Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A abertura da primeira loja certificada da LEGO em Portugal

por baixinho, em 04.09.22

Opening Day of the first LEGO certified store in Portugal

Como disse num dos posts anteriores, a equipa do podcast Conversas em Construção teve a oportunidade de realizar um episódio uns minutos antes da abertura da primeira loja certificada da LEGO em Portugal. Portanto o impensável, para mim, aconteceu e fiz mais de 800 kms (ir e vir, ok?) para estar presente na abertura de uma loja. 

Opening Day of the first LEGO certified store in Portugal

Poderia achar isso normal se fosse há uns bons anos atrás. Agora já não ligo muito a lojas (da LEGO ou com LEGO) já que pessoalmente não afectam grandemente o meu hobby. Mas essa é a minha perspectiva pessoal e sei muito bem que isso não acontece com a generalidade dos AFOLs portugueses. E esse detalhe já me interessa já que o fenómeno da comunidade gerada por este hobby sempre me despertou curiosidade, especialmente a portuguesa já que até fui um interveniente bastante activo (por exemplo, estive na fundação de ambas as LUGs que são reconhecidas pela LEGO).

Conversss em Construção at LEGO Shop

Portanto lá fui a Lisboa, entrei no Colombo, que acho que a última vez que o fiz foi algures em 1998, e estive com os meus colegas do podcast a gravar um episódio com o Nuno Albuquerque, Area Manager Portugal da Percassi. Posso mesmo começar por agradecer o dia espetacular às pessoas com quem partilhei estes momentos. O Olímpio Alexandre (e esposa), o Pedro Sequeira e o Tiago Catarino são sempre garantia de momentos divertidos e imensa partilha de conhecimentos do meu hobby preferido. O Nuno Albuquerque e toda a equipa que estava a trabalhar para dar tudo certo na abertura da loja também tiveram toda a disponibilidade para nos atenderem no meio daquele nervosismo expectável pelo momento em que estávamos. A Paula Carvalho (e o João) da Suit.PR foram também incansáveis e sei que a nossa presença deve-se muito a eles. Também foi divertido estar com alguns AFOLs (não coloco o nome porque podiam estar lá sem dizer nada às respectivas...) que já não via há já algum tempo e assim por alguma conversa em dia. Claro que devo ter-me esquecido de alguém, mas perdoem-me que o dia foi longo :)

Conversss em Construção at LEGO Shop

Eu e o Alex chegamos bastante cedo ao Colombo e logo a seguir chegou o Pedro. Estava bastante gente à porta do centro comercial, mas rapidamente reparamos que o objectivo era diferente. Qualquer coisa que ver com comprar bilhetes para um concerto de música, segundo me informaram. Bem me parecia tendo em conta a idade do pessoal. Depois da porta aberta lá fomos ter à loja LEGO que ainda estava fechada mas onde já dava para ver bastante do interior. Os pilaretes com faixas no exterior já indicavam que estavam à espera de uma grande afluência. Fomos convidados a entrar pelas traseiras, passamos o armazém e gabinetes da loja e entramos finalmente no espaço público da loja. Posso dizer que a minha primeira impressão foi que estava perante um cenário bastante agradável onde as cores normalmente garridas da LEGO não estavam demasiado presentes e a distribuição das estantes e outros acessórios estava bastante porreira, o que até provocava a impressão do espaço ser maior do que realmente é. Bem, se calhar essa impressão foi mais porque na realidade na altura que entramos estavam apenas alguns funcionários. Entre algumas conversas e muitas fotografias lá fomos preparando o espaço para gravar o podcast. Enquanto o Catarino não chegava, estivemos na conversa com o Nuno Albuquerque e ficamos a saber vários detalhes relativos à loja, parte deles foram repetidos durante o episódio. Começamos então a gravar o episódio enquanto os funcionários continuavam a acertar os últimos detalhes, enquanto os primeiros clientes aglomeravam-se lá fora e eramos fotografados como vedetas que afinal também somos :). Bem, na verdade a vedeta é o Catarino que farou-se de autografar sets e posar para fotografias com alguns dos seus fãs :) . A gravação foi uma sessão breve e bastante agradável e cada vez mais fico com a sensação que o podcast tem a sua potencialidade que não exploramos devidamente.

Conversss em Construção at LEGO Shop

Depois de arrumarmos tudo, tivemos que voltar à zona reservada já que o fotógrafo ainda necessitava de tirar mais fotografias com a loja vazia. Logo a seguir dá-se a abertura e nós entramos pela porta da zona reservada mais ou menos ao mesmo tempo que a onda de clientes entrou pela porta. Sim, foi quase como enfrentar uma onda verdadeira. A fila lá fora era tão grande que nem toda a gente pode entrar devido à lotação da loja. Posso dizer que a afluência praticamente não diminuiu até à hora do almoço. Ia saindo gente com compras, entrando mais gente para a loja e ao mesmo tempo ia chegando gente para a fila na parte de fora da loja. Mesmo assim posso garantir que não houve confusões dignas de nota, estava-se bastante bem dentro da loja e a única coisa que o pessoal se poderia queixar era o tamanho das filas para pagar. Mas com o tempo os funcionários foram oleando os procedimentos e passadas algumas horitas, as filas começaram a ter dimensões mais pequenas.

Opening Day of the first LEGO certified store in Portugal

Não vou tentar descrever a loja e a disposição dos sets porque provavelmente poderei esquecer-me de detalhes que poderão ser interessantes, mas acho que com as fotos que já abundam na Internet e estas que acompanham o artigo são mais que suficientes para ter uma boa ideia. No entanto acho que devo referir que cerca de um terço do espaço era ocupado com sets que podem ser considerados para adultos (AFOLs ou não). Sim, como devem adivinhar, as primeiras falhas no stock foram exactamente nesses sets. Não fiquei grandemente admirado com o mosaico alusivo a Lisboa, mas isso não se deve à sua qualidade mas ao facto de que já esperava algo do género. Fiquei admirado sim foi com a parede de azulejos criados com tiles LEGO. Muito gira e com um efeito excelente. Ahh, podem divertir-se a encontrar erros. Eu encontrei um e mais tarde mostraram-me mais dois! Provavelmente haverão mais. Havia também mais umas estátuas, sets montados, áreas de construção, mas nada que me chamasse verdadeiramente a atenção mas que no geral funcionavam bastante bem para tornar o espaço agradável e interactivo. Para mim os destaques vão para o Minifigure Factory, o Build a Minifigure e o Pick & Build (mais conhecido entre nós como o Pick a Brick).

Conversss em Construção at LEGO Shop

No Pick & Build podemos encher os tradicionais copos (12 euros o pequeno, 20 o grande) com peças onde a variedade disponível pareceu-me relativamente interessante. Ok, haviam lá algumas peças que não lhes encontro uma utilização simples, mas a maior parte eram bricks, plates e tiles em cores agradáveis e com uma ou outra peça mais especifica como algumas plantas e janelas (com o respectivo vidro). Podem ver parte delas no meu videolog #05 e há mesmo um grupo no Facebook dedicado a este espaço da loja. Estava na ideia de comprar apenas um dos copos grandes, mas ao final da manhã reparei que afinal tinha deixado de lado algumas peças interessantes. Portanto de tarde lá comprei outro. Duas notas, reparei noutras peças interessantes depois de comprar o segundo copo, mas resisti e não comprei o terceiro. É também boa ideia andar com o copo uns bons minutos para as peças "acamarem" e assim terem espaço para mais umas quantas.

Opening Day of the first LEGO certified store in Portugal

O Build a Minifigure é do género dos que se encontram em outras lojas LEGO e com a seleção actual onde aparecem algumas peças (partes de minifigs) dedicadas o halloween. Seria porreiro na altura de junho aparecer alguns relacionados com os santos populares... Podemos construir então 3 figuras (pernas, torso, cabeça, headgear e acessório) por 10 euros o que até acho relativamente aceitável. Atenção que as peças para esta actividade encontram-se em dois locais o que pode confundir um pouco já que num dos locais está a indicação para o Minifigure Factory.

Conversss em Construção at LEGO Shop

No minifigure factory e por 12 euros podemos pegar nas peças do Build a Minifigure adicionar um torso branco impresso de forma personalizada. O software utilizado para gerar a impressão do torso (dos dois lados) é bastante amigável e com muito potencial. Tem vários templates, mas basicamente dá para criar qualquer coisa. O torso impresso vem acompanhado por um brick 1x3 também impresso mas onde apenas podemos colocar o nome com que vamos ser identificados no sistema de impressão.

Opening Day of the first LEGO certified store in Portugal

Claro que a loja tem mais coisas, mas também dediquei um bom tempo à conversa e por isso com certeza que me escapou algo! Aliás, tive mesmo que interromper uma interessante conversa com o Alex, a Paula e o Nuno para me preparar para ir embora e dedicar uma boa parte do dia para chegar a casa. O dia foi longo, mas sinceramente acho que valeu a pena a experiência já que, apesar de contra as minhas expectativas, senti que cresci mais um pouco no hobby. Com certeza que será um espaço a que voltarei quando tiver oportunidade :). No fundo esta ida a Lisboa fez sentir algo que os mais de vinte anos de hobby torna invulgar. Entusiasmo!

Opening Day of the first LEGO certified store in Portugal

ps. Entretanto o Alex também fez um excelente resumo na Play Well Portugal, podem ler aqui!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:00



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog