Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Mais um lote analisado e assim chego, se não contar com erros, às 125 peças analisadas. Mesmo havendo algumas peças que não interessam ao menino Jesus, a verdade é que a quantidade de peças interessantes e o facto de a parede ter uma boa rotação, faz com que esta iniciativa seja bem melhor do que eu estava à espera. Basicamente é uma grande ajuda para o pessoal (de Lisboa e arredores) poder compor os seus MOCs de forma rápida e, creio eu, a um preço mais ou menos justo.
Fica o habitual aviso que as análises reflectem a minha perspectiva do hobby e que estas peças podem não estar disponíveis no momento da vossa visita à loja. Sigam este documento onde tento manter um registo do que se passa em Lisboa.
Esta é das peças mais utilizadas em MOCs, já que se rapidamente se torna no tijolo básico de uma construção onde a resolução é maior. É inegável a sua utilidade, apenas questiono a cor.
A peça é da altura em que introduziram as plates (1963) e desde aí nesta cor já saiu em 2239 sets. Yeps, não me lembro de escrever um número tão alto nesta caracterização de peças. A peça continua a ser extremamente comum e para terem uma noção, entre 2016 e 2022 nunca esteve em menos de 100 conjuntos por ano.
Peça útil, mas que é provável já termos umas boas dezenas em casa. Noutra cor seria excelente!
2 em 3 estrelas
Neon quê?
Brick 1x4 com 3 de altura?
Que raios de combinação.
Este amarelo vibrante pode ter alguma razão na utilização específica de algumas peças, mas sinceramente não estou a ver a necessidade numa peça tão grande. A própria peça é outra que me causa alguma impressão, já que facilmente pode ser vista como uma simplificação de 3 peças empilhadas. Será utilizada por motivos estruturais para aumentar a solidez de uma construção? Ou será apenas para ser uma grande superfície para colar autocolantes?
Bah.
A peça é de 2019, nesta cor existe em 2 conjuntos (ambos de bombeiros do ano passado) e a menos que tenham uma situação já pensada para a peça, é inútil.
Ok, poderá servir para encher…
1 em 3 estrelas
Trans-Clear Brick 1 x 2 x 5 without Side Supports
Esta peça tinha tudo para cair na apreciação que fiz à anterior. No entanto tem um detalhe que a torna muito interessante. É transparente!
Ok, mais ou menos transparente que o novo material é mais basso que o antigo.
Acho esta peça mais interessante para colocar construções a “flutuar” do que as beams ou bricks round transparentes, já que a ausência de estruturas interiores faz com que fique com um aspecto mais limpo. Além disso, pode ficar bastante bem a servir de superfície transparente em prédios ou naves/estações espaciais. Por fim, em SNOT pode servir para representar água ou, agora de pé, quedas de água. Como devem estar a perceber, gosto de ter um bom punhado delas por perto.
A peça é de 1988 e em trans-clear começou a aparecer apenas em 2011. Desde aí já a temos em 46 conjuntos, principalmente em conjuntos Friends(!).
3 em 3 estrelas
Trans-Red Brick 1 x 2 without Bottom Tube
A peça é de 1954 (pré patente dos tubinhos) e surgiu nesta cor em 1969 num pack de peças de iluminação. Demorou 7 anos para reaparecer em duas curiosas motorizadas. Ao todo já esteve em 126 conjuntos.
Esta cor não é propriamente a mais interessante para o meu tipo de construção. Lembro-me de ter utilizado algumas, provavelmente num vitral ou algo do género.
Por isso acho que é uma cor difícil de utilizar e que, por experiência própria, tende a acumular-se nos nossos stocks.
1 em 3 estrelas
White Window 1 x 6 x 6 Flat Front
Apenas dei por esta peça no ano passado e por isso fiquei algo admirado por ser já de 2019. Ao todo apareceu em apenas 40 sets, sendo 25 deles em branco. Estes 25 começaram a aparecer no ano de estreia da peça e tiveram o seu ponto alto no ano passado com 15 conjuntos. Isto torna a peça já relativamente comum para quem anda a comprar sets regularmente
Apesar de estar catalogada como janela, vejo-a mais depressa como um aro de porta.. Dupla. Algo que fazia falta ao sistema LEGO. Dá a possibilidade de representar de forma mais realista a entrada de edifícios públicos sem se a habitual portinha individual.
É interessante a sua presença na parede lisboeta já que é uma peça recente e que facilmente poderá ser utilizada num certo estilo de MOCs. No entanto fica a questão. Onde andam as janelas ou portas para serem utilizadas com esta peça?
Vale a pena ter algumas em casa, nem que seja para elevar terrenos.
2 em 3 estrelas
Podem percorrer as análises anteriores através deste link.