Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Já tinha escolhido as peças para este artigo, quando vejo o apanhado que o Ricardo Santos fez no grupo de Facebook das novidades da Loja. Mudei logo os planos e escolhi 5 peças que, penso eu, são novidades na parede lisboeta. Apesar de não as ter comprado na loja, já todas elas passaram pelas minhas mãos em sets ou noutras situações.
Este arco invertido apareceu em 2021 e eu vi-o pela primeira vez quando analisei o modular Quartel de Polícias no final de 2020. Em dois anos esta peça já apareceu em oito conjuntos nesta cor. Metade deles já analisados por mim e por isso se calhar tenho a impressão que a peça é mais vulgar do que realmente é.
A primeira coisa que se pode imaginar fazer com estas peças são os telhados orientais. No entanto, esta cor não é propriamente a mais indicada para esta tarefa. No entanto torna-se bastante útil quando queremos fazer transições entre níveis de forma inversa ao esperado nas slopes e nas slopes curvas. Além disso, é possível criar padrões com a utilização da slopes curvas invertidas já que encaixam perfeitamente. Por fim, não esquecer que conjuntamente com os arcos 1x6 dá para criar entradas com cantos bem suaves.
Tenho algumas espalhadas nos set, por isso vou colocar algumas (se estiverem disponíveis) no próximo copo* que comprar na loja. Peça recente, útil e ainda algo difícil de arranjar.
3 em 3 estrelas
Esta peça surgiu em 2014 e na altura pensei que iria, ou pelo menos ajudar a, substituir as clássicas 3741 e 6255 que já referi na parte 11 desta série de artigos. Enganei-me. Não sei a razão por não se ter tornado mais vulgar nos conjuntos LEGO, mas a verdade é que padece do mesmo mal das peças que refiro acima, salta da posição com muita facilidade.
Esta versão na simpática cor de olive green apareceu em apenas 17 sets e com um interessante hiato nos anos da pandemia. Utilizei-a várias neste MOC e vendo agora, acho que deveria ter utilizado muitas mais. Sim, sempre que preparo este MOC para uma exposição, já sei que tenho que colocar estas peças novamente já que com o embalamento e transporte, praticamente todas saíram do sítio.
Não é a melhor peça para vegetação, mas acrescenta variedade possibilitando ter várias zonas distintas. Vale a pena sempre ter um bom punhado em casa que quando se gastam, facilmente chegamos às centenas.
2 em 3 estrelas
Pearl Gold Fence 1 x 4 x 2 Ornamental with 4 Studs
Esta peça teve a sua estreia em 2015 e é uma das mais interessantes heranças do tema Elves. Ok, já temos outras cercas, mas a forma como esta está ornamentada faz com que seja ideal para alguns cenários mais fantasiosos, entre outros. No entanto da mesma forma que o formato pode ajudá-la em alguns casos, quase que impede a sua utilização noutros cenários.
A versão nesta cor é a mais vulgar de todas, mesmo tendo aparecido em apenas 22 conjuntos. Curiosamente quase metade (10 vezes) nos últimos dois anos. O tema Elves já findou há já algum tempo, mesmo assim é o tema onde esta peça apareceu mais vezes e, logo de seguida e de forma não surpreendentemente, o tema Disney.
É uma peça gira e que pode ser fundamental em algumas construções. No entanto preferiria que a sua disponibilização no Pick & Build fosse numa cor mais invulgar.
2 em 3 estrelas
Blue Minifigure, Utensil Seat / Chair 2 x 2
Ao ver esta peça nas imagens disponibilizadas no grupo do Facebook fez com que me perguntasse logo: para que raios estão ali cadeiras azuis? Para alguém fazer um estádio do FCP?
No entanto, logo cheguei à conclusão que esta é uma peça bastante útil, que até está numa cor fácil de utilizar e que dá sempre jeito ter algumas lá em casa. Além de poder povoar bancadas de estádios ou de outros locais de espetáculos, é um acessório que poderá aparecer em muitas situações diferentes. Veículos, interiores de edifícios, etc, etc. O azul poderá não ser a melhor cor para o efeito, mas com certeza que não é a pior.
Esta é uma peça que remonta às origens do minifig como conhecemos agora (1980) e nesta cor já apareceu em 68 conjuntos. Curiosamente, já não aparece em nenhum conjunto desde 2010!!
2 em 3 estrelas
Com tantos tons azuis, posso estar enganado quanto à cor certa desta peça. Mas vamos considerar que sim e seguir com a análise.
No décimo artigo desta série analisei a versão em tan, desta vez vamos para esta simpática tonalidade azulada que facilmente é utilizada para representar água (com ou sem tiles transparentes por cima) ou pode mesmo cobrir superfícies de veículos coloridos. Mas é uma peça que pela sua forma bem versátil vai além da cor, já que pode muitas vezes ser utilizada de forma estrutural em locais que depois fica escondida.
Nesta cor (se não me enganei) surgiu em 2000 com um grande hiato entre 2006 e 2011 entre outros mais pequenos. Mesmo assim são 35 os sets que a tiveram.
É uma peça sempre útil que vale a pena ter sempre em stock.
3 em 3 estrelas
*Como fiz na última vez, na verdade levo um copo de casa e apenas encho-o.
**Afinal enganei-me mesmo. A plate 2x4 que está no Pick&Build é medium azure. Será analisada noutro artigo.
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 1)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 2)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 3)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 4)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 5)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 6)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 7)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 8)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 9)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 10)