Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Construção de MOCs

por baixinho, em 08.05.09

Com a fundação do Fórum 0937 e consequente criação da respectiva Comunidade, a criação de MOCs teve um desenvolvimento peculiar na maior parte dos seus membros.

No primeiro ano de vida do Fórum, a criatividade dos membros foi desafiada através de várias vertentes. A introdução de concursos de MOCs (uma novidade na realidade portuguesa do hobby LEGO), a extensiva análise a MOCs criados lá fora, a observação dos resultados de concursos internacionais, a discussão de WIPs (work in progress), a apresentação de MOCs onde o cuidado da fotografia também contava, a discussão e aconselhamento após a apresentação dos MOCs, etc.

O desenvolvimento da qualidade dos MOCs apresentados no fórum foi notório. As referências de MOCs de membros da Comunidade nas páginas internacionais começou a ser frequente e com dois anos e meio, a Comunidade já tinha alguns membros premiados em concursos internacionais.

Criou-se uma dinâmica onde a qualidade das construções foi crescendo e hoje em dia temos vários membros que são reconhecidos internacionalmente pela qualidade das suas criações.

Claro que não chegamos à excelência de alguns grupos como o polaco ou grupos temáticos como o classic-space. No entanto, ser membro da Comunidade significava (e significa) estar incluído num grupo onde estão alguns nomes conhecidos na cena internacional.

Nesses primeiros tempos o paradigma utilizado para a maior parte dos MOCs apresentados no fórum era a apresentação via Internet, onde a estética, originalidade e qualidade são características essenciais.

Nos últimos tempos temos assistido uma mudança nesse mesmo paradigma. A Comunidade com a primeira edição do TOMARLEGO apercebeu-se que os pequenos MOCs criados na sua primeira fase por norma não funcionavam bem em exposições abertas ao público. Se uma boa foto de um pequeno MOC é mais que suficiente para os apreciadores na Internet, ao vivo e incluídos numa grande exposição, a conversa já é outra. Nesse mesmo evento, foram experimentados os primeiros passos de construção comunitária especialmente direccionada para eventos públicos.

Para o Club Meeting de Setembro passado, em Viana do Castelo, a Comunidade teve uma nova oportunidade de testar as suas capacidades em eventos públicos. O crescimento do display de cidade foi um ponto a favor, mas a grande surpresa (sem contar com a Catedral do Romão) foi mesmo o display medieval. Organizado por 4 pessoas (através de mails, fotografias, telefonemas e até vídeo-conferência) deixou de boca aberta toda a gente, incluindo os próprios participantes. Esse mesmo display esteve presente num evento fechado da LEGO (só para funcionários) em Lisboa e foi novamente um sucesso.

Com o aproximar do 2º TOMARLEGO a maior parte dos membros começaram a criar MOCs para estarem presentes no evento. Além da qualidade característica de grande parte das construções apresentadas na Comunidade, agora o objectivo passa por serem surpreendentes tanto para o público da área (normalmente via Internet) como para os visitantes da exposição e que por norma não estão tão informados com a qualidade que por aí anda e estão mais inclinados para outras características como o tamanho e a representatividade.

Assim, muitos dos últimos MOCs que aparecem na Comunidade e outros que irão aparecer, tem que possuir a característica de estarem preparados para um visionamento num evento público e também não ficarem mal na apresentação na Internet. Os públicos são diferentes e o trabalho de agradar ambos é ainda mais difícil.

Como tudo, este é mais um degrau a ultrapassar. A Comunidade 0937 tem respondido à altura (originalidade e qualidade) e arrisco a dizer que alguns displays a apresentar no 2º TOMARLEGO irão surpreender tanto os visitantes como a Comunidade AFOL internacional.


 


LBaixinho

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:22


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds