Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Caixa de jogos

por baixinho, em 15.05.20

Lego IDEAS The Game Box

Ora aqui está uma coisa que penso que existia em qualquer lar com crianças nos anos 80. Um jogo que na verdade continha componentes para se jogar vários dos jogos de tabuleiros mais conhecidos (e que não tinham propriedade intelectual).

Como tenho vários irmãos e na rua em que vivia haviam várias crianças na minha faixa etária, era normal juntar-mo-nos para brincar, na rua se tivesse bom tempo (ou assim-assim) ou na casa de um de nós no caso de chuva. Nas casas haviam sempre jogos de tabuleiro e de cartas para preencher as tardes, sejam os mais básicos como os representados neste MOC do Armored Bricks, sejam os mais comerciais como o Monopólio ou o Scrable, ou até mais obscuros como o Espaço 235, Bolsa ou Estrela Africana. Sim, papel e caneta também serviam para o Stop, o Batalha Naval e outros que caíram no esquecimento. Isto era apenas o topo do iceberg dos jogos que passaram pela minha infância e, acredito eu, a infância de muitos outros.

Sim, também havia LEGO. Mas era reservado para brincadeiras mais solitárias. Penso que todos na rua tínhamos algumas peças LEGO ou até outros brinquedos de construção, no entanto foram raras as vezes que serviram para brincadeiras em grupo. Era um brinquedo para os momentos mais a só. Não perguntem porque isso acontecia. Talvez porque fosse um brinquedo caro/raro e houvesse medo, tanto pelos pais como pelas próprias crianças, de ser perdido. Talvez o próprio brinquedo apele a brincadeiras a solo. Ou talvez esteja a ser um pouco selectivo nas minhas memórias ou a ver apenas uma das realidades :)

Lego IDEAS The Game Box

Estranhamente enquanto adulto vejo o brinquedo LEGO também como ferramenta social. Apesar da sua vertente solitária, dou-lhe um carácter social bastante vincado ao hobby. Mal comecei a comprar sets e construir os meus primeiros MOCs, tratei de partilhar as minhas criações. Fundei um LUG (grupo de utilizadores de LEGO), criei este blog, fundei ainda outro LUG, participei e organizei eventos, concursos e estive presente de várias formas em muitas outras actividades que envolveram as peças LEGO e pessoas, muitas pessoas. Portanto, um hobby que pode ser considerado essencialmente solitário pode ter uma boa componente social.

Quanto a este MOC do Armored Bricks que despertou imensas memórias, é relativamente básico e de construção simples. No entanto acho que é isso mesmo que pede, já que os jogos da altura também o eram. A ideia da caixa e a representação de cada um dos jogos é perfeita e mais que suficiente.

Lego IDEAS The Game Box

Apesar de actualmente adorar jogos de tabuleiro, sou incapaz de jogar qualquer um destes jogos. Aliás, alguns deles até abomino. O panorama dos jogos de tabuleiro evoluiu imenso nos últimos anos criando uma espécie de fronteira entre um antes e um depois do ano 1995. Mas isso são outras histórias.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:44


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds