Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Faz hoje um ano que comecei esta série de artigos que, sinceramente, não estava à espera que tivesse uma longevidade tão grande. Curiosamente, estou a escrever na centésima página do documento que uso como rascunho para estes artigos. O que pode dar uma ideia da quantidade de palavreado que isto ocupa.
A longevidade destes artigos é algo que devo agradecer aos leitores (é o tipo de artigo que tenho mais visitas… bem mais que os reviews de sets) mas também ao pessoal que vai fotografando as peças para eu poder andar mais ou menos ao corrente do que se passa a mais de 400 kms de casa. Em especial ao Miguel Santos que tem sido meticuloso nas suas reportagens fotográficas que partilha no grupo de Facebook dedicado à loja Lisboeta.
A intenção é, claro, continuar com estes artigos. Apesar de eu próprio já sentir algum cansaço, acredito que a abertura da loja em Matosinhos vá dar alguma força à tarefa.
Será que vou aguentar mais um ano a escrever sobre peças que aparecem no Pick & Build das lojas LEGO em Portugal? Não sei e, sinceramente, não é uma coisa que me preocupe.
Preocupa-me mais as falhas que a loja tem tido em alimentar a parede. Não sei se a falha está na loja, na Percassi ou na própria LEGO e, sinceramente, não me interessa. Acho que é desolador e frustrante para quem vai de propósito à loja comprar peças e ver uma boa parte das slots vazias. Por exemplo, das cinco peças que vou analisar hoje e que foram registradas pela primeira vez a 26 de julho, apenas duas continuavam disponíveis um mês depois.
Bem, acho que desta vez já escrevi bem mais do que o habitual, por isso fica aqui a análise de mais cinco peças:
White Brick, Modified 1 x 2 x 1 2/3 with Studs on Side and Ends
Estava na ideia que já tinha visto esta peça em preto na parede, mas não aparece nos meus registos. Portanto fico com a impressão e trato dela como peça nova por estes lados.
A peça é mesmo recente já que apareceu em 2020 na versão negra no interior do Mickey e da Minie. Esta versão em branco apenas surge no ano seguinte e desde aí já anda no interior de 39 sets.
Esta é uma peça curiosa que veio aumentar ainda mais as possibilidades de colocar peças em SNOT. Com duas destas é possível colocar peças em 4 direções diferentes e isso pode resultar em algumas estruturas esteticamente e estruturalmente interessantes.
No entanto, a sua utilização pode ser bastante difícil em mãos não tão hábeis. Por isso a sua presença pode não ser tão pertinente no Pick & Build.
2 em 3 estrelas
Trans-Light Blue Bar 4L (Lightsaber Blade / Wand)
Que raio de peça para estar aqui!?
A barra 4L tem sua origem no tema Guerra da Estrelas logo no seu início em 1999. Nos meus primeiros sets como AFOL (sim, nessa altura) olhava para esta peça mais como um acessório de minifigs do que propriamente como peça de construção. Claro que passados alguns anos dei por mim a utilizar esta peça em outras situações já que revelou-se bastante útil quando junta a peças com clip.
Esta versão em trans-light blue apareceu logo no início já que é a cor do sabre de luz do Luke Skywalker. Desde aí apareceu em 267 conjuntos e não é difícil de imaginar que mais de metade deles (144) fazem parte da família Star Wars.
Gosto da peça, já não acho tão interessante a cor e sinceramente não vejo o interesse de a ter na parede.
1 em 3 estrelas
Lavender Brick, Modified 1 x 4 with Masonry Profile
Lavanda?
No início pensei que esta peça fosse em LBG e até a cheguei a registá-la. Mas depois uma olhada com mais atenção à foto fez-me emendar o erro.
Claro que preferia em LBG e não em lavanda…
Nada contra a cor (gosto das folhas, por exemplo), mas para esta peça em específico prefiro o muito mais versátil cinzento claro.
A peça é de 2014 e apesar de não ser tão versátil como a irmã mais pequena de 1x2, em grandes superfícies torna-se mais interessante porque permite menos falhas entre as peças. Esta versão em Lavender aparece em 2020 e desde aí em apenas 6 conjuntos. Mesmo sendo rara e ficar relativamente bem nos conjuntos Harry Potter, não me convence e duvido que a utilizaria facilmente.
Mesmo assim acho que iria dar o benefício da dúvida e trazer umas quantas.
2 em 3 estrelas
Dark Bluish Gray Plate, Modified 8 x 8 with Grille and Hole in Center
A versão original desta peça remonta a 1989 e foi introduzida com o tema dos piratas. Esta versão já é de 2005 e diferencia-se pelo orifício central.
Esta versão em DBG é também de 2005 e é a mais vulgar já que saiu em 75 conjuntos. A segunda cor mais vulgar é a inusitada dark tan com 17 sets. Curiosamente esta é uma peça que não sinto dificuldades em utilizações onde a cor pode não bater completamente certo com o contexto. Também acho que é versátil já que o seu formato em grelha não impede que ela seja utilizada como uma vulgar plate 8x8.
Tem um problema, é grande e vai ocupar bastante na hora da colocar no nosso copo ou embalagem de cartão. Mesmo assim, penso que valha a pena trazer algumas.
3 em 3 estrelas
Se até vou compreendendo os bricks altos como os 1x1x5 e os 1x2x5 por questões de estabilidade de algumas construções. Este já me faz alguma confusão. Ok, é bom para colocar uns autocolantes… mas como não os uso…
A peça é de 2019 (pensava que era mais recente), a versão em tan é do mesmo ano e apenas saiu em 7 conjuntos. Sim, bem rara.
No entanto preferia que esta slot fosse ocupada por um simples brick 1x4 da mesma cor.
Levaria duas ou três como curiosidade.
1 em 3 estrelas
Como sabem, estas análises reflectem a minha visão do hobby e, como sempre, fica o aviso que as peças podem não estar disponíveis na altura da vossa visita à loja. Fica aqui o link para um documento onde mantenho um registo das peças avistadas na loja.
Podem percorrer as análises anteriores através deste link.