Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Mais duas minifiguras e pronto, já deu para perceber que esta série vai ter uma cadência bem mais calma que a das peças do Pick & Build lisboeta. Siga.
ROBOT WARRIOR (71037 Collectable Minifigs Series 24)
Ora aqui está uma figura que à primeira vista não me causou grande impressão. Sim, é de estranhar, já que são bem conhecidas as minhas preferências pela ficção científica em geral. No entanto, há alguns detalhes na figura que me fazem torcer o nariz e começa logo pela aproximação ao animé. Gosto de animação japonesa, mas há alguns estilos que não aprecio muito como os gundam e coisas do género. Mas a verdade é que depois de ter a figura na mão, de ter apreciado como deve de ser as impressões e deliciado com o efeito da arma, lá fiquei mais convencido. Ok, poderá não ser uma figura que facilmente vá integrar um dos meus MOCs ou que preencha um vazio no mundo LEGO já que a acho quase redundante, por exemplo, com o Battle Mech da série 9. No entanto acho que mesmo assim o pessoal da LEGO esmerou-se na qualidade.
Apesar de não ser propriamente uma figura que ache essencial para o meu tipo de construções, não me parece que seja difícil ver um enxame delas a povoar um MOC. Sim, vejo-a como um soldado de um batalhão e não como um herói, personagem única. Como disse acima, acho-a um pouco redundante com o Battle Mech da série 9, mas ao mesmo tempo acho que também podem ser vistas como complementares. Sim, para mim seria esta a parelha ideal e não o astronauta clássico em castanho da mesma série como poderia-se pensar.
Quanto a peças, wow. Por onde começar. O capacete pode não ser o mais usual, mas é inegável a sua qualidade. A arma é um portento. Adoro a inclusão de todas as peças e o facto de várias delas aparecerem como extra, é um.. Extra agradável. As impressões da figura são irrepreensíveis.
É uma figura que poderia passar ao lado do meu interesse, mas a qualidade do desenho é excelente o que faz com que se torne uma estrela. No entanto, não me vejo a incluí-la numa das minhas construções.
2 em 3 estrelas.
BATTLE GODDESS (71007 Collectable Minifigs Series 12)
A escolha para esta parte da análise obedece a um procedimento simples, vou abrindo as caixas onde as figuras coleccionáveis estão mais ou menos amontoadas e escolho uma que ache interessante. O resultado provável é que isso vá levar a uma opinião positiva logo à partida.
A beleza desta deusa grega (presumo que o escudo indique essa parte do mundo) só me faz aumentar a curiosidade para as razões da LEGO nunca ter enveredado por um tema sobre a mitologia clássica. Se até Hollywood de vez em quando visita o género em busca de lucros, porque raios que a empresa dinamarquesa não pensa no mesmo?
Bem, deixemos o meu longo desagrado com algumas orientações temáticas do pessoal da LEGO e vamos falar desta minifig em especial. Primeiro, não estou a ver necessitarmos de um exército de deusas guerreiras mas, no entanto, as peças que a compõem podem muito bem ser necessárias num bom número. Isso é inegável para o escudo e para a lança. Também o poderemos considerar para as pernas, torso e “saiote”. A cabeça.. Ok. Mas o capacete com o cabelo loiro agarrado já pode ser questionável. Para que raios irei querer um bando de guerreiras loiras? Hummm. Por isso é que sempre achei que as peças cabelo+chapéu algo esquisitas. Neste aspecto a Playmobil foi mais inteligente.
Com isto dá para perceber que adoro os acessórios, apesar de à primeira vista parecerem algo espartanos (yeps, trocadilho). O escudo é algo que consegue transmitir perfeitamente as modas da velha grécia e parece-me que seria incontornável num MOC do tema. O que faz pensar na questão dos MOCs e se vem ou não colmatar uma falha no mundo LEGO. Só não colmata porque a oferta da LEGO para este tema incontornável na cultura europeia é pobre e, sendo assim, iriamos precisar de mais figuras para compor a coisa. Portanto, a introdução desta minifig é excelente mas necessita de mais variedade proporcionada por mais figuras do tema, seja vindas de um tema ou de outras séries (que até existem, mas parecem demasiado específicas).
Isto faz-me levar para outro ponto. Com quem posso emparelhar esta deusa? Na própria série parece-me uma tarefa impossível, portanto fui dar uma vista de olhos às restantes. Temos algumas personagens ligadas à mitologia grega como o Cyclops da série 9, a Medusa da série 10, o Minotauro da série 6 e o Espartano da série 2. Talvez também possa considerar o Flying Warrior da série 15 e o Ocean King da série 7. Afinal, até temos alguma coisa ligada ao período clássico, mas mesmo assim acho pouco, já que a maior parte são personagens únicas. Voltando à questão da parelha, destes todos gosto de a ver com o Minotauro já que me parece que seguem também uma linha gráfica comum.
Apesar de não ser propriamente uma figura perfeita, acho que vem colmatar uma falha e o seu potencial de exército está nas peças em si e não na figura (o que também é bom). Acho que graficamente está excelente e não me importaria de ter várias cópias!
3 em 3 estrelas