Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 10)

por baixinho, em 26.10.22

Opening Day of the first LEGO certified store in Portugal

Pouco mais de um mês e meio para chegar ao décimo artigo desta série, nada mal :)

São mais cinco as peças que analiso e, como sempre, o aviso que as peças analisadas podem não estar disponíveis na parede neste momento e que a análise reflecte a minha forma de ver o hobby! Desta vez 4 destas peças tem algo em comum, o que faz com que este artigo seja um pouco diferente do habitual.

 

Tan Plate 2 x 4

Necessitei chegar ao 10º artigo para analisar esta peça tão comum, mas mesmo assim tão útil nas construções originais.

A plate 2x4 é de 1962, altura em que a LEGO decidiu criar as peças com ⅓ da altura de um brick. Apesar de praticamente todos aceitarmos que a unidade da LEGO em termos de altura é o brick, a verdade é que muitas vezes estamos a construir a pensar em múltiplos de plate. Não é preciso muito para as contas que fazemos com os MOCs passem rapidamente para plates. Aliás, ainda no outro dia estive a resolver um problema de construção para um amigo que envolvia alguns cálculos com meias-plates de altura, mas que naquele caso, como as peças estavam viradas, já era de largura. Yeps, outras histórias.

A versão em tan desta peça aparece em 1998 com a estreia do tema Adventurers, grande impulsionador desta cor. Desde aí começou a aparecer em cada vez mais conjuntos chegando aos 515 e tendo uma média superior de 40 sets por ano nos últimos cinco anos.

Portanto chega-se à pergunta, precisamos de uma peça que é extremamente comum hoje em dia. 

Sim, neste caso, sim.

3 em 3 estrelas

 

Blue Brick 2 x 4

Outra peça vulgar numa das cores “originais” da LEGO. 

Apesar do Bricklink indicar que esta peça é de 1978, qualquer pessoa deve imaginar que a peça é bem mais antiga do que isso. Aliás, quase que se pode considerar que o brick 2x4 é a peça original e que remonta aos tempos Kiddicraft. Mas pronto, vamos considerar apenas de 1978 já que mesmo assim esta peça saiu em azul em 654 sets. Logo, é extremamente comum. 

Mas mesmo sendo comum, não deixo de olhar para este peça como algo fundamental em muitas construções LEGO. Basicamente é a primeira peça que olho para elevar terrenos ou até mesmo para suportar os interiores de edifícios. Mas não pensem que todas as finalidades desta peça são escondidas. As proporções são as ideias para imitar tijolos ou blocos de pedra. Claro que com esta cor, essa talvez não seja a função ideal, mas também serve para encher superfícies de água ou até levantar paredes de uma base espacial Classic Space.

Se tiverem miúdos em casa, é também a peça que aconselho a ter em grande quantidade. Trabalho imenso com as brick 2x4 e estou sempre a surpreender-me com a quantidade de construções diferentes que as pessoas são capazes de fazer apenas com estas peças.

2 em 3 estrelas

 

Red Brick 2 x 4

Esta cor da 2x4 já saiu em 880 sets desde 1978. 

Como disse acima, é uma peça essencial nas colecções devido a várias razões e costuma ser a unidade básica das primeiras construções para os mais novos. Também substitui de forma algo básica as slopes nos telhados das casas. Sim, nas casas dos mais pequenos.  Como a anterior, olho com bastante agrado a sua presença na parede, apesar de muitas vezes ser ignorada pelos mais experientes. O Pick & Build deve ter peças para todos os tipos de fãs.

2 em 3 estrelas 

 

Red Brick 2 x 6

O brick 2x6 apareceu em 1990 e a versão desta cor, no mesmo ano. São 331 os conjuntos com esta peça deste 1990, o que faz com que seja uma peça bem mais comum do que aquilo que eu estava à espera, apesar de nos últimos anos nunca chegar aos 10 sets diferentes. 

Acho esta peça bastante útil e que, à semelhança das 2x4, pode ser utilizada de formas bem diferentes e é ouro nas mãos dos mais novos. No entanto, essa mesma semelhança torna a sua presença na parede algo redundante. 

Para quê gastar uma slot com uma peça muito próxima e com utilizações muito semelhantes?

1 em 3 estrelas

 

Blue Brick 2 x 6

Basicamente o mesmo da peça anterior, apenas apareceu em menos conjuntos, 239.

1 em 3 estrelas

 

Este conjunto de análises é, provavelmente, o mais fraco dos textos que fiz até agora. Não tanto pelo cansaço destes artigos, mas mais pelas peças escolhidas. Claro que poderia ter distribuído estas peças por vários artigos misturando-as com outras mais interessantes. Mas ao fazer isso iria perder um efeito que queria que fosse claro, estas duas últimas peças são demasiado redundantes para a sua presença ser pertinente na parede Pick & Build.

 

A minha caixinha de peças por analisar já está a ficar desfalcada, por isso é provável que nos próximos artigos analise peças que, apesar de não ter comprado na loja, saiba da sua existência através de fotografias que aparecem no grupo de Facebook dedicado à loja de Lisboa.



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 1)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 2)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 3)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 4)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 5)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 6)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 7)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 8)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 9)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog