Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Se não me engano, esta é a sexta vez* que a LEGO mostra-nos a Torre Eiffel (10181: Eiffel Tower, 21019: The Eiffel Tower, 854011: Eiffel Tower Magnet, 40568: Paris Postcard e 10255: Assembly Square). Vamos considerar que a 40579: Eiffel's Apartment é a sétima. A pergunta que faço é, porque raios nunca acertaram na cor?
(retirado do site oficial da torre)
Segundo site da torre, neste momento ela tem três tons de castanho, mas tendo em conta a percepção das cores utilizadas pela LEGO, o dark-tan seria a cor mais próxima. Pessoalmente acho que também seria uma cor mais interessante em termos de peças, mas pronto. Vamos lá ao press release e volto a seguir para mais alguns comentários.
Deixe-se encantar pela LEGO® Torre Eiffel — o set mais alto de sempre!
O Grupo LEGO revelou hoje a sua construção mais alta de sempre — o deslumbrante novo set LEGO® Torre Eiffel. Um dos monumentos mais reconhecíveis do mundo, o novo set LEGO vai levar-nos de imediato ao coração de Paris.
Como incorpora a altura e a arquitetura característica do famoso monumento, este imponente set LEGO atinge uns magníficos 149 cm uma vez concluído, pelo que se trata do último grito em forma de tijolo.
Uma maneira magnífica de acrescentar uma nova peça de exposição em casa, o set de 10 001 peças foi projetado para replicar com autenticidade a imponente torre de ferro forjado — completa com a maravilhosa treliça, três plataformas de observação, paisagismo, elevadores, um gabinete no topo, uma torre de transmissão e a bandeira francesa no ponto mais alto. O set pode ser ainda separado em quatro secções, o que torna mais fácil a construção, movê-lo e brincar com ele.
A Torre Eiffel foi construída entre 1887 e 1889 como peça central da Feira Mundial de 1889. Apesar de na altura o desenho ter sido criticado, tornou-se desde então um ícone cultural à escala global e uma das estruturas mais reconhecíveis do mundo.
Ao descrever o processo de conceção do novo set, Rok Žgalin Kobe, Designer da LEGO, comenta: «Queríamos encontrar a expressão derradeira em LEGO para a obra-prima de engenharia e arquitetura que é a Torre Eiffel. Seguimos os princípios estruturais da torre original à risca tanto quanto o Sistema LEGO nos permitiu. Durante a montagem, vamos descobrir técnicas de construção LEGO interessantes e inovadoras que dão vida às características arquitetónicas da torre em peças de LEGO. Uma vez concluído, podemos imaginar a sensação de cortar a respiração que é estar lá em cima e admirar a história rica da cidade de Paris. É o set perfeito para os fãs de viagens e arquitetura.»
O set LEGO Torre Eiffel estará disponível a 25 de novembro de 2022 nas lojas LEGO e em LEGO.com/Eiffel ao preço recomendado de 629,99 €.
INFORMAÇÃO ADICIONAL DO PRODUTO: LEGO® EIFFEL TOWER (10307)
Mais de 10000 peças (eheheh) com quase metro e meio de altura e isto faz-me fazer outra pergunta. Era necessário ser assim tão grande?
Por um lado sim. A torre é um monumento reconhecido mundialmente que se destaca na paisagem parisiense. A dimensão dada é a única forma de a poder destacar de outras construções LEGO, seja exposta insdiscriminadamente com outros sets, seja englobada num display com, por exemplo, modulares (mesmo não sendo à mesma escala).
Mas por outro lado, não. A LEGO anda a numa onda de quanto maior, melhor. Apesar de achar que isto também é fruto de uma parte dos fãs da marca (que por norma gostam de pensar: quanto maior o investimento, maior o lucro mais tarde; ou coisas do género), acho que é dever da marca pensar além do imediato e prever o que este tipo de caminho poderá resultar a longo prazo.
Além disso é evidente pelas fotos que a grande dimensão não disfarçou algumas das limitações das peças LEGO já que são perceptíveis algumas falhas nas treliças e alguns componentes em que apesar de se notar que não há peça melhor para aquela função, fica algo longe do real. Esse problema continuaria a existir num set mais pequeno mas aí as limitações das peças LEGO seriam, com certeza, mais desculpáveis.
Tanto o Taj Mahal como a Pirâmide de Gizé são excelentes exemplos do que tento desmonstrar. Acredito que a comunidade AFOL ficaria melhor servida com uma Torre na faixa dos 100-150 euros, mesmo que fosse um upgrade à 21019 de 2014 e que curiosamente é da responsabilidade do mesmo designer.
* sétima. Como a Helena Anjos refere no Facebook, existe ainda o conjunto 21044 Paris.