Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 3)

por baixinho, em 13.09.22

Mais análises de cinco peças. Desta vez todas têm algo em comum. São vulgares!

 

Bright Light Orange Brick 2 x 4

A 3001 é uma peça tão fundamental na história da LEGO que penso que ganhou o estatuto de incontornável. Por vezes quando construo sets com alguma dimensão e apercebo-me que esta peça não está presente, fico a pensar se a LEGO não se está a desviar demasiado do caminho. Sim, eu e a importância das peças básicas é um assunto recorrente nas minhas conversas, mas vamos passar ao que interessa.

Segundo o Bricklink, a iteração com esta cor apareceu em 2015 e desde aí que habita ou habitou 46 conjuntos diferentes. Desenganem-se se acham que é presença forte em conjuntos Friends ou nas princesas magrelas da Disney, o tema onde aparece mais é no clássico Classic.

Esta é uma peça que utilizo imenso no meu local de trabalho já que a sua versatilidade é bem maior do que a grande maioria das pessoas pensam e é fácil para as crianças “compreendê-la” percebendo as suas potencialidades e capacidades.

No entanto, o que me fez colocar um punhado delas (não muitas que enchem demasiado rápido o copo) foi realmente a sua cor que é praticamente inexistente na minha colecção. Este amarelo alaranjado ou laranja amarelado é uma cor que cada vez me agrada mais e muitas vezes até a considero mais, sacrilégio, atraente que o amarelo clássico. Ter algumas poderá sempre dar jeito para um pequeno projecto ou então perceber que fica melhor do que o amarelo normal e assim comprar mais algumas.

Peça básica e relativamente comum de utilização simples nem que seja para o proverbial "enchimento".

2 em 3 estrelas

 

Light Bluish Gray Slope, Curved 2 x 1 x ⅔

Esta peça apareceu em 2013 e foi um sucesso imediato junto dos AFOLs. Apesar da peça desta cor ter aparecido em mais de 250 conjuntos, apenas apareceu no ano seguinte, 2014. 

A sua utilidade é inegável já que pode ser vista em várias situações diferentes. É excelente para fazer transições suaves entre dois níveis ou mesmo para aligeirar o vinco entre dois planos perpendiculares, algo que quebra os ângulos rectos habituais nas construções LEGO. Isto faz com que seja habitual em veículos de toda a espécie, desde comboios a naves espaciais. Temos também a utilização para suavizar as rochas (mas que neste caso, prefiro a versão mais escura) ou, como a LEGO faz muitas vezes, para segurar outras peças de forma discreta.

Trouxe algumas para, principalmente, utilizar em trabalhos onde pretendo simular rochas. Como já tenho algumas dezenas, penso que não vou precisar de muitas mais. Dava jeito era a inversa!

É uma peça vulgar, algo específica mas de fácil utilização.

2 em 3 estrelas

 

Dark Tan Tile 2 x 2 with Groove

Outra peça que de rara, não tem nada. A tile 2x2 (com ou sem groove) é uma peça com décadas e a versão em dark-tan aparece de forma regular em 2007. Digo regular já que aparece também de forma aleatória num set de 2004. Sim, chegou pelo menos a haver pelo menos um set que no interior trazia peças (mais ou menos) aleatórias, mas isso é outra história. Voltando à peça, desde 2007 saiu em 134 conjuntos sendo habitual em vários temas. 

Como qualquer tile, a sua principal função é tornar uma superfície lisa já que os studs podem ser bastante inestéticos em algumas construções. Esta versão em particular teve essa tarefa em vários sets Architecture mas a minha ideia de utilização é ligeiramente diferente. Adoro a cor dark-tan para utilizar em terrenos já que fica lindamente como areia molhada ou como zona de caminho entalada entre peças tan e estas por suas vez entre verdes. Algo como fiz aqui e aqui, neste último caso com outras cores. A presença de algumas tiles no meio de plates faz suavizar o ruído criado pelos studs e, portanto, pode melhorar imenso o aspecto dos landscapes criados lá em casa com peças LEGO. Outra utilização desta peça, em conjunto com outras, é a decoração do chão de casas mais senhoriais, já que faz um bom contraste com muitas outras cores. Outra utilização que adoraria experimentar é como os muros de castelos, já que se for colocada de forma intercalada, fica um efeito giro e nesta cor penso que ficará original.

Portanto é uma peça vulgar mas também com uma utilização vulgar e que poderá consumir-se facilmente dezenas de unidades.

3 em 3 estrelas

 

Red Brick, Round 1 x 1 Open Stud

Esta peça nesta cor existe desde tempos imemoráveis. Para terem uma ideia, o Bricklink refere que já apareceu em mais de 500 conjuntos!

A peça está numa cor que hoje em dia é muitas vezes evitada e apenas utilizada para situações obrigatórias (veículos da Ferrari ou de bombeiros, por exemplo) ou em conjunto com outras cores para quebrar o “garrido” da cor. Os bricks round 1x1 são utilizados em variadíssimas situações, mas o vermelho da peça limita um pouco a sua abrangência. Mesmo assim pode ser utilizada em telhados utilizando a técnica do 10232 Palace Cinema ou algo aproximado, pode ir para a cabanas de madeira se lhe juntarmos mais peças castanhas ou até tubos em naves espaciais se lhe colocarmos um hose por dentro a ligar várias unidades e possibilitar que fiquem em posições curvas.

Assim sendo é uma peça vulgar, de fácil utilização mas que nesta cor as opções ficam muito mais limitadas. Seria muito mais interessante se fosse numa das cores mais recentes e por isso mesmo não trouxe nenhuma!

1 em 3 estrelas

 

Yellow Brick 1 x 4

Outra peça dos tempos de antanho (o Bricklink refere 1964) e que em amarelo teve a sua primeira aparição, segundo também o BL, em caixinhas de peças em 1966 e no ano seguinte em pleno direito em sets. Já apareceu em mais de 700 sets e duvido que deixe de aparecer tão cedo. Ok, já não é tão comum como foi há algumas décadas atrás, mas mesmo assim é uma peça relativamente fácil de arranjar.

Fácil de arranjar e fácil de utilizar como qualquer brick 1x?. Basta dizer que estas peças são fundamentais nas construções para que a LEGO foi feita, casinhas. Além disso acho que este tamanho em particular (4 studs) é o mais versátil de todos. 

Claro que funciona bastante bem para outros tipos de construções já que este tipo de peças são as que possibilitam, utilizando apenas técnicas de construção simples, as paredes com menor espessura possível. Por isso é das peças que se gasta mais facilmente e duvido que existam AFOLs não gostem de ter um bom stock em casa.

O problema está na cor. Apesar de ser uma das cores clássicas (em conjunto com o vermelho, azul, branco e preto), começa a ser algo datado em termos de construções mais actuais. Tal como a peça anterior, se fosse noutra cor mais recente, esta peça iria directamente para o meu top da parede lisboeta. Neste caso, não trouxe nenhuma mas apenas porque tinha outras mais interessantes na frente!

2 em 3 estrelas

 

Por ter vários reviews de sets na calha, o próximo capítulo desta série vai atrasar-se um pouco É questão de estarem atentos!!

 

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 1)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 2)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:35



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog