Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Análise das peças do Pick & Build Lisboa (Parte 37)

por baixinho, em 04.09.23

Depois de um bom punhado de dias sem computador e sequer acesso à Internet, volto à árdua tarefa de analisar as peças que vão aparecendo na famosa parede lisboeta. Pena que por vezes a sua presença seja algo efémera.

 

Trans-Dark Blue Tile 1 x 4

Por vezes acontece que não tenho grandes certezas quanto à cor da peça e este é um dos casos. Em algumas fotos diria que é a versão trans-light blue, noutras esta. Como a última foto que vi fiquei na ideia que seria a versão escura, analiso essa.

Pena, que a versão light faria companhia à 1x2 que já apareceu na parede.

No entanto, a variação pode ser encarada com um ponto positivo, já que aumenta a palete de tiles transparentes disponíveis. Continua a ser uma excelente peça para a água, apesar do tamanho torná-la um pouco menos versátil. Claro que a sua utilização não se esgota na água, já que, por exemplo, estou a vê-la perfeitamente a ser utilizada como janelas em naves espaciais em micro-escala.

A peça é de 1987 e esta versão surge em 2011. Desde aí já percorreu 61 conjuntos o que não a torna propriamente numa peça vulgar. Vejo a sua introdução no sortido do Pick & Build como bastante interessante e é daquelas que pretendo trazer um bom lote para casa.

3 em 3 estrelas

 

Black Bar 1L with 1 x 1 Round Plate with Hollow Stud

Curiosamente eu encaixo esta peça em casa na zona das plates modificadas, mas já há algum tempo que sinto que poderia saltar para as barras. Exactamente como o Bricklink fez.

Esta frigideira (já ouvi alguém chamá-la assim) é daquelas peças que considero extremamente útil para certas situações. No entanto, a sua vulgaridade faz-me questionar a sua presença na loja.

A peça é relativamente recente, 2017, e a versão em preto é do mesmo ano e a mais comum (274 sets).

Apesar de gostar da peça, não vejo como utilizá-la em grandes quantidades (ok, já vi uns telhados que a usam, mas não gostei do efeito). Logo as que se vão arranjando nos sets e outras compritas, são mais que suficientes para eventuais utilizações.

Fica aqui um paradoxo, gosto da peça, mas acho que não acrescenta valor à parede.

1 em 3 estrelas

 

Medium Nougat Plate 1 x 5

É uma 1x6? É uma 1x4? 

Não, é uma 1x5!

Apesar de aos poucos estar a habituar-me à peça, ainda continuo a questionar-me a pertinência desta peça. Não acredito que o caminho seja fabricar toda a qualquer peça, mesmo sendo de formato básico, já que isso iria distorcer um dos pontos mais interessantes de construir com peças LEGO. Os seus limites. Há que haver um equilíbrio e é notório que a LEGO anda a esticá-lo.

Esta peça surgiu em 2021 e esta é uma das 8 cores existentes. Apareceu em 2021 e desde aí já habitou 18 conjuntos.

Provavelmente a melhor coisa desta peça seja a sua cor já que faz pandã com a 1x2 que costuma estar na parede. Ser 1x5 ou 1x6 é quase indiferente.

2 em 3 estrelas

 

Trans-Dark Pink Brick 1 x 2 without Bottom Tube

Já tivemos esta peça em vermelho transparente e azul claro transparente e esta é, de longe, a que eu acho menos útil da família.

Peça de 1954 (sim, é anterior à versão com tubinho) e que nesta cor apareceu num ano bem redondo, 2000. Desde aí já apareceu em 65 sets com um estranho hiato entre 2005 e 2014.

Pessoalmente acho que é um desperdício a sua presença no Pick & Build.

1 em 3 estrelas

 

White Plate, Modified 1 x 2 with 1 Stud with Groove and Bottom Stud Holder (Jumper)

Por vezes referida como a peça preferida por alguns notáveis, a verdade é que a versatilidade desta peça é inegável. Também é inegável que o aparecimento de outras peças com funções similares fizeram que a jumper tradicional perdesse um pouco o seu protagonismo.

A sua utilidade versa principalmente na possibilidade de colocar outras peças em off grid. Claro que pode ser utilizada de outras formas, mas só essa característica eleva-a a um patamar de excelência para a sua presença na loja lisboeta.

Esta peça é de 2010, mas teve outras versões cuja a mais antiga remonta a 1978. Esta nova versão em branco já surgiu em 665 conjuntos o que a torna demasiado comum para estar aqui. Para terem uma ideia, no ano passado teve presença em 78 sets diferentes!!

Peça útil mas que facilmente toda a gente tem uma boa quantidade delas em casa. No entanto, ao contrário da segunda peça desta lista, até consigo perceber a sua presença já que facilmente estou a ver situações onde podem ser gastas dezenas.

2 em 3 estrelas

 

Como sabem, estas análises reflectem a minha visão do hobby e, como sempre, fica o aviso que as peças podem não estar disponíveis na altura da vossa visita à loja. Fica aqui o link para um documento onde mantenho um registo das peças avistadas na loja.

Podem percorrer as análises anteriores através deste link.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:48



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog