Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 18)

por baixinho, em 25.01.23

Opening Day of the first LEGO certified store in Portugal

Yeps, no artigo anterior enganei-me outra vez na cor de uma das peças e desta vez nem foi necessário alguém avisar-me. Bastou ver a foto noutro monitor para perceber que a cor era diferente. Portanto, fica aqui a peça correcta e mais 5 para continuar com esta série de análises.

 

Dark Bluish Gray Plate 4 x 6

Nada a dizer quanto à sua utilidade, já que a cor é muito próxima da que eu analisei por engano no artigo anterior.

Fica para registro que desde 2004 já apareceu em 413 conjuntos sendo que o tema City é o que leva mais registros (71).   

2 em 3 estrelas

 

Green Slope 45 2 x 1

Quem já construiu MOCs com uma boa faixa de terreno sabe que esta pequena peça cabe em qualquer sítio e é excelente para aligeirar alguns desníveis. Claro que com o tempo, começa-se a utilizar diferentes técnicas e peças, mas há sempre por onde gastá-la.

A peça existe desde 1977, apesar de existir uma versão sem a barra interior desde 1959. A versão em verde apenas aparece 20 anos depois, já que era conhecida a aversão da LEGO fazer peças comuns nesta cor. Desde aí já apareceu em 188 conjuntos e não é difícil de adivinhar que o tema em que aparece mais é o Creator (que há uns bons anos atrás englobava o Classic de hoje em dia). Também de forma nada surpreendente, segundo o Bricklink, o segundo tema são os promocionais do Holiday & Event já que esta peça é excelente para fazer árvores de natal.

É uma peça útil que facilmente pode ser utilizada. No meu stock é obrigatória já que o tipo de construção que faço mais, pede este tipo de peças e nesta cor.

3 em 3 estrelas

 

Lime Plate 1 x 2

Como podem ter lido na parte 9 desta série de artigos, a minha relação com esta cor não foi inicialmente muito boa. Agora vejo a cor e a peça com muito mais naturalidade e, consequentemente, utilidade. A versatilidade da peça em si é inquestionável.

Da peça em si já falei na parte 4 e posso acrescentar que nesta cor teve a sua estreia no ano de 2004 e que desde aí já habitou 348 sets.

Apenas a característica de ser extremamente comum é que tira um pouco a necessidade de estar no Pick & Build lisboeta, preferiria noutro verde como o sand green que, pessoalmente, acho mais apetecível.

2 em 3 estrelas

 

Orange Plate 1 x 2

O laranja é outra cor que inicialmente não encarava bem e agora coloco-a como essencial em construções espaciais. Ok, não a utilizo sempre, mas como podem ver, quase!

A versão laranja desta cor surge um pouco mais cedo, 2003 e desde aí, em 362 sets.

É uma peça muito comum e versátil qb se andarmos à volta de certos temas. Pessoalmente gosto da peça, gosto da cor, mas acho que é um espaço desperdiçado na LCS de Lisboa.

1 em 3 estrelas

 

White Tile 2 x 2 with Groove

Esta já é a quinta tile básica branca que analiso nesta série de artigos (agora é mais fácil chegar a estas conclusões com este ficheiro) e nunca avaliei com menos de duas estrelas e dificilmente iria quebrar essa tradição com esta peça. 

Nem o facto de ser extremamente comum (734 conjuntos) e até ter havido um service pack apenas com 100 peças destas no virar do século, faz com que esta peça não deixe de ter uma utilidade e versatilidade bestial.

Esta versão é de 1972 (havia uma versão prévia que surge em 1965) e nesta cor surge no ano seguinte. Apesar de ser uma peça com uma idade considerável, continua a ser extremamente comum (nos últimos 10 anos a média de presença em sets é superior a 30) e, imagine-se, o segundo tema onde aparece mais é Friends com 86 conjuntos. O primeiro é Town, que no Bricklink engloba o City, com 124 conjuntos.

2 em 3 estrelas

 

Yellow Slope 30 1 x 1 x ⅔

Já falei sobre a importância das cheeses na 15ª parte desta série de artigos e esta versão em amarelo poderá não ser tão útil como telhas como o preto, mas não deixa de ser interessante a sua utilização. Ironicamente fica excelente como fatia de queijo. A alcunha de cheese não vem por a peça parecer um queijo real, mas um queijinho do jogo Trivial Pursuit.

A versão em amarelo aparece em 2006 e desde aí já esteve em 267 sets. O tema mais comum é o Creator (51 conjuntos) em que, como podem verificar, ajudou na construção de modelos tão diferentes como animais, veículos e edifícios. Ainda continuo a ficar confuso com o sistema de classificação de sets do Bricklink que colocam o tema Creator Expert como dependente do Creator. Ok, tecnicamente surge assim, mas não demorou muito a tornar-se independente.

Voltando à peça, facilmente poderá colorir padrões ou até ajudar a fazer telhados de colmo, mas que pessoalmente gostaria que estivesse na parede com uma tonalidade mais interessante.

2 em 3 estrelas

 

Como referi acima e num dos posts anteriores, agora tenho uma folha de cálculo com as peças analisadas e as que foram avistadas na loja. Podem consultar esse documento aqui.



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 1)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 2)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 3)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 4)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 5)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 6)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 7)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 8)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 9)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 10)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 11)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 12)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 13)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 14)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 15)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 16)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 17)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:07



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog