Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 26)

por baixinho, em 12.04.23

Desta vez sem grandes preâmbulos, fica aqui a análise de mais um lote de cinco peças.

 

Green Brick 2 x 4

Esta talvez tenha sido a primeira peça que comecei a comprar em “grandes” quantidades. Basicamente apareceu-me uma oportunidade de comprar alguns 3461 em promoção e aproveitei. Devo ter comprado umas 200 ou 300 peças e na altura foi o suficiente para estar abastecido durante uns anos. Bons tempos onde todas as construções cabiam apenas num caixote.

A razão dessas compras era simples, na altura eu e a Tânia adorávamos construir o terreno para os MOCs (como na Casa Minhota) e estas peças eram fundamentais para o verde. Claro que com o tempo outras técnicas foram surgindo e rapidamente passamos a utilizar outras peças. Mas a verdade é que mesmo quando construí recentemente a pista de Motocross, não fui meigo em gastar umas dezenas destas peças.

A versão desta peça é de 1978 e em verde começou a aparecer em 1996, curiosamente num set que é a bandeira sul-africana. Desde aí já apareceu em 344 conjuntos e acho que pode-se considerar que é uma peça relativamente comum.

Muito útil na hora de construir terrenos, vale a pena ter um bom lote e casa.

3 em 3 estrelas

 

Dark Bluish Gray Wedge 6 x 4 Triple Inverted Curved

Para mim é um grande mistério a forma como esta peça foi escolhida para aparecer nos Pick and Builds deste mundo.

Além de ser de utilização bem específica, como é invertida a sua finalidade pode não ser imediata para os mais novos. 

A peça é de 2003 e nesta cor surgiu no ano seguinte. É a segunda cor mais comum com 68 conjuntos diferentes. Apesar de nunca ter chegado aos 10 sets por ano, continua a estar presente em todos os anos da última década.

É, sem dúvida alguma, útil em situações específicas e foi das primeiras peças curvas (wedges/slopes). No entanto, será que é necessário gastar uma slot com estas peças?

1 em 3 estrelas

 

Light Bluish Gray Plate 4 x 4

Já analisei a versão verde desta peça no vigésimo lote destes artigos e, como se devem lembrar, considerei a peça como excelente. Será que penso o mesmo da versão em LBG?

A peça é de 1970 e, como seria de esperar, esta versão é de 2004, ano em que esta cor foi introduzida. Desde aí teve a sua presença em 341 conjuntos. Como curiosidade a versão em cinzento antigo contou com 83 conjuntos a partir de 1978.

Apesar de o cinzento já não fazer parte do meu top de cores favoritas (pois, já não faço tantas naves espaciais), ainda assim é uma cor bastante versátil. Metal, cimento, pedra e outros materiais podem ser facilmente emulados por esta cor.

Portanto, cor versátil, peça versátil, o melhor é levar um bom lote delas para casa. De preferência já encaixadas para ocupar menos.

3 em 3 estrelas



Trans-Light Blue Rock 4 x 4 Crystal, Ice Snowflake

Ok, também poderia perguntar porque raios esta peça está no Pick And Build. Mas acho que a resposta é mais simples do que a peça que falei acima. As crianças reconhecem-na facilmente e assim conseguem dar-lhe uso. Bem, mais ou menos…

A verdade é que a peça não é assim de tão fácil utilização, já que o seu formato implica que para ser conectada haja do outro lado peças relativamente específicas. Além disso, o formato e cor fazem com que seja demasiado específica. Ok, estou a vê-la em construções natalícias ou ligadas a uma qualquer princesa Disney (blargh), mas e depois disso?

A peça é de 2002 (apareceu em conjuntos Belville e podia ter morrido com o tema) e nesta cor apenas apareceu em 2016. Desde aí já esteve em 19 conjuntos, sendo mais de metade deles em sets, como não deixaram de adivinhar, Disney.

Colocar duas ou três no copo não vá precisarmos delas para uma situação bem desesperada. Depois é esperar que a slot esvazie rapidamente para ser substituída por uma peça mais interessante

1 em 3 estrelas

 

White Slope, Curved 3 x 1

Esta é uma peça de 2004 e uma das primeiras na invasão das slopes curvas. Intenção clara da LEGO querer aumentar a qualidade estética das suas construções durante a segunda metade da década 00. Nunca sei como chamar essa década. Há os anos 60, 70, 80, 90 e depois? 

Continuemos.

Nesta cor aparece em 217 conjuntos desde 2004 e dá para afirmar que nos primeiros anos surgiu de forma tímida. Apenas em um e dois conjuntos respectivamente. O primeiro conjunto em que apareceu, o 7239 Fire Truck pode ser considerado especial por duas razões. Primeiro porque foi um dos conjuntos que definiu o standard de 6-wide para os veículos de cidade. Sim, era um gigante na altura. Segundo porque teve uma longevidade enorme. Lembro-me de ter estado disponível imenso tempo e fui verificar ao Brickset se a minha impressão confirmava-se. Sim, confirmava-se e por mais tempo do que estava à espera, já que segundo esse site de referência esteve à venda na loja oficial online até dezembro de 2011. Sete anos para um conjunto regular é obra!!

Voltando à peça, é útil para suavizar construções como, por exemplo, naves espaciais, aviões e outros veículos. Se gostam deste tipo de MOCs, vale a pena ter umas boas dezenas. Se vão para temas mais medievais, já pode ser uma peça de difícil utilização. Como é relativamente comum, também será fácil de encontrar de outras formas.

2 em 3 estrelas

 

Como sabem, estas análises reflectem a minha visão do hobby e, como sempre, fica o aviso que as peças podem não estar disponíveis na altura da vossa visita à loja. Fica aqui o link para um documento onde mantenho um registo das peças avistadas na loja.

Podem percorrer as análises anteriores através deste link.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:01



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog