Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Terça-feira do Ideas: Fantasy Castle

por baixinho, em 09.06.20

Este projecto do Jcreations912 até pode fazer lembrar um pouco o Löwenstein Castle lançado pelo Bricklink no ano passado. No entanto há vários pormenores que o tornam mais interessante.. pelo menos para mim.

É uma construção condensada mas, ao mesmo, mais à escala; com pormenores mais ricos e variados; mais colorida e proporcionadora de diferentes aventuras; e por fim, minifigs bem mais interessantes.

Não sei o número de peças que esta construção consome, mas tendo em conta outros conjuntos Ideas, não me parece que seja um grande problema. Em termos de técnicas e como se pode ver neste vídeo, também não me parece que seja outro problema. Principalmente tendo em conta que uma delas foi claramente inspirada no 21318 Casa da Árvore 

Neste momento tem 1 879 apoiantes e ainda tem 586 dias para chegar aos 10 000. Aqui ficam as minhas previsões:

Chegará aos 10 000 apoiantes?

O autor não é propriamente conhecido e apesar de ter inúmeros projectos, nenhum deles conseguiu surpreender pelo número de apoiantes. 

Vamos acreditar que espontaneamente este projecto crie algum buzzz e chegue aos 10 000 apoiantes.

Se chegar aos 10 000 apoiantes, a LEGO irá torná-lo num set oficial?

Sim, sim, sim. Seria o set medieval perfeito.

A menos que já esteja outro na calha :)

A ser um set oficial, entraria na minha wishlist?

Sim, sem dúvida alguma. 

Acho este projecto simplesmente bonito e potencialmente um excelente set. Com certeza que não iria resistir.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

Caminhada

por baixinho, em 09.06.20

The grey wolf trail

Esta construção do Daniel Stoeffler tem um aspecto bem arrumadinho, o que até lhe dar um ar bem natural. Gosto das áreas bem delineadas, das magníficas árvores (aqueles segmentos das palmeiras ficam lindos), da utilização de alguns cinzentos antigos e da ruína. Porém a técnica utilizada para o poço (?) não me parece a melhor.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:00

Quinto episódio do podcast Conversas em Construção

por baixinho, em 08.06.20

Na passada semana foi disponibilizado o quinto episódio do podcast Conversas em Construção. A conversa foi mais uma vez dedicada às novidades de Junho, desta vez dos temas Harry Potter e Friends.

Desta vez apenas participamos eu e o João Rodrigues da Play Well Portugal já que o Tiago Catarino estava de férias.

Podem ouvir o episódio no Spotify ou no site do podcast no Anchor.

E mais vale andarem atentos ao podcast, que já viram que eu esqueço-me de anunciar aqui quando é que eles saem :D

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:24

Review do 40313 Bicycles

por baixinho, em 08.06.20

Tema: Xtra

Ano de Edição: 2018

Número de Peças/Minifigs: 21/- 

Preço LEGO®: 3.99€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/40313-1/Bicycles

40313 Bicycles 1

Este é o terceiro e último review desta série onde analiso alguns dos Xtra de 2018. O tema deste polybag são as bicicletas e vamos então perceber se elas são essenciais ou não.

40313 Bicycles 2

O PPP é o mais desagradável dos três, são 19 cêntimos a peça! Claro que a presença das bicicletas praticamente justificam este preço e o skate também ajuda um pouco à festa. 

As peças mais interessantes e, talvez por coincidência, mais incomuns são a mochila e o guarda-chuva e que pessoalmente fiquei com pena de apenas vir uma unidade de cada. Temos também duas cercas amarelas que acho que poderiam ter sido substituídas por algo mais “bicicleta”.

40313 Bicycles 3

É, de longe, o mais pobre dos três em termos de variedade. As bicicletas são o centro das atenções e o resto é isso mesmo, o resto. Pena não terem inventado uma trotineta para acompanhá-las.

Não é que não ache que as bicicletas sejam uma mais valia num contexto City. São e muito. Das restantes peças até quase todas tem alguma pertinência no conjunto, no entanto não consigo deixar de olhar para este polybag e sentir que falta algo.

40313 Bicycles 4

Ahh, a imagem do polybag traz o cesto na bicicleta numa posição impossível.

 

Conclusão 6/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:00

Review do 10271 Fiat 500

por baixinho, em 08.06.20

10271 Fiat 500 a

Tema: Creator Expert

Ano de Edição: 2020

Número de Peças/Minifigs: 960/- 

Preço LEGO®: 79.99€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/10271-1/Fiat-500

 

A LEGO anda a habituar mal o pessoal que gosta de automóveis, principalmente os históricos. É que desde 2014 (mais a 10220 Camper Van de 2011) deita cá para fora um por ano.

Este ano foi a altura de viajar para a Itália e “legolizar” um veículo muito popular no sul da Europa em meados do século passado. Sim, já tínhamos visto o Fiat 500 num projecto do Ideas, mas polémicas à parte, não era difícil de prever que a LEGO acabaria por fazê-lo.

Como não é difícil de prever que no futuro apareçam outros carros muito conhecidos…

10271 Fiat 500 c

As 960 peças dão um jeitoso PPP de 8,3 cêntimos que se torna ainda mais interessante se tivermos em conta que existem perto de quarenta (sim, quarenta) tipos de peças exclusivos deste set. Claro que quase todos são iterações de peças em cool yellow, a cor predominante deste conjunto. Posso dizer que fiquei admirado com muitas destas peças já que acredito que muitas ficarão exclusivas deste set a menos que este amarelo deslavado se torne numa cor muito utilizada noutros temas. Não vou enunciar cada uma delas mas posso dizer que para quem gosta desta cor, este set tornou-se essencial já que expandiu imenso a cor. Então se pensarmos que o Fiat Cinquecento nunca teve oficialmente esta cor, até podemos pensar que a LEGO está a fazer o gosto aos AFOLs ao expandi-la. 

Há outras peças interessantes noutras cores, mas aí aconselho a dar uma vista de olhos no vídeo de montagem nos momentos em que abro os três conjuntos de saquetas.

10271 Fiat 500 h

A montagem do set é dividida em três fases que percorre as 144 páginas de um belíssimo livro de instruções. A primeira parte é dedicada ao veículo original e, pasme-se, está em Inglês e em Italiano! Depois de sabermos mais sobre o veículo e do desafio que foi torná-lo num modelo LEGO, começamos a primeira das três fases que é dedicada essencialmente ao chassis, parte traseira e motor. Na segunda fase ficamos com os belíssimos e ultra detalhados interiores e portas. Na última parte temos a frente, rodas, tejadilho e os acessórios de pintor.

A construção, como se pode visualizar no vídeo, é recheada de pontos interessantes, sejam na criação de belíssimos detalhes como levar a geometria LEGO a novos extremos.

10271 Fiat 500 g

Isso resulta num modelo perfeitamente reconhecível onde as curvas características do original são fielmente reproduzidas com peças LEGO resultando numa construção bastante próxima do verdadeiro. A tarefa demorou mais de hora e meia e posso dizer que foi tudo menos chata (atenção que no vídeo acelerei as partes onde não falo :)). De notar também que o modelo é relativamente pequeno e é lindo ver caber tanto pormenor num espaço tão pequeno.. Exactamente como o original.

Apesar de ter vários pontos jogáveis como as portas, tejadilho, apetrechos do pinto, roda sobressalente, etc, não considero a jogabilidade como um ponto essencial num modelo que é essencialmente para expor. Claro que o meu filho deu uma voltinhas com ele :)

As Peças 9/10 (interessante no geral e essencial para quem gosta de cool yellow)

A Construção 9/10 (intensa nos detalhes e truques)

O Desenho 10/10 (resultado excelente e bastante próximo do real)

Jogabilidade -/10 (não aplicável)

10271 Fiat 500 f

Pessoalmente acho que este set é um dos melhores do tema dos veículos históricos que a LEGO vem lançando nos últimos anos. Uma construção que proporciona uma experiência muito interessante que resulta num belíssimo carro que emula bastante bem o original.

Conclusão 9/10

10271 Fiat 500 b

10271 Fiat 500 d

10271 Fiat 500 e


(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:30

18+

por baixinho, em 08.06.20

O The Brothers Brick publicou um artigo muito interessante sobre a renovada aposta da LEGO no público adulto.

Não é segredo nenhum que a empresa está a modificar a forma como apresenta os sets mais complexos como aconteceu com o 10273 Haunted House ou os capacetes Star Wars. Este artigo revela o que está por detrás destas opções e até indica possíveis áreas de interesse que poderão originar sets num futuro bem próximo.

Só o tempo poderá indicar se este caminho resultará em sucesso, no entanto creio que a maior parte dos AFOLs irá ficar agradada!

ps. Este assunto é abordado, apesar de ter forma leve, no terceiro episódio do podcast Conversas em Construção.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:32

Jenny haniver

por baixinho, em 07.06.20

"Jenny Haniver" of Mortal Engines

Markus Ronge já nos habituou a bons MOCs voadores com a sua série Full Steam, portanto a apresentação desta colossal construção não foi propriamente uma surpresa. Baseado num veículo do Mortal Engines, este MOC tem vários pormenores interessantes. Começo pelos balões (sim, material não LEGO), os vários cordames que sustetam a estrutura, as curvas do casco principal e os vidros da ponte.

Um MOC que com certeza iria ficar bem ao lado deste trabalho do Alexis.

"Jenny Haniver" of Mortal Engines

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:31

Fractured Kingdoms

por baixinho, em 07.06.20

Fractured Kingdoms - Map

E a história do Fractured Kingdoms começa assim...

Armies fell apart as the ground thundered up between them. Silverborne gaped as entire mountain ranges ripped anew across the horizon. And the core of his empire crumbled to a patchwork of islands in the west.

 

When the dust settled, the continent was changed forever. And four kingdoms were forged from the sundered lands: Alborne, Isloriel, Kader, and Melikroth.

 

Esta iniciativa é uma mistura de Role Playing Game e LEGO que alguns AFOLs começaram utilizando uma mistura de plataformas: Flickr, Instagram e Discord. Sim, aqui a novidade é mesmo o Discord já que, por exemplo, o gigante Guilds Of Historica utiliza fóruns, neste caso o do EuroBricks.

O Discord, ferramenta de eleição para PC gaming, está aos poucos a aumentar a sua presença no mundo AFOL. Seja em iniciativas como esta, seja em concursos, podcasts (como o Conversas em Construção) ou mesmo em outras actividades. Reflexo de um hobby dinâmico onde numa mesma altura caem grandes plataformas (como ontem falei aqui) e abrem-se novas formas de comunicação.

Fico curioso com os resultados desta iniciativa que já produziu algumas construções. Podem dar uma vista de olhos e até, se quiserem, participar neste grupo do Flickr.

Ando com saudades de algo assim. Seja em conjunto como o Lusitanis da Comunidade 0937, seja a solo como o meu OutroMundo. Algo que, com certeza, quererei voltar a fazer no futuro :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:33

Rover Marciano

por baixinho, em 06.06.20

Mars Rover

Tenho um WIP muito próximo deste trabalho do Isaac Snyder por isso não poderia deixar de reparar neste MOC. Gosto muito da dimensão reduzida do rover, do solo marciano e da inclusão do drone e do braço.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:35

O Fim do MOCPages

por baixinho, em 06.06.20

No joke!

Confesso que se não fosse esta imagem do Ron Dayes publicada no Flickr e não teria dado pelo sucedido. Apesar de ter tido conta no MOCPages e até ter achado piada ao conceito, nunca me fez o click e portanto praticamente passei do Brickshelf para o Flickr sem ter vivido o MOCPages.

A história deste importante site para a comunidade AFOL pode ser lida no The LEGO Car Blog. Acrescentaria apenas que nos primeiros anos o MOCPages não hospedava imagens. Os utilizadores teriam que colocar as imagens noutros serviços (tipo Brickshelf) e no MOCPages apenas construiam a página. Depois dos problemas do Brickshelf no verão de 2007, o MOCPages evoluiu e passou também a hospedar imagens e com isso também houve vários melhoramentos.

Espero que pelo menos o MOCPages ocupe o seu lugar na história da comunidade AFOL sem ser esquecido. Além de ser um marco no seu desenvolvimento, há sempre lições a apreender para se fazer melhor no futuro.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:54

Review do 40312 Streetlamps

por baixinho, em 05.06.20

Tema: Xtra

Ano de Edição: 2018

Número de Peças/Minifigs: 34/- 

Preço LEGO®: 3.99€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/40312-1/Streetlamps

40312 Streetlamps 1

Para a segunda review desta série o polybag escolhido foi este “lâmpadas de estrada”. Yeps, traduzi para realçar a estranheza do tema escolhido. Será que há pertinência neste conjunto?

40312 Streetlamps 2

As 34 peças do conjunto fazem que o PPP fique um pouco abaixo dos 12 cêntimos, o que pode ser justificado já que uma boa parte das peças são bem específicas. Não há peças exclusivas ou até mesmo raras. Para terem um ideia a peça mais incomum é a cabeça em amarelo transparente que apenas, segundo o Brickset, saiu em outros 8 conjuntos. No entanto a presença de outras peças interessantes, onde destaco a candeia 37776, tornam o conjunto mais valioso do que poderá aparentar. Ah, não pensem que apenas temos direito a lâmpadas e seus derivados. Há um (pobre) banquinho de jardim, um marco de correio, um stand de jornais, um telemóvel e até uma máquina fotográfica verde!

40312 Streetlamps 3

Aí pode notar-se que o tema escolhido não foi suficiente para tornar o set atractivo. A introdução de algum mobiliário urbano é positiva, mas no entanto penso que condiciona de algum modo a vontade de ter várias unidades do polybag.

40312 Streetlamps 4

O conjunto é uma mais valia para quem gosta do ambiente citadino e traz algumas peças interessantes. No entanto, e tendo em conta que a maior parte das peças até são relativamente comuns e até facilmente substituíveis, não é propriamente um extra essencial.

 

Conclusão 7/10

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:00

Horizon

por baixinho, em 05.06.20

HorizonFinal

Além de ter construído um MOC descomunal, ZCerberus levou a originalidade a um novo limite, integrou um computador de gaming na nave espacial!

GameOn2

Portanto, ao jogares aquele teu jogo preferido, de preferência com conteúdos bem sci-fi, podes também apreciar uma construção soberba, cheia de detalhes e que te vai ajudar na imersão no jogo.

Aqui fica um pequeno vídeo.

BringMeThatHorizon

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00

Wenceslaus-class Frigate

por baixinho, em 05.06.20

Wenceslaus-class frigate

Já há algum tempo que não destacava um MOC que represente um navio em micro-escala. Desta vez o construtor é o Merrie Monarch com esta fragata onde o nível de detalhe é absurdo. Observem a leveza das curvas do casco, as peças de artilharia, a distribuição correcta das cores, todos os artefactos de comunicação e detecção no topo da ponte. Pena é ser digital :/

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:52

Review do 40309 Food Accessories

por baixinho, em 04.06.20

Tema: Xtra

Ano de Edição: 2018

Número de Peças/Minifigs: 30/- 

Preço LEGO®: 3.99€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/40309-1/Food-Accessories

40309 Food Accessories 1

O tema Xtra já vai no seu terceiro ano e isso indica que poderá ter vindo para ficar. Assim, decidi pegar em alguns dos primeiros polybags do tema para fazer um lote de três reviews. Este é o primeiro da série.

Comida é algo comum ver nas construções LEGO, no entanto e apesar de aparecer em vários conjuntos, é normal haverem miúdos que não tem qualquer peça que facilmente passe por comida. 

Este conjunto de 2018 possui apenas 30 peças, o que faz com que o PPP seja acima dos 13 cêntimos. Mas há que entender que neste tipo de conjunto, a maior parte das peças são específicas o que, de algum modo, valoriza-as. Nenhuma das peças é propriamente rara, talvez apenas se possa considerar o peru (ou outra ave) assado incomum. A mais recente é a tile impressa com uma barra de chocolate de 2016, portanto este polybag também não é uma forma de nos abastecermos de peças recentes. Achei engraçada a introdução de notas...

40309 Food Accessories 2

Pessoalmente gosto muito do caixote (nunca são demasiados), das frutas e da sorte (?) de ter tido uma das pizzas sem um dos ingredientes. Questiono a ausência de mais verduras numa altura em que se fala muito de comida saudável e biológica.

As peças são todas facilmente utilizáveis num contexto citadino e parte delas podem ser facilmente transportada para outros temas/eras.

40309 Food Accessories 3

Por isso acho que é um Xtra de grande utilidade cujas peças podem ser facilmente utilizadas em construções. Boa parte delas são relativamente comuns, mas são sempre jeito para colecções menos abonadas.

 

Conclusão 8/10

 

(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:00

Conspiração, parte V

por baixinho, em 04.06.20

La Cospirazione

A conspiração da Guilds of Historica continua lá para os lados de uma cidade inspirada em Veneza. Este trabalho é do Kev.the.Builder e vale a pena espreitar todos os pormenores conseguidos com diferentes texturas. Se seguirem o link na imagem da foto, a descrição do autor revela os restantes AFOLs que estão a trabalhar nesta conspiração.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:53

Review do 60267 Safari Off-Roader

por baixinho, em 03.06.20

Tema: City

Ano de Edição: 2020

Número de Peças/Minifigs: 168/2 

Preço LEGO®: 19.99€

Link Brickset: https://brickset.com/sets/60267-1/Safari-Off-Roader

60267 Safari Off-Roader 1

Apesar de não ser um tema completamente novo na LEGO, o safari fotográfico é visitado muito esparsamente para a riqueza que pode proporcionar. Como grandes exemplos deste tema temos o 699 Photo Safari de 1977 (ainda com os minifigs antigos e sim, já na altura a LEGO teve a sensatez de utilizar a vertente fotográfica do tema) e o 6672 Safari Off-Roader Vehicle de 1990. Este último tinha rodas com armotecedores o que o tornava bastante divertido. Lembro-me bem deste conjunto já que o meu irmão mais novo tinha-o.

60267 Safari Off-Roader 5

Mas será que este conjunto também vai ficar na memória dos mais jovens como, com certeza, os referidos acima ficaram?

Em termos de peças o PPP pode não ser muito popular já que chega perto dos 12 cêntimos, bastante elevado para um conjunto não licenciado. No entanto o sortido de peças tem uma distribuição interessante entre peças básicas e mais específicas e até contém algumas peças exclusivas. Destas o destaque vai, para mim, para as duas unidades das velas (37762) em preto! No entanto tanto a Leoa (?) com a referência 65996 e o torso feminino com a referência 76382 são bem interessantes. Mas além das peças exclusivas há que falar do disfarce do tronco de árvore, a rara 35827, que já foi utilizada em alguns MOCs destacados aqui no blog. No vídeo da abertura e montagem (pode ser visto abaixo) refiro outras peças interessantes.

60267 Safari Off-Roader 3

A construção do set foi realizada pelo meu filho com alguma ajuda minha. Como pode ser vista no vídeo abaixo, não existem muitos detalhes interessantes. No entanto achei que para um set 5+ é algo complexo e os mais novos talvez precisem de alguma ajuda. Mesmo assim é uma construção agradável com vários e técnicas diferentes.

Em termos de desenho o conjunto depende imenso dos autocolantes. Não é que o efeito final sem os mesmos seja mal ou que até comprometa a jogabilidade, mas perde bastante o feeling de safari. Mas fora isso não consigo descortinar qualquer problema de maior (poderia falar que umas portinhas e uma cadeira dariam jeito ou até da posição estranha da grelha frontal) já que o conjunto no geral é muito bom. Devo referir positivamente também a presença na traseira do ponto para encaixar um reboque, do espaço interior, de excelentes detalhes como a entrada de combustível, escape e proporcionalidade geral.

60267 Safari Off-Roader 4

Em termos de jogabilidade o conjunto funciona bastante bem sozinho. O Artur fartou-se de brincar e claro que após algum tempo a leoa já era um dinossauro, o carro um veículo espacial e os minifigs astronautas. :)

As Peças 6/10 (um PPP demasiado caro mas com algumas peças interessantes)

A Construção 8/10 (agradável)

O Desenho 8/10 (muito bom mas também muito dependente de autocolantes)

Jogabilidade 10/10 (excelente para um conjunto relativamente pequeno)

60267 Safari Off-Roader 2

É um conjunto que tem tudo para ficar na memória de uma criança. Excelente para quem tem poucos conjuntos LEGO já que permite uma boa jogabilidade sem recurso a peças externas. Além disso permite uma aventura diferente.

Conclusão 8/10


(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:50

Cidade em palafitas

por baixinho, em 03.06.20

Stilt City

Ontem falei deste MOC do ForlornEmpire e hoje não resisto em destacar este MOC já de Abril já que me parece que segue a mesma linha. Adoro o contraste entre estacas, cidade e superfície onde, como no MOC de ontem, há um minimalismo bem misturado com pormenores deliciosos.

É também de notar que as limitações impostas de um concurso são potenciadoras de construções bem originais.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:51

LEGOing Channel por Catarina Forte

por baixinho, em 02.06.20

Catarina Forte, portuguesa a viver em Praga na República Checa, cujo projecto no Ideas destaquei aqui também possui um canal de Youtube, o LEGOing Channel. Neste canal a Catarina revela instruções para construir alguns MOCs bem coloridos e bem originais.

Podem conhecer melhor a Catarina nesta entrevista na Play Well Portugal.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:18

Mundo Antigo

por baixinho, em 02.06.20

The Old World

Esta construção do ForlornEmpire consegue aliar um ambiente minimalista com detalhes pormenorizados. Adoro as grelhas, as estátuas (com aquelas peças enigmáticas no topo), as ruínas tanto na superfície como na água, as escadarias e todo o caminho em madeira. No entanto todo o conjunto é de uma beleza única em que ficaria horas a imaginar-me numa aventura exploratória.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:01

Peças LEGO também como meio de mensagem

por baixinho, em 01.06.20

There is no debate, this is injustice

Andrew Cookston utilizou algumas peças LEGO para transmitir a sua opinião quanto aos eventos que estão a decorrer nos últimos dias nos EUA. É a sua forma de mostrar aquilo que pensa e de intervir na sociedade. 

Interessante que as peças LEGO, tal como muitas formas de arte, podem ser utilizadas como um veículo de intervenção social, política e, até, de intervenção.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:42


Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds