Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
O título mudou para incluir também as peças que são disponibilizadas na loja do Porto (na verdade é em Matosinhos, mas como haveria pessoal que não iria perceber…), mas decidi manter a numeração. Não teria lógica recomeçar quando iria manter os formatos dos artigos.
Neste momento existem algumas poucas peças que apenas apareceram na loja portuense. No entanto creio que é uma questão de tempo até aparecerem também em Lisboa. O contrário já acho menos provável. Acredito que haverão sempre peças que aparecerão em Lisboa e não no Porto. As diferentes dimensões das lojas faz com que se espere isso e duvido que um possível maior volume de vendas no Norteshopping justifique o contrário.
As cinco peças que hoje escolhi para analisar são provenientes da lista da loja do Norteshopping, mas no entanto parte delas já foram disponibilizadas na loja do Colombo. Como tenho mais afinidade com a loja do Porto, provavelmente vou guiar-me pelas existências de lá para esta série de artigos.
Black Horse Hitching / Harness Traces
Esta peça é de 1987 e lembro-me vagamente de o meu irmão mais novo ter uma ou duas. Era a versão fixa da 4587 Horse Hitching / Harness Traces with Hinge. Estranhamente e apesar da sua menor versatilidade, conseguiu manter-se até hoje.
A verdade é que esta peça é uma resistente já que desde o seu lançamento, há 36 anos, apenas apareceu em 114 sets e a cor mais comum é mesmo o preto com 47 conjuntos. Depois temos o DBG com 29 e todas as restantes cores não ultrapassam o aparecimento em mais de 9 conjuntos. Aliás, há cinco cores que apenas apareceram num único set.
Apesar da sua estóica resistência, não me parece que seja uma peça útil no P&B já que a sua utilização é limitada e o seu formato esquisito faz com que seja difícil de utilizar em novas situações.
1 em 3 estrelas
Esta é daquelas peças básicas que uma pessoa poderá pensar que até é relativamente comum e isso não é inteiramente verdade. Ok, é uma peça de 1961 (esta versão) e poderemos considerar que as 330 vezes que já saiu neste cor em conjunto faz com que seja fácil de encontrar. No entanto, a verdade é que nos últimos 7 anos nunca apareceu em mais de 5 conjuntos num ano.
Reflexo dos tempos onde as cores clássicas e até as peças mais básicas estão a ser preteridas pela LEGO?
Não o sei dizer, mas posso garantir que esta peça é essencial em qualquer stock de um AFOL, já que pelo seu formato poderá ser utilizada inúmeras vezes. A cor pode não ser a mais indicada, mas também não é das piores…
2 em 3 estrelas
Bright Light Orange Plate, Round Half 4 x 8
Basicamente uma peça interessante numa cor que… que raios é que vou fazer com ela?
Poderia pensar utilizar várias no relevo de uma praia, mas sinceramente não acho que seja a cor mais indicada para isso.
A peça é de 2016, nesta cor aparece no ano seguinte e desde aí em 14 conjuntos. Quatro vezes em Friends, duas vezes em DC Super Hero Girls (sucedâneo de Friends) e duas vezes no Trolls World Tour, um daqueles temas esquecíveis que a LEGO lembra-se licenciar demasiadas vezes.
1 em 3 estrelas
Dark Bluish Gray Cone Half 4 x 2 x 3
Esta é uma peça de 2018 e que no total das cores apenas saiu em 17 conjuntos, sete das quais nesta cor e cinco em Sand Green. Não é difícil de adivinhar que em ambas cores, o tema Harry Potter sobressai.
Gosto da peça e acho que tem a sua utilidade além dos telhados pontiagudos dos castelos das aventuras do fedelho com uma cicatriz na testa. Pergunto-me se valerá a pena comprar mais do que umas poucas unidades. Tipo, vou ter algumas para no caso de precisar… mas duvido que quando forem necessárias, precise mais do que duas. Quatro, vá lá.
1 em 3 estrelas
Dark Orange Tile, Round 2 x 4 Oval
Esta é uma peça de 2020 e que nesta cor apenas apareceu em cinco conjuntos. Uma vez em 2021 e as restantes neste ano de 2023.
Curiosamente já andava atrás desta peça há um bom tempo e, portanto, fiquei contente de a ver na inauguração da loja portuense. A razão é simples, adoro o formato e a cor, vejo-a a ser facilmente utilizada em telhados (medievais ou mais rústicos) ou mesmo em calçadas mais coloridas.
Mesmo sabendo que brevemente irei receber várias de uma encomenda que fiz há meses, coloquei um bom lote no único copinho que comprei na inauguração da loja portuense.
3 em 3 estrelas
Como sabem, estas análises reflectem a minha visão do hobby e, como sempre, fica o aviso que as peças podem não estar disponíveis na altura da vossa visita às lojas. Fica aqui o link para um documento onde mantenho um registo das peças avistadas em ambas lojas.
Podem percorrer as análises anteriores através deste link.