Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
O Pick & Build (AKA Pick a Brick) na loja certificada da LEGO em Lisboa foi provavelmente uma das maiores surpresas na abertura e é provavelmente a característica que, para mim, torna a loja mais atraente.
O funcionamento é muito simples. Numa parede temos uma quantidade apreciável de recipientes com peças. A grande maior parte dos recipientes contêm apenas um tipo de peça, mas alguns deles podem conter dois tipos (vi duas destas situações) e, sinceramente, não vejo nenhum impedimento para conter três ou mais. Depois é escolher um dos copos e encher com peças a gosto. O maior custa 20 euros e o menor 12 euros. Aparentemente compensa escolher o maior, mas não testei o volume!
No entanto é vulgar pensar que o tipo de peças disponibilizado pode não ser o melhor já que pode haver várias condicionantes que perturbam a escolha ideal. Na realidade essas condicionantes são (oficialmente) desconhecidas dos clientes, algumas delas devem ser fáceis de imaginar. Por exemplo, as peças tem que estar disponíveis nos armazéns para este tipo de actividade, o custo de produção deve estar dentro de certos limites, etc. Outras já devem ser difíceis de descobrir. Por exemplo, eu acho que as cores são uma condicionante já que não deve ser coincidência que a parede tenha um aspecto colorido tão certinho, como podem verificar na fotografia acima.
O objectivo desta série de artigos é analisar as peças disponíveis que se encontram na parede do LCS de Lisboa. Vou tentar pegar em três peças em cada artigo e dar a minha opinião sobre a sua raridade e utilidade com uma avaliação final de 1 a 3. Sim, a avaliação é subjectiva e baseia-se na minha perspectiva do hobby e basicamente é uma escala de “não preciso desta peça” a “esta peça é imprescindível no meu stock”. Vou tentar ter alguma regularidade nestes artigos e, claro, tentar acompanhar a oferta da loja.
Dark Turquoise Window 1 x 4 x 3 - No Shutter Tabs
Esta foi a primeira peça que me chamou a atenção. Janelas dão sempre jeito e nesta cor não conhecia. Bastou uma pequena pesquisa (que podem seguir no link acima) para perceber que apareceu em 2018 em dois sets das princesas Disney (logo era basicamente impossível ter dado por ela) e que desde aí apareceu em 7 sets Friends e um Ninjago, portanto 10 no total. Como é uma peça que é relativamente vulgar hoje em dia, pode indicar que este tipo de actividade não servirá propriamente para arranjar peças raras. Gosto da peça em si e gosto da cor, já que introduz alguma variedade. Dá sempre jeito ter um bom lote em casa para quando decidirmos construir algo que utilize janelas desta cor.
De notar que no mesmo recipiente encontra-se o vidro respectivo para esta janela. Portanto aconselho contar o número de janelas e retirar o mesmo nº de vidros. Aliás, o ideal é encaixar no local para assim ocupar menos espaço no copo!
3/3
Tan Plate, Modified 2 x 2 with Groove and 1 Stud in Center (Jumper)
Esta jumper apareceu em 2009 e desde aí que é uma peça fácil de encontrar. Para terem uma ideia, nesta cor apareceu em 124 sets segundo o Bricklink. Isso também denota que é uma peça que facilmente pode ser utilizada. A sua utilização mais vulgar é a capacidade de mover o grelha tradicional da LEGO meio stud nos dois sentidos, mas pode ser utilizada em muitas outras situações como por exemplo aleatoriamente numa superfícies de tiles para quebrar a monotonia. No entanto acho que todas estas utilizações são indicadas para AFOLs já com algum traquejo. É, por isso, uma peça relativamente útil , mas vulgar. Portanto acho que poderia haver melhores escolhas para a parede.
2/3
White Plate, Modified 1 x 2 with Bar Handles on Ends
Esta peça fez a sua primeira aparição em 2015 e a versão em branco aparece em 11 sets diferentes de vários temas a partir de 2019. É uma peça que considero que está no meio termo entre as peças básicas e as peças específicas já que é de fácil utilização mas a sua utilidade vê-se melhor em situações bastante específicas. É sempre bom ter algumas no nosso stock, mas já me pergunto se valerá a pena ter uma grande quantidade delas.
1/3
Não consigo prometer uma regularidade certa para estes artigos, mas se este assunto vos interessa, podem sempre dar uma vista de olhos neste grupo de Facebook que foi criado a pensar nesta parede lisboeta em particular!
(imagens das peças retiradas do Bricklink)