Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Ainda bem que vivo bem longe da loja LEGO de Lisboa. É que quando surgem peças novas no Pick and Build fico sempre com vontade de comprar algumas. Mas para comprar algumas, lá teria que ser um copito. E se calhar outro para acompanhar que um só, parece mal.
Assim longe poupo uns bons cobres e dedico-me a imaginar o que poderia fazer com aquelas peças todas. Fica aqui a análise de mais cinco, algumas delas bem recentes na parede (pelo menos segundo os meus registos), outras já mais antigas.
Light Bluish Gray Tile, Modified 2 x 3 Pentagonal
Wow, não estava nada à espera de ver esta peça no Pick & Build. Esta tile já ganhou fãs um pouco por todo lado devido ao seu formato nada usual que permite alguns padrões interessantes. O interessante desta peça é que surgiu para servir de parte do escudo dos cavaleiros do Nexo Knights onde era impresso algo identificativo para depois utilizar numa qualquer app que irremediavelmente desapareceu sem deixar rastro. No entanto, os designers perceberam logo o potencial da peça e começaram a utilizá-la um pouco por todo lado. Talvez mais notoriamente no Brick Bank de 2016, ano do aparecimento da peça.
A versão no novo cinzento claro é a segunda mais comum (atrás do preto) com 54 aparições neste momento. Sim, mais do que a Virgem Maria em Fátima. Como disse acima, esta versão em cinzento apareceu logo em 2016 mas apenas em dois conjuntos. No Brick Bank como já tinha referido e no Castelo da Disney. Desde aí já aparece mais regularmente (mais ou menos 10 sets por ano) exceptuando em 2018 que apenas apareceu num.
É uma peça útil e que vale a pena ter um bom punhado em casa. Dá para ornamentar castelos, fazer padrões nos passeios das ruas ou até fazer uns telhados como no Medieval Blacksmith, mas para este caso, se calhar outra cor ficaria melhor.
2 em 3 estrelas
Trans-Clear Panel 1 x 2 x 2 with Side Supports - Hollow Studs
Outra peça que não estava à espera ver aparecer na parede lisboeta.
Este painel apareceu algures em 2008 para substituir as versões anteriores que não possuíam laterais reforçadas. Apesar de não serem propriamente estéticos, a verdade é que esses reforços funcionam bastante bem e permitem que se utilize a peça sem a possibilidade de ela dobrar facilmente.
Esta versão em trans-clear é super interessante já que pode facilmente ser utilizada para criar grandes superfícies transparentes. Ok, o seu tamanho não é muito grande o que vai criar demasiado ruído. No entanto, a sua dimensão permite também mais versatilidade.
Esta cor (ou falta de cor) é a versão mais comum, com 128 sets desde 2010. Lembro-me perfeitamente de utilizar 347 no Daily Bugle… o que posso desde já afirmar que não é propriamente o estilo de construção que aprecie.
Sim, vale a pena ter bastante lá em casa que quando a utilizarem, vão num instante.
3 em 3 estrelas
Ok, esta também é inesperada.
Quando esta peça saiu em 2018 foi logo considerada um must have. A verdade é que além de acrescentar mais uma peça aos arcos de apenas um stud, devido à sua dimensão reduzida e ao seu formato estranho (dois meios arcos para cada lado) possibilita algumas construções interessantes. Claro que a primeira possibilidade que pensei foi na utilização em micro-escala, no entanto dá para perceber que facilmente pode ser integrado em fachadas e até em castelos. Por último, pode ter usos inesperados como o busto no Pirates of Barracuda Bay.
A versão em branco é a mais comum com a presença em 16 sets e estreou em 2019.
Vale a pena ter um bom punhado em casa e como é relativamente pequena, até fica a um bom preço.
2 em 3 estrelas
Da peça já sabemos que é de 1961 e que a chamo de “bola” por causa de uma brincadeira de criança. No entanto, esta cor é incomum o que a torna muito mais interessante.
Aliás, quando digo que é incomum, é mesmo quanto à peça e quanto à própria cor. A peça apareceu pela primeira vez em 2002 apenas num set num tema já esquecido, o Studios. Desde aí aparece 21 vezes e, curiosamente, teve um hiato de 13 anos (!!!) entre 2004 e 2017. Em 2021 esteve presente em 4 conjuntos e 5 no ano seguinte. Para uma peça básica, não são assim tantas as vezes.
Não vou falar da inegável versatilidade da peça em si, mas desta combinação forma+cor. Esta é uma cor que considero invulgar mas ao mesmo tempo sóbria. A sua tonalidade é perfeita para criar cenários e ambientes mais sérios, algo que por vezes é difícil de conseguir com peças LEGO. Prédios com esta cor tomam sempre um aspecto mais real e, por vezes, até lhe dá um efeito de “gasto”.
Por isso acho que é uma grande mais valia a introdução desta cor no Pick & Build e ainda por cima numa peça básica e versátil.
3 em 3 estrelas
Por norma não gosto de peças grandes. Mas será que não há grande utilidade para elas?
Bem, esta é uma peça em preto (cor terrível de utilizar) e tem um formato demasiado grande para as construções que costumo fazer em casa. No entanto também é verdade que adoro recorrer a este tipo de peças para elevar estruturas ou encher terrenos já que tem uma altura bastante interessante. Utilizar várias para criar travamento entre elas torna-as relativamente resistentes o que limita bastante o problema de empilhar várias.
Por isso, acho que vale a pena trazer algumas para casa para quando necessitarmos de elevar construções e onde a cor não interessa. Claro que preferiria que a loja tivesse outra cor como o LBG ou, melhor ainda, trans-clear, já que assim poderia também utilizá-las em situações em que ficam à vista.
Peça de 2005 em que a versão em preto é do mesmo ano e apareceu desde aí em 30 conjuntos.
2 em 3 estrelas
Já sabem que estas opiniões reflectem a minha visão do hobby e que estas peças poderão não estar disponíveis na altura da vossa visita à loja. Podem dar uma vista de olhos neste documento para ver que peças estão disponíveis!
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 1)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 2)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 3)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 4)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 5)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 6)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 7)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 8)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 9)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 10)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 11)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 12)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 13)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 14)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 15)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 16)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 17)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 18)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 19)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 20)