Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 5)

por baixinho, em 24.09.22

Vamos lá despachar mais cinco peças, lembrando sempre que a análise tem em conta a minha perspectiva do hobby. Links para as partes anteriores no fim do artigo!

 

White Tile 1 x 2 with Groove

É sempre bom ter um lote de tiles lá em casa já que são uma excelente forma de tornar as construções mais “limpas”. Limpas de studs que muitas vezes apenas criam ruído nas construções tornando-as inestéticas. Portanto, podemos utilizá-las nos cascos das naves espaciais, nos interiores de casas (cuidado para não exagerar no branco senão fica tudo a parecer quartos de banho), viradas de lado nas paredes podem parecer tijolos ou azulejos, como linhas brancas nas estradas ou outro tipos de marcações e como espuma de água no mar ou em rios entre muitas outras situações.

Esta peça tem a minha idade (1973) e vou ser sincero, pensava que era mais velha. Exactamente o contrário do que as pessoas pensam de mim. Acho eu :D. Nesta cor já apareceu em 1098 conjuntos!!! E se julgam que nos dias de hoje já não é tão comum, desenganem-se já que em 2022 já apareceu em 68 sets

Portanto é uma peça que se torna facilmente útil e fácil de utilizar, no entanto é extremamente comum e não acrescenta muito à parede do Pick & Build.

2 em 3 estrelas

 

White Tile 1 x 4

Esta peça é bem mais recente do que a sua irmã mais pequena que falei acima. Fiquei mesmo surpreso ao saber que apareceu apenas em 1987 (portanto, não brinquei com nenhuma quando era miúdo). Em branco apareceu pela primeira vez nesse mesmo ano e desde aí em quase 700 sets

À semelhança da sua irmã mais pequena mas bem mais velha, é uma peça com uma versatilidade interessante e que pode ser utilizada em variadíssimas situações. A cor branca é, na maior parte das vezes, uma cor que é facilmente encaixável.

Em tudo semelhante à anterior, talvez com um pouco menos de versatilidade.

2 em 3 estrelas

 

Bright Light Orange Plate, Round 4 x 4 with Hole

Ao dar a minha primeira vista de olhos na parede, foi aquela que me fez logo indagar: “mas para que raios quereria esta peça?”.

Para o Submarino Amarelo, claro.

Fui dar uma vista de olhos aos 14 sets em que saiu (desde 2015) e na grande maior parte das vezes é ornamental e em esquema de cores que, sinceramente, para mim deviam ser diferentes. 

A Plate Round 4x4 surgiu em 2008 e esta versão, como disse acima, em 2015. Apesar de ser relativamente incomum, é uma peça cuja utilização pede situações específicas e que nesta cor ainda afunila mais a sua utilidade.

1 em 3 estrelas

 

Light Bluish Gray Brick, Modified 1 x 2 with Masonry Profile

Esta peça está no seu 10º aniversário e logo no seu primeiro ano de existência teve a iteração nesta cor. Já apareceu em 143 sets e, surpreendentemente, apenas é ultrapassada pela versão em Medium Nougat.

Sendo assim é relativamente comum mas também a sua utilização é relativamente comum. Facilmente dá para utilizar em edifícios e outras estruturas para mostrar que foi construída sem rebocar ou para mostrar sinais de envelhecimento. O lado com apenas uma estria é muitas vezes ignorado apesar do seu potencial para criar certos padrões que podem parecer, por exemplo, com casas de madeira. Experimentem em SNOT e irão ficar admirados com o efeito criado.

Pessoalmente é uma peça que gosto de ter em alguma quantidade, já que quando se começa a utilizar, facilmente desaparecem largas dezenas. Apesar desta não ser a minha cor preferida desta peça (prefiro a dark tan), é provavelmente a mais fácil de utilizar já que o cinzento é uma cor bastante comum.

3 em 3 estrelas

 

Tan Brick, Modified 1 x 4 with Masonry Profile

Uma das peças mais incomuns da parede de Lisboa e apenas o soube por causa deste artigo. A peça é de 2014, mas a versão nesta cor aparece a partir de 2018 em apenas 6 sets (não vou contar com o semi oficial do Bricklink). Metade deles são sets ultracaros (mais de 250 euros) e portanto não são propriamente uma boa escolha para fazer stock de peças.

Ao ter o dobro do tamanho da anterior faz com que tenha as suas vantagens e desvantagens. Como principal vantagem, é que a sua utilização em grandes superfícies fazem diminuir as falhas entre peças e assim tornar os efeito dos tijolos (ou estrias) mais realista. Por outro lado, ao ser maior, diminui a sua versatilidade.

Adoro a peça, adoro a cor e mal tenha oportunidade, vou trazer mais algumas que acho que ainda tenho poucas.

3 em 3 estrelas

 

Eu sei que esta série de artigos está algo lenta, mas a disponibilidade não tem sido a desejada. Durante esta semana conto ir novamente à loja e aí terei oportunidade de rever a parede e assim actualizar a minha lista.

 

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 1)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 2)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 3)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 4)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:57



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog