Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



DUPLO®

por baixinho, em 27.06.06


Para além dos bonecos, livros e DVDs, a Leila também tem LEGO® DUPLO (não seria ela filha de quem é :). 

Neste momento já não acha piada nenhuma ao LEGO QUATRO que lhe oferecemos no Natal. Já o passamos para as mãozinhas da prima Mafalda e começamos a colecção DUPLO.

O DUPLO e as construções que lhe fazemos despertaram nela a capacidade de criação. Para além de empilhar peças; uma actividade que ela nunca se cansa, percebe já que existem diferenças entre a construção LEGO e a realidade mas também percebe a analogia entre os dois. O carro LEGO embora com outras dimensões, sem portas, sem barulho, bancos ou volante é na mesma um carro. O mesmo se passa com as casas, comboios, animais ou os bonecos. Essa é a casa de partida para ela evoluir nas suas construções.

Inicialmente ficava frustrada e triste quando a construção se desmoronava, agora não, sabe que pode voltar a construir!!!  E como por vezes a construção não fica igual ao que estava, o espanto e a alegria saem redobradas.

Nesta altura a sua peça preferida é a plate DUPLO 2x4, e com ela está a melhorar substancialmente a motricidade fina.  Sabe que para o encaixe é necessário mais "jeito" que força. Põe a língua de fora e encaixa a peça com jeitinho, como o pai ;)

Para além de tudo utiliza o balde do conjunto 5352 como banco, encosta-a ao sofá e utiliza-o como banca de construção. Nenhum dos dois lhe mostrou que poderia fazer isso mas as idas para a LegOficina foram suficientes para ela ver como nós praticamos e que acaba por ser a forma mais confortável de construir. 

Estando bem sentada e ter uma base de construção à sua altura.

A LegOficina é um autêntico "parque de diversões" para ela. As estantes, as cores, o ruído que as peças fazem, tudo é uma festa, tudo é motivo para prestar atenção e querer tocar.

Já lá tem uma mesa e banco para o tamanho dela. Mas os baldes 4496, que estão empilhados no meio da LegOficina, exercem sobre ela o fascínio brutal. Abre-os, mete-lhe as mãozinhas e desata a fazer barulho no meio de grandes gargalhadas. Temos sempre muita atenção, estamos a falar de bricks pequenos mas até hoje foram muito poucas as vezes que as meteu na boca.

Prefere pegar-lhes e empilhá-las, de preferência alternando as cores.

Agora é acompanhar a evolução natural. Demorada mas divertida :) .

Tânia e Luís Baixinho

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:33


6 comentários

Sem imagem de perfil

De tânia a 28.06.2006 às 23:00

Obrigado.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog