Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Mais cinco peças e aos poucos começo a aproximar-me da totalidade das peças que tenho registo em como já estiveram no Pick And Build lisboeta. O que vale é que conto entrar numa pausa forçada nestes artigos durante umas duas semanas, o que vai dar tempo para o pessoal da loja conseguir adiantar-se. 🙂
Dark Turquoise Bracket 1 x 2 - 1 x 2
Plates para ajudar no SNOT são sempre bem vindas, o que me questiono é aparecer numa cor que praticamente não tem companhia no resto dos recipientes da parede. Mas pronto, eles tem que deixar aquilo com alguma consistência a nível de palete de cores.
Esta peça é de 2012 e esta versão aparece apenas em 2019 e desde aí já teve a sua presença em 31 conjuntos. Curiosamente, sete neste ano de 2023.
Como indiquei acima, é uma peça bastante útil para a criação de secções em SNOT. Secções que muitas vezes são utilizadas não só para efeitos estéticos, mas também para a resistência estrutural das construções. Por exemplo, esta peça e mais a irmã ao contrário são excelentes para esse efeito.
Pena a cor, que apesar de interessante, não me parece que seja a melhor. O que vale é que muitas vezes que utilizamos este tipo de peças, elas ficam escondidas.
2 em 3 estrelas
Já falei por duas vezes de bricks 2x2 e já não tenho muito a acrescentar. É uma peça relativamente útil mas bastante comum. Por exemplo, esta versão já apareceu em 374 conjuntos desde 2004. Por norma costuma acumular-se nos nossos stocks já que usualmente é utilizada apenas para terminar paredes.
No entanto uma utilização mais criativa pode dar-lhe mais uso, como por exemplo para servir de suporte interior de landscapes ou mesmo edifícios. Sim, uma peça para “encher”. Neste cor também pode ser utilizada em alguns detalhes de rochas, e é daqui que provavelmente virá a sua maior versatilidade.
Por isso, levem um bom punhado no caso de não conseguirem encher o copo com peças que vos façam falta.
2 em 3 estrelas
Pronto, aqui está uma peça que me consegue pôr numa situação de indecisão bem vincada. É que a peça em si é extremamente útil e daquelas que rapidamente voam no meu stock. O problema está na cor que, pela sua tonalidade bem particular, torna a sua versatilidade bem menor. Só que mesmo assim, já vi MOCs com esta peça e.. pois.. achei-os espectaculares.
A peça é de 1987 e esta versão é extremamente recente já que data de 2020 e desde aí apenas apareceu em 11 conjuntos.
Portanto fico indeciso. É uma peça recente e relativamente rara o que a torna interessante ter na parede do Pick and Build. O seu formato é popular e bastante utilizado, só que a cor faz com que a sua utilização seja bem específica.
2 em 3 estrelas
Light Bluish Gray Plate, Modified 1 x 2 with 2 Open O Clips (Horizontal Grip)
As plates modificadas são um dos grupos de peças que mais cresceu nos últimos anos. Não só em tipos diferentes mas também na quantidade de peças que estão nos conjuntos. Noto isso bem em casa já que a área dessas peças está em constante mutação.
No entanto, apenas tenho 6 peças desta categoria nos meus registos do P&B lisboate e esta era a única que ainda não tinha sido analisada. É curioso haver poucas peças destas na parede, mas não vejo isso propriamente como um mau indicador.
A versão original desta peça é de 2008, no entanto o Bricklink refere que existem 3 variações desta peça mas apenas as separa em dois registos diferentes. Coloquei aqui o mais recente.
Apesar da peça ser recente, já apareceu nesta variante e nesta cor em 378 conjuntos, o que é obra para os seus 15 anos.
É uma peça bastante útil para algumas situações e que facilmente é utilizada em MOCs. No entanto é também muito comum e acredito mesmo que arrisque-se a amontoar-se nas nossas gavetas se não fizermos MOCs em que se necessite delas em boas quantidades.
2 em 3 estrelas
White Wedge, Plate 6 x 6 Cut Corner
Outra peça algo desconcertante.
A peça é de 1995 e a versão em branco surge apenas em 2015. Sim, 20 anos depois é que vai aparecer numa cor tão comum como o branco. Desde aí apenas apareceu em 20 conjuntos o que a torna bastante incomum.
É inegável a versatilidade desta peça onde facilmente aparece nos terrenos (nevados), em edifícios para provocar diagonais desconcertantes ou até nas asas das naves espaciais. No entanto esta cor, apesar de neutra, corta alguma das suas possibilidades de utilização.
É uma peça que vale a pena trazer algumas com o cuidado de as encaixar bem para ocuparem menos espaço. Haverá sempre uma altura onde farão falta.
2 em 3 estrelas
Pronto, já sabem que estes textos reflectem a minha visão do hobby e que é possível não encontrarem estas peças na parede lisboeta.
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 1)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 2)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 3)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 4)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 5)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 6)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 7)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 8)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 9)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 10)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 11)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 12)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 13)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 14)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 15)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 16)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 17)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 18)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 19)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 20)
Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 21)