uma boa parte dos telejornais sejam dedicados a este tema. Portanto, e como devem imaginar, este é um conjunto que nunca faria parte da minha wishlist. Fica então feita a minha declaração de (des)interesses :)

10284 Camp Nou FC Barcelona (2)

Recebi este conjunto no final da primeira quinzena de Agosto (nessa altura já tinha tratado do 40485 FC Barcelona Celebration que tinha recebido muito mais cedo) e a primeira coisa que pensei foi, será que vou ter tempo de construí-lo filmando ao mesmo tempo, fotografar, fazer a edição de vídeo e escrever este artigo antes do levantamento do embargo a 1 de Setembro?

10284 Camp Nou FC Barcelona (3)

Claro que tudo indicaria que sim, estava numa época relativamente calma e apesar de ter estado uns dias fora, havia tempo de sobra. Claro que não tardei a começar a suar já que o tempo disponível afinal não era tanto assim e a construção levou mais tempo do que julgava inicialmente (tenho quase 6 horas de filme!!). Para terem uma ideia, a construção durou sete sessões que iniciaram a 13 de Agosto e apenas terminaram no dia 30!!

10284 Camp Nou FC Barcelona (4)

Continuando a falar da construção. Das 32 fases a primeira foi dedicada ao campo propriamente dito, quatro foram dedicadas às bases de cada quarto de estádio, duas às secção frontal e pala e por fim uma (a última) a pequenos adereços. As restantes 24 fases foram dedicadas às 48 fatias do estádio!

10284 Camp Nou FC Barcelona (5)

Como devem imaginar, apesar das fatias serem todas relativamente diferentes, a forma de as construir eram praticamente iguais e até continham secções inteiras que se repetiram as 48 vezes!! Sim, isso tornou a construção aborrecida, algo que penso que foi atenuado pelo facto de ter dividido as sessões de construção ao longo de vários dias e até com espaçamento entre eles.

As instruções estão divididas em dois livros de +- A4 com 312 e 288 páginas. Além da história do clube e estádio nas primeiras folhas, há várias curiosidades ao longo das instruções. Pena que sejam todas dedicadas ao estádio propriamente dito e não às técnicas de construção como acontece noutros sets. Aliás, devo dizer que algumas são, para mim, algo ridículas, como por exemplo dizer que os estandartes são naquelas cores porque são as cores do clube. Dahh?

10284 Camp Nou FC Barcelona (6)

Há uma pequena folha de autocolantes que não apliquei já que o estádio não deve durar muito tempo montado...

10284 Camp Nou FC Barcelona (7)

Em termos de técnicas a construção não é nada de especial e apenas devo destacar que não necessitou de estruturas em Technic e que a forma como é conseguida a curvatura do estádio é simples e relativamente eficaz. É uma festa de barras+clipes tanto para essa curvatura como para a colocação das bancadas.

Digo acima que é relativamente eficaz já que acho que o espaço entre algumas fatias não fica preenchido de forma eficiente e que até em alguns casos acho que a deslocação entre fatias é demasiada. Isto prejudica um pouco o aspecto final, já que a estrutura é notoriamente constituída pelas 48 fatias e não um todo homogéneo. Claro que teremos sempre a desculpa que com peças LEGO e naquela escala, dificilmente se poderia fazer melhor. No fundo o resultado final parece um estádio e acredito perfeitamente que seja reconhecível para os aficionados do tema (eu até o poderia reconhecer por causa das cores).

10284 Camp Nou FC Barcelona (8)

É nisso que o conjunto tem o seu potencial. É uma representação em LEGO de um estádio e acredito que os fãs do clube até tenham o seu interesse na aquisição, montagem e exposição do set. Fora este universo, não vejo assim grande interesse já que estamos numa altura em que a LEGO tem uma oferta extremamente interessante de sets direcionados para adultos e a bem dizer, este conjunto não traz nada de relevante para o panorama AFOL.

As peças são talvez o ponto mais interessante deste conjunto já que as mais de 5500 peças ficam com um PPP relativamente baixo (cerca de 6 cêntimos a peça). Devido à aparência do próprio estádio, existem quantidades absurdas de algumas peças. Se em algumas vejo isso com alegria, noutras pergunto-me o que poderei fazer com elas. No entanto e na generalidade, acho que o sortido é bom.

As Peças 8/10 (muitas, algumas interessantes, outras nem por isso)

A Construção 6/10 (regular mas com demasiadas repetições)

O Desenho 7/10 (o possível ou poderia ser melhor? Fica a questão)

Jogabilidade -/10 (expor? Mas julgo que apenas os fãs do clube o queiram fazer)

10284 Camp Nou FC Barcelona (9)

O conjunto tem a sua imponência e representa de forma possível o estádio do Barcelona. É sem dúvida alguma um objecto a ter pelos aficionados do clube e quem esteja interessado em coleccionar uma hipotética série (tendo em conta a existência do 10272 Old Trafford)de estádios em LEGO.

No entanto a pergunta que fica é a mesma que li algures no Facebook. Com tantos edifícios arquitetonicamente interessantes em Barcelona, porque é que foram escolher este?

Conclusão 7/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:39

O regresso do Rei

por baixinho, em 01.09.21

Return of the king

Em dia que começa um novo SHIPtember, temos um castelo que é um verdadeiro colosso.

Este trabalho do Greg Dlx não vive apenas do trabalho, mas também dos vários detalhes que o compõem. A água, a vegetação, o realismo, a ponte, as rochas, os vários tipos de curvas nas torres, a decoração, resultam numa composição geral impressionante.

Pessoalmente adoro a forma como todas as secções do castelo estão distribuídas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:17

Rena Dumas Collection

por baixinho, em 31.08.21

2021 lego rena dumas collection

Estas dois móveis construídas pela deborah higdon são representações, como deverão ter adivinhado, de duas peças de design. É interessante que as versões originais tem proporções que facilitam mesmo a réplica com peças LEGO.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:09

Summer Joust 2021, os resultados

por baixinho, em 30.08.21

Bem, falei tanto do Summer Joust deste ano, que não poderia deixar de referir os resultados.

Summer Joust 2021: Results

O anúncio foi feito aqui e acho que em vez de lerem o que poderia escrever aqui, invistam o vosso tempo em seguir o link (está aqui outra vez) e percam-se com as maravilhas que são os MOCs vencedores e as várias menções honrosas.

Escapou-me muita coisa boa que daria para dezenas de posts aqui no blog!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:27

Bahnhof Linderei

por baixinho, em 30.08.21

Bahnhof Linderei - extra pics

Esta magnífica estação de comboios construída pelo Pieter Post é extremamente semelhante á original, como se pode ver na canto superior esquerdo da imagem. Ele utiliza a escala 1:45 o que torna a construção um pouco desproporcional com as minifigs e até os próprios comboios como se pode ver nesta imagem.

BSBT 2021 - Preussische P8 and PtL 2/2, Bahnhof Linderei

No entanto o efeito é tão bom que acho que ninguém se importa com estas pequenas diferenças :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

Braunschweiger Schloss

por baixinho, em 28.08.21

Braunschweiger Schloss

Como é hábito, Søren Johansen não se preocupa muito com a qualidade da fotografia. No entanto dá para apreciar esta magnífica construção através das várias imagens que ele colocou na sua galeria.

Apesar de não achar grande piada às várias peças-rochas seguidas (que até estão algo disfarçadas), tanto o castelo, o aldeamento, as embarcações e a própria moldura estão bestiais.

Aproveitem e contemplem também a arrumação do Johansen!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:16

Weathertop

por baixinho, em 27.08.21

Weathertop

Outra excelente fotografia do Tom Milton a ilustrar um dos vários momentos marcantes da Irmandade do Anel.

No entanto a fotografia fez não lembrar-me do filme/livro mas sim uma discussão que assisti há uns dias onde mostravam o desagrado por traduções brasileiras e que deram como exemplo os livros do O Senhor dos Aneís. Basicamente, enquanto na maior parte dos casos em Portugal manteve-se os nomes (sejam de personagens como de localizações, etc) no original, no Brasil traduziram praticamente tudo quando os nomes significavam algo. Então temos o Frodo Bolseiro, Valfenda e por aí a fora.

Pessoalmente foi algo que estranhei imenso quando lurkava o site brasileiro Valinor algures na viragem do século. No entanto não levou muito tempo a habituar-me e até achar natural a grande maior parte das traduções. Neste momento não tenho escolha e facilmente acompanho ambas as versões, apesar de por vezes na brasileira ter que investigar para perceber qual é o local, provavelmente consequência de ter lido todos os livros em edição nacional.

Para mim são duas opções válidas para uma mesma questão.

Já agora, sabem qual é a tradução brasileira para Weathertop?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

Living in the Sky with Diamonds

por baixinho, em 27.08.21

Living in the Sky with Diamonds

Claro que não iria deixar de destacar um MOC com este título :)

No entanto esta construção do KitKat1414 tem todo o mérito para aqui estar. Olhem bem para aqueles telhados!! Claro que há outros detalhes deliciosos como os gonzos da porta, o poço, as pás do moinho e até as próprias árvores.

Sim, para mim aquilo tem cola ou algo do género! :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:54

Ann Takamaki

por baixinho, em 26.08.21

Ann Takamaki

Não me perguntem quem é a Ann, só sei que é uma personagem de um videojogo e fiquei-me por aí. Aqui o que interessa é o impressionante trabalho do Joseph Z. e que me fez pensar que ando com um projecto semelhante em WIP há demasiado tempo. 5 anos?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:05

Spoilers?

por baixinho, em 19.08.21

"Spoilers, sweetie... now run like hell!"

As fotografias do Short & Plastic são sinónimo de qualidade que poderiam habitar muitos monitores dos AFOLs. Gosto particularmente desta já que o efeito dos múltiplos fantasmas (?) está soberbo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:44

Cidade Futurista

por baixinho, em 19.08.21

Sci-Fi City

Esta construção (?) tem já quase quatro anos mas não resisti em colocá-la aqui no blog já que me surpreendeu e agradou bastante. Este trabalho do MCLegoboy! foi o que serviu de inspiração para um MOC que encontrei hoje e que pode ser visto abaixo.

Micro Skyline

O efeito deste trabalho do Kai/Geneva já não me parece tão interessante como o anterior, no entanto não deixa de estar excelente. Aliás, acho que os maiores defeitos são as letras LEGO que destroem o efeito de micro-escala e a fotografia que não cria o efeito de distância.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

2000 imagens no Grupo Oficina dos Baixinhos no Flickr

por baixinho, em 18.08.21

Sempre que destaco algum MOC ou mesmo fotografia no blog, faço o convite ao autor para colocar a imagem no meu grupo "Blogged by Oficina dos Baixinhos". A ideia é avisar o autor que destaquei uma imagem sua bem como agrupá-las todas num só local. Como construtor gosto de ser avisado quando falam de algum dos meus MOCs, já que é um reconhecimento que me orgulho. Claro que a ideia não é original e existem vários outros sites de renome que o fazem.

Hoje cheguei à marca das duas mil imagens no grupo! Tendo em conta que abri o grupo há pouco mais de cinco anos atrás, fica mais ou menos 400 imagens por ano, o que dá um pouco mais de 1 por dia. Ena, uma boa média! :D

Fica aqui o link para o post original e o link para o grupo no Flickr.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:22

Ruínas à beira mar

por baixinho, em 18.08.21

Seaside Ruins

São MOCs como estes que criam ambientes certos que engrandecem as peças LEGO. Nathan Smith tem neste trabalho uma conjunção de excelências. A fotografia, a construção, as técnicas e, talvez principalmente, a capacidade de criar ruínas realistas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

Melancolia/Solidão

por baixinho, em 17.08.21

Melancholy/Loneliness

Sim, estamos a 17 de Agosto e ainda falo do Summer Joust. Descobri este trabalho do Robert4168/Garmadon através de uma entrada bem semelhante que ele fez para um concurso no Ideas.

Sim, o trabalho está carregado de edição de imagem, mas o efeito final é soberbo e com um ambiente que penso que é original em termos de construções LEGO. Adoro o cavaleiro negro, a cascata, a lua, a composição.. ok, tudo :)

ps. Por falar em Melancolia, Melancólica era a minha proposta para o nome para a nova gatinha lá de casa. Não foi aceite mesmo depois de dizer que poderia ficar com os simpáticos diminuitivos de "cólica" ou "écoli"... :/

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:18


Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds