Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 23)

por baixinho, em 12.03.23

Sem grandes delongas, aqui vai a análise de mais cinco peças

 

Red Plate, Round 1 x 1

Não sei se é uma peça que está sempre a ser reposta ou simplesmente ninguém lhe pega, mas segundo os registos que vou colocando neste documento, está disponível de forma ininterrupta desde o início de janeiro.

A peça é de 1980 e, curiosamente, a versão em vermelho aparece apenas em 1985 num único set, o 7722 Steam Cargo Train. Nos três anos seguintes continua a aparecer apenas num único conjunto por ano, o que nada tem que ver com as 46 presenças no ano passado. Aliás, a peça é extremamente comum já que vai em mais de 7 centenas de sets nestes seus quase 40 anos de vida. Lembrem-se que esta peça bem sempre pelo menos uma extra nos sets em que aparece.

Acho que este é mesmo um dos problemas da presença desta peça no Pick & Build, é relativamente vulgar e qualquer pessoa que goste de LEGO é capaz de ter algumas dezenas em casa. Além disso é uma peça útil mas que nesta cor tem uma utilidade mais limitada, logo faz com que não seja necessário ter um bom stock delas em casa.

É uma peça simpática de utilização reduzida e que provavelmente apenas está a ocupar espaço na parede. Vale a pena levar algumas para casa e se todos fizermos isso, o recipiente irá vagar para outras peças mais interessantes. 

Será que é de fazer um hashtag disto?

#VamosDespacharAsVermelhinhas

1 em 3 estrelas

 

Black Stairs 7 x 4 x 6 Straight Open

Err, apesar de achar que é uma peça incontornável nas construções dos mais pequenos e que, por vezes, é bastante útil para os mais velhos. A verdade é que basta ter algumas unidades em stock para cumprir as necessidades anuais da peça. Além disso ocupam um espaço enorme no copo.

Sim, a interessante utilização das escadas como estrutura de suporte das slopes na Grande Pirâmide de Gizé deu um novo alento a esta peça, mas mesmo assim acho que não acrescenta nada de relevante à parede lisboeta.

A peça é de 1996 e a versão em preto é do mesmo ano e desde aí já apareceu em 57 conjuntos (ficando atrás apenas da versão em reddish brown).

1 em 3 estrelas

 

Black Vehicle, Mudguard 2 x 4 with Arch Studded with Hole

Ehh?

Mas porque raios é que esta peça foi parar à parede mais bonita de Lisboa?

Vamos por partes. Esta é uma peça de praticamente utilização única e que depende de outras peças que não estão disponíveis na parede. Ok, todos os miúdos gostam de fazer carrinhos e, sinceramente, na versão em 4-wide é muito mais fácil de criar do que nas restantes. Eu próprio sugeri isso num workshop que dinamizei há pouco tempo. Curiosamente uma das propostas de trabalho nesse mesmo workshop teve que ser alterada por não ter em número suficiente destas peças em particular.

Sim, já vi imensas construções geniais que dão utilização a peças esquisitas em situações diferentes do esperado. No entanto, esses criadores não são propriamente os clientes das lojas LEGO.

Esta peça é de 2005 e vem substituir a irmã mais velha (que apenas não tinha um buraco a meio) que já datava de 1978. Sim, esta foi uma peça que acompanhou o aparecimento das minifiguras LEGO. A versão em preto é de 2010 e aparece em apenas 37 sets. Confirmo que em alguns deles a sua utilização não é a habitual.

Mesmo assim, acho que é uma peça que não vejo grande utilidade para estar a ocupar um espaço no Pick and Build.

1 em 3 estrelas

 

Dark Bluish Grey Cone 1 x 1 with Top Groove

Esta peça surge em 2006 e também vem substituir uma versão mais antiga. No entanto esta substituição tem que ver com um erro, diga-se de passagem que era parvo, que a peça antiga tinha. Basicamente o cone antigo não tinha um minúsculo “degrau” que impedisse a peça de entrar por, por exemplo, um brick 2x4 adentro. Yeps, inadvertidamente poderia servir de cunha e abrir de forma indigna algumas peças. Mas depois de 19 anos a LEGO lá se apercebeu do problema e mudou para esta nova versão. A versão neste DBG aparece também em 2006 e desde aí já apareceu em 2^8+2 conjuntos.

É uma peça comum e também relativamente fácil de utilizar já que facilmente vai parar aos greeblies de naves espaciais, escapes de motores, detalhes em prédios e por aí a fora. Não sei se haveria necessidade de a termos na loja.

2 em 3 estrelas

 

Light Bluish Grey Vehicle, Air Scoop Engine Top 2 x 2

Duplo Ehhh?

Mas primeiro um pouco de história. Esta peça surge em 2005 e a sua versão em LBG é do mesmo ano. Curiosamente o Bricklink refere que os 4 conjuntos desse ano que contêm esta peça fazem parte de dois temas diferentes, Dino 2010 e Dino Attack. Sim, leram bem. Dois conjuntos com nomes muito próximos. Antes de seguirem este link para ver os quatro conjuntos, posso explicar que não são bem dois temas diferentes mas duas variações de um mesmo tema. Sim, a LEGO em 2005 teve a brilhante ideia de fazer um tema relacionado com dinossauros em que todos os sets tinham duas versões, uma claramente bélica onde os “humanos” combatiam os dinossauros com armamento bastante imponente e na outra versão os “humanos” apenas capturavam os dinossauros, não se sabe bem para fazer o quê. Depois de saber isto, fica divertido andar a ver as diferenças entre os sets. Não me alongo mais nesta história, mas como devem ter adivinhado, é um tema bastante interessante para discutir.

Voltando à peça, nesta cor já saiu em 73 conjuntos e o seu formato demasiado específico torna-a de difícil utilização. Sim, aquilo é um motor e apenas com utilizações muito criativas irá fugir dessa função.

Será que vale a pena colocar meia-dúzia no copo?

1 em 3 estrelas

 

Só depois de escrever todas as análises é que me apercebi que as peças escolhidas para este lote foram resultado de uma fraca pontaria. Mas como sempre, fica o aviso que as minhas análises reflectem a minha perspectiva do hobby e que há a possibilidade das peças analisadas já não estarem disponíveis no Pick and Build lisboeta. Excepto as plates round 1x1 em vermelho..

Por isso, #VamosDespacharAsVermelhinhas 



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 1)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 2)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 3)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 4)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 5)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 6)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 7)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 8)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 9)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 10)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 11)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 12)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 13)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 14)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 15)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 16)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 17)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 18)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 19)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 20)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 21)

Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 22)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:33



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog