Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Enquanto a parede lisboeta está num estado lastimável, o mundo continua a girar e eu a fazer estes artigos. Sim, haver demasiadas gavetas vazias é chato. Mas vamos ser honestos, não é algo essencial para viver para o comum dos mortais, nem para um AFOL que facilmente consegue peças através de outras vias. Claro que algo se passa errado, seja na loja, ou na Percassi ou na própria LEGO. Mas isso não é o propósito deste artigo.
Vamos ao que interessa, mais cinco peças!
Dark Bluish Gray Brick, Modified 1 x 2 with Log Profile
Uma peça de 1996 que é, talvez, um dos maiores contributos do tema Western. Isso e os narizes desenhados nos peles-vermelhas que afinal eram amarelos.
A versão neste novo cinzento escuro surge, é claro, em 2004. Havia também no cinzento antigo, que de 1998 a 2003 apareceu em 16 conjuntos diferentes.
Esta versão já vai nos 182 conjuntos e nos últimos 6 anos nunca aparece em menos de 10 conjuntos por ano. Curiosamente os temas em que é mais comum (23 sets em cada) é o NinjaGo e o.. Super-Heroes.
Esta é uma peça que facilmente pode-se encaixar em vários tipos de construção. A utilização mais óbvia é a de madeira pintada ou mesmo envelhecida, mas pode passar por sofás ou outras superfícies fofas nos interiores das casas ou até mesmo para criar ruído em paredes mais monótonas.
Vale a pena ter um bom punhado em casa.
2 em 3 estrelas
Dark Bluish Gray Rock Panel 2 x 4 x 6
Ok, eu sei que com esta peça podemos elevar o terreno de forma fácil e com um aspecto melhorzito. No entanto, é o próprio formato esculpido da peça que me faz torcer o nariz já que além de ter um aspecto que se afasta do conceito de blocos de construção, dificulta as modificações.
Segundo o Bricklink esta é uma peça de 2005… bem na verdade é de 2004 mas como surgiu com um padrão, faz com que tenha uma entrada diferente na base de dados. O que vale é que eu lembrei-me do tema em que surgiu, Alpha Team, Mission Deep Freeze, portanto notei o erro. Nesta cor já surgiu em 80 conjuntos (a cor mais comum) desde 2007. Nunca saiu em mais de 10 sets num mesmo ano e o tema em que foi mais vista é o Ninjago. Mesmo assim, acho que a de ver tanto, posso considerá-la relativamente comum.
Pessoalmente não gosto dela e é raro utilizá-la. Como podem ver neste trabalho que ando a fazer, esqueço-me que ela existe mesmo em situações em que a poderia utilizar.
Para quem acha que precisa delas, que traga um bom molho com o cuidado necessário para tornar o espaço ocupado o mais eficiente possível. O pessoal mais avançado vai ignorar esta rocha.
2 em 3 estrelas
Na minha primeira visita à loja de Lisboa, um dos pontos fracos que notei na oferta de peças foi a falta de slopes tradicionais. É que é cada vez mais raro haver conjuntos (com um preço decente) em que tenhamos uma boa quantidade de slopes tradicionais para uma qualquer criança conseguir fazer um telhado. Logo, o Pick & Build poderia ser uma boa maneira de minimizar esse problema.
Por isso vejo com bons olhos a presença desta peça, apesar de não ser a melhor escolha quanto a slopes. Uma 2x4 em vermelho ou azul (mesmo que escuro) ficaria de longe melhor.
De qualquer forma, esta peça é de 1983 e a versão em preto surge dois anos depois. Fiquei relativamente surpreso em que nestes 40 anos só tenha surgido em 50 sets. Talvez para isso ajude o facto que nos primeiros vinte anos só tenha aparecido em 6 conjuntos…
Pode não ser uma peça muito importante nas mãos de um AFOL, mas com certeza que nas mãos de muita gente vai ser fundamental. Portanto, a quantidade a pôr no copo tem que ver com o estilo de construção que se faz em casa.
2 em 3 estrelas
Trans-Light Blue Door 1 x 3 x 6 with Stud Handle
Com o aparecimento da janela 1x6x6 na parede (analisada aqui), era inevitável que esta peça também se fizesse acompanhar. Pena não estarem as duas ao mesmo tempo na loja. Aliás, julgo que estas peças que normalmente são usadas em conjunto, deveriam estar na mesma slot. Exactamente como aconteceu na inauguração com as janelas 1x4x3 e respectivo vidro.
Esta peça apareceu no ano passado e nesta cor já existe em 18 sets. Reconheço que há alguma pertinência da sua presença por, primeiro, ser a única porta no sortido e, segundo, por ser bastante recente. Levem, mas duvido que vão precisar de muitas!!
2 em 3 estrelas
Apesar de ser uma peça bastante comum, é a primeira que estou a analisar nesta série de artigos. Aliás, segundo os meus registos, é esta é a única cor que passou pela parede. A peça é da altura em que as plates surgiram em 1962 e esta versão é de 2004. No Bricklink refere a presença num set de 2002 e outro de 2003, mas devem ter sido novas edições com os cinzentos de 2004. Curiosamente, em cinzento claro antigo, a primeira é de 1962 e nos seus 41 anos de existência apareceu em 370 conjuntos. Esta versão com o cinzento novo, em 19 anos já vai nos 1026 conjuntos.
Yeps, a LEGO lança cada vez mais conjuntos.
O problema desta peça é mesmo esse, é vulgar.
É útil, gastam-se aos pontapés, mas duvido que a maior parte do pessoal que tenha peças soltas, que não tenha umas quantas.
1 em 3 estrelas
Como sabem, estas análises reflectem a minha visão do hobby e, como sempre, fica o aviso que as peças podem não estar disponíveis na altura da vossa visita à loja. Fica aqui o link para um documento onde mantenho um registo das peças avistadas na loja.
Podem percorrer as análises anteriores através deste link.