Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Cádmio no meu LEGO?

por baixinho, em 31.01.17


Pois, leram bem.


Quando li esta pergunta, pensei logo: "nahh, cádmio nas peças LEGO, impossível!"


Qual não foi o meu espanto ao ler uma resposta que dizia que sim, chegaram a ser fabricadas peças LEGO onde o cádmio era utilizado como aditivo para estabilizar as cores vermelha e amarela. Isto aconteceu nos primeiros anos em que a LEGO utilizou ABS, ABS este que era proveniente dos dois fornecedores mundiais deste tipo de plástico, a Bayer e a Borg-Warner.


Como dá para ler na resposta à pergunta (através do mesmo link), esta inclusão do cádmio (metal tóxico) nas peças não era perniciosa para as crianças. A LEGO (ou melhor, os fornecedores de ABS) deixaram de utilizar o cádmio para estes fins devido a pressões ambientalistas e a partir de 1973 as peças LEGO deixaram de ter cádmio.


Interessante referir que esta alterações fez com que estas cores ficassem com tons ligeiramente diferentes. Parece que na altura não houve qualquer confusão como aconteceu em 2004, quando alteraram os cinzentos.


De notar que a resposta provêm de palavras do Gary Istok que, para quem não sabe, é o supra-sumo dos historiadores sobre LEGO.


 


 


Imagem retirada de um artigo na Wikipédia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds