Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Então o filme da LEGO não foi nomeado para os Oscars?
Por incrível que pareça, apesar na minha confiança relativa nos Oscars tendo em conta as características bem específicas dos votantes, fiquei admirado.
Mas depois de andar a ler várias reações ao sucedido, bem mais nos media dedicados ao cinema do que ao hobby LEGO, cheguei à conclusão que a não nomeação até deveria ter sido esperada tendo em conta os filmes que estavam ao barulho.
Ainda não vi nenhum dos filmes nomeados para Oscar de melhor animação, e dos cinco apenas pretendo ver três.
Estou curioso com o The Boxtrolls desde que vi o trailler no cinema. Parece-me daqueles filmes com um ambiente bem original e fora da linha habitual norte-americana.
Ainda mais curioso estou com o Song of the Sea. De alguma maneira o filme está ligado com o trabalho da Tânia e ao ela me falar da nomeação, rapidamente fui ver o filme anterior do realizador. O The Secret of Kells revelou-se um filme tão fantástico a nível visual que se o Song of the Sea seguir as mesmas passadas merece o Oscar apenas por ter sido desenhado.
Mas as minhas preferências para o Oscar vão mesmo para o The Tale of the Princess Kaguya (Kaguyahime no monogatari). O realizador Isao Takahata pode ser mais conhecido em Portugal por ter realizado a série de TV Heidi, mas para mim é simplesmente o realizador do O Túmulo dos Pirilampos (Hotaru na haka), filme que está tão bem gravado da minha memória e que me mexeu tanto comigo que duvido que alguma vez o esquecerei. Além disso creio que é o último filme dos míticos estúdios Ghibli a ter hipóteses de chegar ao Oscar, visto que anunciaram que iriam parar de produzir filmes.
Os outros dois filmes (Big Hero 6 e How to Train Your Dragon 2) são, pelo que tenho lido, o habitual da linha de animação norte-americana, portanto, um grande bocejo para eles :)
Sendo assim, e mesmo se o The LEGO Movie estivesse na corrida, o Oscar que vá para o The Tale of the Princess Kaguya e para os estúdios Ghibli, senão, que vá para o Song of the Sea para premiar a animação europeia que bem merece. Se não vai para um destes dois, que se lixe :)