Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Para quem não segue com regularidade o blog, pode ler a primeira parte desta série de artigos aqui. Assim, além de conhecer as primeiras peças que analisei, pode ler a introdução e conhecer o objectivo desta rubrica. Para os meus seguidores, podem passar já para as peças lembrando sempre que a análise será sempre subjectiva e que terá em conta a minha forma de encarar o hobby!
Esta foi a peça que me fez comprar um segundo copo no dia da abertura da loja. Só depois de pagar o primeiro copo é que reparei nesta peça e pensei logo, que se lixe os 20 euros, quero algumas destas lá para casa.
A razão é simples, adoro a cor e acho que facilmente poderá ser utilizada como base para, por exemplo, um pequeno display medieval ou algo mais quente como um Outpost europeu nas Caraíbas ou algo relativo ao médio oriente. As possibilidades são imensas e plates 4x8 são daquelas peças que nunca são demais. Trouxe vinte e quatro unidades (encaixadas em lotes de 6 para ocupar menos) e pergunto-me se não deveria ter trazido mais algumas.
Esta peça nesta cor começou a sair em 2019 e desde aí já apareceu em 12 sets, maioritariamente Friends (é de um deles que a conheço). Curiosamente num set (o 10292 The Friends Apartments) aparece vinte e quatro vezes, o que é obra para uma peça desta dimensão.
3 em 3 estrelas
Esta não trouxe nenhuma unidade para casa e quase que foi o motivo para trazer um terceiro copo. Resisti e se calhar até fiz bem porque realmente é uma peça que raramente utilizo e até tenho alguma quantidade em casa. A cheese dupla (como também é conhecida) apareceu em 2009 e, curiosamente, esta versão em vermelho só apareceu em 2011. Desde aí já apareceu em mais de 200 conjuntos o que a torna extremamente vulgar. Claro que essa vulgaridade não diminui a utilidade de uma peça que facilmente é utilizada em vários tipos de construções e que nesta cor pode ser excelente para aquilo que as slopes inicialmente foram desenhadas, telhados. Também achei curioso que, na altura que visitei a loja, o Pick & Build não disponibilizava (pelo menos que tenha reparado) nenhuma slope clássica o que fazia com que esta fosse a única peça que daria para fazer telhados “simples”. Simples entre aspas, já que a técnica de construção é ligeiramente diferente do que com as slopes normais.
Não trouxe, poderia ter trazido e apesar de achar que não substitui a necessidade de slopes normais (duvido que alguém consiga fazer um telhado clássico com alguma dimensão com o sortido de peças dos sets atuais), é uma substituta com o seu mérito.
2 em 3 estrelas
Bright Green Plant Plate, Round 1 x 1 with 3 Leaves
É uma peça relativamente recente (2018) e que já se tornou vulgar nos conjuntos LEGO. Esta tonalidade é mesmo a que aparece mais vezes e nestes cinco anos de vida tem a sua presença (segundo o Bricklink) em 227 conjuntos! Pode ser utilizada como folhas de árvores, mas não julguem que essa é a única utilização. Pode ser colocada na terra para, em conjunto com outras peças, servir de plantas, arbustos e, com um pouco de trabalho, trepadeiras; pode servir de ornamento apesar desta cor não ser a ideal e pode servir para decorar festas e colorir interiores de habitações. Pessoalmente adoro-a porque a acho muito versátil e facilmente dá um colorido giro aos MOCs que tenham alguma natureza. Trouxe uma boa quantidade mesmo sabendo que já tinha algumas dezenas em casa.
3 em 3 estrelas
Dark Orange Plate, Round Corner 3 x 3 with 2 x 2 Curved Cutout
“Dark Orange, tenho que trazer tudo o que puder!!!”, pensei eu. Mas depois de olhar para a peça e pensar primeiro, “porreiro, por cima é uma peça recente!!”, logo a seguir comecei a pensar, “mas que raio posso eu fazer com isto?”.
Sim, é verdade que este molde é de 2020 e nesta cor apenas começou a aparecer no ano passado. São cinco os conjuntos em que ela tem a sua presença, nenhum deles propriamente barato e em nenhum deles numa quantidade apreciável.
Apenas trouxe 4 unidades para ter no meu stock alguns exemplares já que eu gosto de construir com as peças que tenho e só em caso extremos, comprar o que me falta. Apesar de adorar a cor, a forma da peça não é a mais simples de utilizar e, arrisco a dizer, apenas nos dá jeito em situações específicas. Claro que depois de chegar a casa lembrei-me que até poderia utilizar uma quantidade apreciável num MOC que ando a magicar já há demasiado tempo, portanto, se tiver oportunidade de ir a Lisboa, quase de certeza que vou por mais algumas num copito.
Cor porreira, peça relativamente rara mas de utilização difícil.
2 em 3 estrelas
Trans-Light Blue Dish 3 x 3 Inverted (Radar)
Esta é uma peça que existe há quase 20 anos (2003) e que nesta cor aparece em 30 conjuntos desde 2005. No entanto, na realidade só se tornou mais vulgar na última meia dúzia de anos.
Considero a sua utilização demasiado específica e duvido que se precise em grandes quantidades. Não vejo a sua pertinência na parede, tanto na perspectiva de AFOLs, compradores ocasionais ou até crianças.
1 em 3 estrelas
Desta vez dei uma vista de olhos em 5 peças já que fiz uma estimativa que a Pick & Build de Lisboa tenha mais de 60 peças. Assim adianto a tarefa mais rapidamente :)