Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 12)

por baixinho, em 07.11.22

Opening Day of the first LEGO certified store in Portugal

Uma dúzia de lotes analisados e ainda faltam tantas peças para ver... 

Aqui ficam mais cinco análises que, como sempre, reflectem a minha perspectiva do hobby e que neste momento até podem ser de peças que já não estejam disponíveis no Pick&Build de Lisboa.

 

Yellow Plate 2 x 8

Esta é daquelas peças que vale sempre a pena ter um bom punhado em casa. As proporções 2x8 dá imenso jeito muitas vezes para completar aquela superfície de plates que teima a não bater certo ou para travamento entre duas paredes próximas. É daquelas peças básicas que eu não consigo dizer não porque as poucas que tinha quando era miúdo, foram usadas até à exaustão. Sim, nenhuma delas era em amarelo e acho que tinha uma ou duas partidas mais ou menos a meio.

Segundo o Bricklink esta peça surgiu em 1958 mas houve uma versão mais antiga, que conviveu com esta durante uns bons anos, que tinha a parte inferior com um aspecto de wafle. A versão amarela aparece apenas em 1972 e em 212 conjuntos desde aí. Sim, parece pouco para tanto tempo, mas em apenas dois anos apareceu em mais de 10 conjuntos e chegou mesmo a saltar alguns anos. Actualmente aparece com alguma regularidade (por exemplo, este ano já apareceu em 7 conjuntos).

Não é propriamente essencial, mas é uma peça que facilmente mostra-se útil tanto para AFOLs como para os mais novos.

2 em 3 estrelas

 

Red Tile, Modified 1 x 2 with Bar Handle

Não consigo deixar de olhar para esta peça e imaginá-la alinhada com outras iguais para fazer umas escadas num navio, numa nave espacial ou num edifício urbano. Claro que noutra cor. Isto não impede que se utilize esta tile modificada (yeps, procurei primeiro nas plates modificadas) em outras situações já que a presença da barra possibilita várias combinações com peças que possuam o clip.

Esta é uma peça de 1987 que em vermelho surge apenas 3 anos depois e desde aí já apareceu em 168 conjuntos. Se o tema em que aparece mais é previsível (Town, que no Bricklink engloba o actual City), o segundo já é mais curioso. Racers, Teve muitos sets com imensas peças vermelhas, fruto da parceria com a Ferrari há uns anos atrás.

É uma peça com a sua utilidade, mas que não sei se é pertinente a sua presença na parede do Pick & Build. A cor determina faz com que a minha opinião tenda para o dispensável.

1 em 3 estrelas

 

Tan Brick 2 x 2

Já falei de vários bricks básicos, mas ainda não tinha escrito nada sobre este que muitas vezes pode ser encarado como a unidade das construções dos mais pequenos. Isto na altura que as peças mais comuns eram os tijolos 2x?, o que pensando bem, agora já não são tão comuns assim, mesmo em sets mais básicos como os dos temas Classic e Creator.

A peça (a nova versão, claro) é de, segundo o Bricklink, 1984 e a versão em tan começou a aparecer em 1998 no tema, como é fácil de adivinhar, Adventurers. Desde aí já habitou 312 sets nesta cor o que a torna uma peça bem vulgar. Curiosamente no tema em que esta peça foi inaugurada apenas apareceu 6 vezes, sendo quatro logo no primeiro ano. Curiosamente também, o tema onde apareceu mais vezes foi o Star Wars (31 vezes) o que faz lembrar que não só de cinzentos vive esta franquia espacial.

Pessoalmente acho que é uma peça imprescindível na parede. Pode não ser tanto para AFOLs, apesar de facilmente ser utilizada em landscaping e estruturas mais robustas, mas mais para os mais novos. Mesmo assim fica a meio, já que será sempre um complemento aos bricks maiores.

2 em 3 estrelas

 

Dark Blue Tile, Round 1 x 1

Falei da versão em trans-yellow desta peça no nono artigo desta série. Na altura indiquei que esta peça é muito interessante, mas não naquela cor… e é o que acontece também na sua versão em azul-escuro. Claro que pode ser utilizada em várias situações, mas basta uma pequena porção delas para ficar com um stock que, salvo situações extremas, poderá durar anos. Sim, se começarem a fazer mosaicos com tiles redondas, centenas poderão ser poucas.

A peça é de 2011 e a versão em dark blue apenas aparece em 2015 em apenas um conjunto, voltando a reaparecer em 2018 e depois daí com mais regularidade totalizando 20 conjuntos. Podia-se pensar que não é uma peça comum, mas nos cinco sets LEGO Art em que aparece, é sempre às centenas.

1 em 3 estrelas

 

Lime Plant Leaves 6 x 5 Swordleaf with Open O Clip Thick

Nunca tinha reparado no “swordleaf” do nome desta peça :)

Esta é a segunda versão desta peça (a primeira é ligeiramente diferente como se pode ver nesta imagem) e surgiu em 2012. A versão lima é a mais comum já que apareceu em 57 sets desde 2013, ano em que fez a sua estreia em conjuntos Chima.

Apesar de não ser a minha peça preferida para fazer palmeiras e outras árvores exóticas ou mesmo arbustos, não deixa de ser mais uma possibilidade de aumentar a variedade botânica dos nossos MOCs.

É uma peça com a sua utilidade garantida, mas sem ser propriamente imprescindível. Falha grave em não a terem colocado disponível num tom mais incomum como olive green ou mesmo dark tan. Não existia na parede quando estive na loja e se estivesse, tinha trazido algumas comigo.

2 em 3 estrelas



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 1)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 2)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 3)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 4)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 5)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 6)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 7)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 8)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 9)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 10)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 11)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:31



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog