Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Mais cinco peças nesta tarefa que, espero eu, se torne interminável. Sim, porque isso quer dizer que as peças vão sendo renovadas. Humm, mas será que simplesmente renovam aquelas que se esgotam mais rápido e que portanto serão as mais atraentes?
De qualquer forma, sugiro sempre a visita ao grupo de Facebook dedicado ao tema (link aqui), já que há utilizadores, por exemplo o exaustivo Nuno Taborda, que vão colocando imagens dos recipientes. Atenção, há sempre a possibilidade das peças que eu analiso já não estarem disponíveis na loja!
Segue-se então a análise que, como gosto de frisar, segue a minha perspectiva do hobby!
Bricks em cores pastéis ou quentes são sempre um ponto fraco para mim. Aliás, um dos meus MOCs que mais me deu gosto em fazer, utiliza estes tons em abundância, inclusive esta peça em particular. Portanto pegar um punhado destas peças foi um acto automático.
O brick 1x2 é uma peça com mais de 60 anos de idade que, segundo o Bricklink, aparece em mais de 5300 sets!! Nesta cor em especial aparece em 121 o que faz dela relativamente comum. Começou a aparecer em 2010, nomeadamente em sets do tema Prince of Persia que, curiosamente, localiza perfeitamente o ambiente onde esta cor pode ser utilizada de forma excelente. Claro que a sua utilização não se limita aí, já que facilmente a podemos transportar para um ambiente citadino, rural, medieval ou até nos mares das Caraíbas. Em conjunto com outras cores como o dark-orange e o dark-tan, também fica perfeito na representação da superfície marciana ou de outro ambiente extraterrestre.
Portanto, uma peça comum mas de fácil utilização e que pode facilitar o ambiente para certas construções.
3 em 3 estrelas
Curiosamente, esta peça estava no mesmo recipiente da anterior. Se por um lado até acho que a opção é lógica, por outro trazia alguns problemas já que, no caso de queremos apenas plates, elas eram difíceis de apanhar. Quando livrei o conteúdo dos dois copos que comprei, deu para perceber que ao agarrar peças deste recipiente, inadvertidamente fiquei com mais bricks do que plates. À semelhança da peça anterior, a sua utilização é facilitada não só pela forma, como pela cor. Arrisco a dizer que até pode ser muito mais utilizada já que a sua menor dimensão pode levá-la para outro tipo de construções como veículos.
Segundo o Bricklink esta peça faz sessenta anos no próximo ano e nesta cor surgiu apenas em 2018. Sim, bem mais tarde do que a sua irmã triplamente maior. Desde aí já apareceu em 93 conjuntos o que a torna bastante vulgar.
É uma peça muito fácil de utilizar numa das minhas cores preferidas.
3 em 3 estrelas
Bright Green Plant Leaves 6 x 5
Se esta peça (qualquer que seja a cor) é agora considerada relativamente comum, eu sou do tempo em que ter um bom punhado delas era algo difícil. Lembro-me perfeitamente que bastava fazer duas ou três árvores mais frondosas para limpar o meu stock de folhas. Claro que depois apareceu o Bricklink que começou a facilitar o acesso a esta peça e há pouco mais de 10 anos atrás o LUGBulk onde, nas primeiras edições, esta peça estava sempre no top. Eu também tive a sorte de me terem oferecido umas centenas num projecto que fiz na LEGO, o que conseguiu manter o meu stock mais ou menos firme até aos dias de hoje. Não sei é se aguenta muitos mais projectos e por isso trouxe algumas unidades desta peça que é praticamente obrigatória sempre que se introduz um arvoredo ou até noutras situações como fiz aqui e aqui.
A peça é originária dos anos de ouro da LEGO (1987) e nesta cor aparece em 2000. Primeiro de forma muito tímida já que aparecia em apenas um, dois ou até nenhum por ano e depois com o tempo foi-se tornando cada vez mais regular estando, neste momento, registrada em 74 conjuntos no Bricklink.
Peça praticamente obrigatória quando queremos fazer árvores, vale a pena ter sempre um bom stock em casa.
3 em 3 estrelas
Dark Tan Tile, Round 2 x 2 with Open Stud
Esta peça é relativamente recente (2015) e nesta cor surge dois anos depois, primeiro em apenas um set, mas depois gradualmente em cada vez mais sets. Para terem uma ideia, neste ano já são 18 o que a torna relativamente fácil de conseguir.
Pessoalmente não me lembro se alguma a vez a utilizei, mas imagino-a facilmente na superfície de caminhos (aquele stud é excelente para encaixar um pé de uma figura), para ajudar a fazer padrões nos chãos de edifícios, como elemento ornamental em fachadas de edifícios de vários estilos e, em conjunto com a tile round 2x2 with hole, inverter o sentido da construção num espaço de apenas duas plates de altura. Se julgam que esta técnica não é muito ortodoxa, a própria LEGO já a utilizou.
No entanto, não vejo razões para ter uma quantidade apreciável em stock.
1 em 3 estrelas
Bricks 1x? ou 2x? dão sempre um jeitaço na altura de construir algo grande. Seja para fazer paredes, muralhas, cascos de naves ou navios e até para simplesmente encher. O 2x6 é uma peça que apareceu em 1990 e em tan em 2001. Desde aí já marcou presença em 128 conjuntos diferentes o que a torna relativamente vulgar.
Apesar de ser uma peça extremamente útil, por norma aprecio mais a utilização da comum 2x4 já que a vejo como mais versátil. No entanto esta cor é interessantíssima e sei que rapidamente vou esgotar a pouca quantidade que trouxe se um dia construir um MOC que precise disto.
Peça útil tanto na cor como na forma e que quando faltam as 2x4, é uma boa substituta.
2 em 3 estrelas
Fica aqui a quarta parte desta série de artigos. Provavelmente irei tornar esta rubrica semanal para assim poder planear melhor as peças a analisar!
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 1)