Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 31)

por baixinho, em 09.07.23

Conversss em Construção at LEGO Shop

A quantidade de novas peças que inundaram a parede lisboeta na semana passada animou bastante as hostes e eu como não sou de ferro, aqui estou novamente a falar delas. Seguem mais cinco!!

 

White Brick, Modified 1 x 2 with Masonry Profile

Wow

Só poderia começar assim o comentário sobre esta peça.

Analisei a versão em LBG no quinto lote de peças e esta versão em branco enche-me as medidas. Não, não é a cor que gosto mais para esta peça, mas acho que é uma excelente adição à parede. Apesar da cor não ser a minha preferida, é extremamente útil e vale a pena trazer uma catrapada delas para casa. A peça surgiu em 2012 e a versão nesta cor é de 2021. Desde aí apareceu apenas em 8 conjuntos o que faz com que se possa dizer que é uma peça relativamente rara. Digo relativamente porque no único set que ela aparece em 2021, vem logo com 85 unidades…

3 em 3 estrelas

 

Trans-Clear Bar 12L with 1 x 2 Plate End Solid Studs and 1 x 1 Round Plate End

Duplo wow.

Esta é uma peça que teve pelo menos duas versões (espero que esteja a indicar a certa) e que apareceu pela primeira vez em 2002. Curiosamente e segundo o Bricklink, a versão mais antiga é a sobrevivente, já que a outra surge em 2011 e aguenta-se até 2019. A versão em trans-clear aparece em 55 conjuntos, mais 28 na outra versão. Não é uma peça propriamente comum, mas acredito que um AFOL com uma coleção média (o que é que quer que isto seja) tenha algumas em stock. Acredito também que os mesmos AFOLs rapidamente lembraram-se que esta peça é excelente para colocar outras peças ou construções em modo voo ou flutuante. A presença de studs nas extremidades faz com a sua utilização seja facilitada e a barra transparente é bastante discreta. Por outro lado, até dá para criar um efeito de movimento como fiz aqui.

Esta é uma daquelas peças não básicas que vale a pena ter sempre um bom lote em casa. Principalmente se gostamos de ter elementos a flutuar (ou voar) nas nossas construções!

3 em 3 estrelas

 

Pearl Gold Plate, Modified 1 x 2 with Bar Handle on Side - Free Ends

Esta peça aparece pela primeira vez em 1989 e neste dourado nada catita apenas em 2020. Apesar de ser uma peça relativamente recente, habitou em 38 sets! Sim, fora o primeiro ano, aparece em mais de 10 conjuntos por ano!

Pergunto-me para quê…

A verdade é que a própria peça é muitas vezes utilizada como ornamento e o dourado reforça esse efeito. Mais da metade dos conjuntos onde esta peça aparece é no tema Ninjago e a grande maior parte das vezes o efeito utilizado é mesmo estético.

Creio que é uma peça que não faça grande falta e mesmo quando necessária, um punhado delas será suficiente.

1 em 3 estrelas

 

Yellow Brick, Modified 1 x 2 with Grille / Fluted Profile

Estava já a planear escrever para que é que é necessário esta peça em amarelo e lembrei-me que pode ser utilizada para representar fardos de palha. Daí podemos, com algum esforço, chegar a outras situações como, por exemplo, telhados de colmo. Claro que seria uma versão simplista tendo em conta outras técnicas já conhecidas, mas mesmo assim gira.

Claro que pode servir também para uns contentores amarelos.

Sempre pensei que esta peça tinha surgido nos primeiros conjuntos Star Wars, no entanto a verdade é que a sua origem dá-se no início dos anos 90. Em amarelo surge 3 anos mais tarde, em 1994. No entanto foi sempre tímida já que são vários os anos em que aparece ou em zero ou em apenas um conjunto. Só no ano passado é que consegue o feito de aparecer em mais de 10 sets.

É uma peça com uma utilização algo específica mas que pessoalmente não vejo mal a sua presença na parede mais interessante de Lisboa.

1 em 3 estrelas

 

https://www.bricklink.com/catalogItemIn.asp?P=30136&colorID=1&in=A

Madeira em branco que aparece pela primeira vez em conjuntos Castle Ninjas no ano da nossa expo e logo em boas quantidades (um dos conjuntos tinha 33 unidades!). A peça em si pouco mais antiga é, 1996, e esta em branco já apareceu em 89 conjuntos. No entanto apenas a partir de 2015 é que começa a aparecer com alguma relevância.

A utilização desta peça a representar madeira pintada de branco é talvez a mais vulgar e imediata. No entanto, estas ondulações podem ser utilizadas para simular outros materiais e até ruído em superfícies lisas (o Jakob fez isso na sua Torre de Belém).

Vale a pena ter um bom punhado em casa já que facilmente pode ser utilizada.

2 em 3 estrelas

 

Como sabem, estas análises reflectem a minha visão do hobby e, como sempre, fica o aviso que as peças podem não estar disponíveis na altura da vossa visita à loja. Fica aqui o link para um documento onde mantenho um registo das peças avistadas na loja.

Podem percorrer as análises anteriores através deste link.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:45



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog