Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Classic
Ano de Edição: 2018
Número de Peças/Minifigs: 442/-
Preço LEGO®: €24,99
Link Brickset: https://brickset.com/sets/10715-1/Bricks-on-a-Roll
Além do 10712, este é o conjunto desta série que mais curiosidade me despertou já que é declaradamente um conjunto sobre rodas. Claro que não foram as rodas em si, já que não sou apreciador desse tipo de veículos, mas o facto de se ter um conjunto Classic cujos modelos propostos tem algo em comum.
A caixa é, se calhar exageradamente, volumosa e tem uma pequena pega no topo. Pega que acho desnecessária porque a abertura é a habitual lateral com recurso a fita cola. Ou seja, depois de cortada a fita cola, a caixa não tem nenhum “sistema” para ficar fechada, algo que acontecia com frequência noutros conjuntos do género mais antigos.
Ao abrir temos 6 saquetas de peças distribuídas por tonalidades sendo uma delas dedicadas às rodas e respectivas peças de suporte. A distribuição entre peças básicas e mais específicas parece-me boa e a distribuição cromática encaixa-se perfeitamente no que o tema nos vem habituando. Segundo o Brickset temos uma peça exclusiva (mas que na verdade segundo o Bricklink até é vulgar) e várias incomuns mas confesso que não consigo destacar nenhuma delas estando o valor do set mais na globalidade das peças e não em algumas especiais. Destaque também para um PP de 5,6 cêntimos, uma pechincha nos dias de hoje.
O livro de instruções tem uma dimensão próxima do a5 com 48 páginas. À semelhança de outros conjuntos do tema, apenas metade dos modelos propostos estão descritos no livro, já que os restantes as instruções estão na Internet no endereço www.lego.com/classic.
A construção dos modelos é relativamente simples, apesar de achar que alguns serão talvez um pouco complexos para miúdos de quatro anos de idade. Uma ou outra solução interessante quebra a monotonia do empilhar peças clássico nos conjuntos para os mais novos.
Quanto ao desenho dos modelos a qualidade é variável desde os mais apelativos até aos “para que raios eles colocaram isto aqui?”. Gostei particularmente do carrinho amarelo com a casa móvel a reboque já que tem linhas muito próximas ao veículos 4-wide do tema Legoland do início dos anos 70. O Artur já ficou mais agradado com a motorizada verde.. O que é de espantar já que dois dos modelos tem animais (cão a andar de skate (!) e carroça com cavalo floreado).
As Peças 9/10 (variedade interessante com um PPP excelente)
A Construção 710 (alguns modelos talvez demasiado complexo, metade dos modelos com instruções na net)
O Desenho 7/10 (qualidade variável)
Jogabilidade 9/10 (peças e modelos excelentes para um bom ponto de partida para construções originais)
É um conjunto com uma ideia interessante (rodas) e com uma distribuição de tipo de peças muito interessante. Apesar de alguns defeitos já que parte das instruções na net e a qualidade dos modelos é variável, é com certeza um bom conjunto para oferecer aos mais novos.
Conclusão 8/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)
Índice de reviews LEGO Classic é Clássico?
parte 2: review do 10706 Blue Creativity Box
parte 3: review do 10709 Orange Creativity Box
parte 4: review do 10712 Bricks and Gears
parte 5: review do 10692 LEGO Creative Bricks
parte 6: review do 10707 Red Creativity Box