Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



LEGO Fender Stratocaster

por baixinho, em 08.09.21

Yeps, finalmente colocamos os olhos no próximo Ideas e como começa a ser hábito, o resultado é excelente. Mas antes de tecer mais comentários, aqui fica o press release em português.

PÕE OS AMPLIFICADORES NO MÁXIMO, PARA RECEBER O NOVO LANÇAMENTO LEGO® IDEAS FENDER® STRATOCASTER®

 O Grupo LEGO anunciou o novo set LEGO® Ideas Fender® Stratocaster, submetido na plataforma LEGO Ideas pelo fã Tomás Letenay.

A icónica guitarra Fender® Stratocaster® tocada tanto por lendas da música como por estrelas emergentes e o som de guitarra padrão da indústria para vários géneros foi agora meticulosamente recriada em peças LEGO.

Sejam os fãs de rock & roll, de indie rock, de R&B ou de Heavy Metal, ou apaixonados por música no geral, o modelo LEGO da Fender Stratocaster de 1970 é com certeza um set que vai agradar a todos, deixando a opção de ser construída em preto ou em vermelho.

A guitarra traz vários pormenores autênticos como as seis cordas, os pinos de afinação e braço tremolo, para garantir a melhor distorção possível. Além disso há o suporte para exposição dobrável e um conjunto pedal e amplificador, para acompanhar. A cobertura do amplificador pode ser retirada, para mostrar vários detalhes do seu interior.

Tomás Letenay, um fã LEGO® eslovaco, participou originalmente na competição LEGO Ideas “Music for Our Ears” (“Música para os nossos ouvidos”) e os jurados do concurso gostaram tanto da sua submissão, que quiseram torná-la num set oficial. Sobre o design, Tomás comentou: “Costumava tocar guitarra quando era adolescente e sempre sonhei ter uma Fender Statocaster, mas nunca tive a possibilidade de comprar uma. A competição LEGO Ideas deu-me a oportunidade de criar uma em peças LEGO. A Stratocaster foi a minha porta de entrada no mundo da música e adoro ver o meu design exposto. Espero que os fãs de guitarra se divirtam tanto a construir o set como eu.”

Sobre o design de Tomás, Federico Begher, VP de Marketing Global no Grupo LEGO disse, “A Fender Statocaster é uma guitarra icónica e esteve na origem de várias músicas incríveis ao longo dos anos. Sabemos que muitos dos nossos fãs são apaixonados por música e esperamos que usufruam de cada detalhe, não só da guitarra, mas de todos os seus acessórios.”

Uma das guitarras mais influentes da história da música, a Fender Stratocaster é um instrumento não só bonito mas optimizado para ser o mais funcional possível, através do feedback de vários artistas. Construída para responder às necessidades de todos os músicos, dos iniciantes às maiores lendas da música, a Stratocaster é já um ícone do mundo da música. Desde o seu aparecimento em 1954, cimentou a sua posição no topo, sendo as suas formas um sinónimo de guitarras electricas e provavelmente a primeira que nos lembramos quando pensamos numa.

“A Fender Stratocaster foi desenhada para ajudar os artistas a desbloquear a sua criatividade, e várias décadas depois, o modelo continua a ser o presente e o futuro das guitarras, com o seu som distinto a ter um impacto inegável na história da música”, disse Richard Bussey, VP Fender de Acessórios, Lifestyle e Licenciamento. “A Stratocaster desenvolveu um culto de seguidores ao longo dos anos, como o Grupo LEGO. Ao juntar estas duas marcas, criamos um momento impar para os fãs de ambas.”

O set LEGO Ideas Fender Stratocaster vai estar disponível a partir de 1 de Outubro de 2021, em www.LEGO.com/fender, com um PVP recomendado a partir de 99€.

Mais informação sobre o set LEGO® Ideas Fender® Stratocaster® (21329)

  • Idade – 18+
  • Medidas:
    • Altura – 36cm
    • Largura – 11cm
  • 1.074 peças
  • PVP recomendado a partir de 99€

Sim, este meu post chega tarde, mas como devem ter reparado, a disponibilidade não tem sido a maior. O normal nestas alturas é simplesmente ignorar o press já que não é o objectivo deste blog andar em cima das novidades. No entanto como achei uma enorme piada a este set, decidi escrever algo.

A versão original da proposta é esta e assim podem verificar que o trabalho da LEGO apesar de seguir as linhas gerais da construção original, torna-a mais limpa e acrescenta vários e deliciosos detalhes. Apesar de ouvir imensa música (quem não ouve?), não sou propriamente um entendido em instrumentos musicais e apesar de já ter ouvido imensas referências à Stratocaster, apenas estou familiarizado com as formas.

Isto leva-me à pergunta quanto à pertinência deste set. Será que esta guitarra é assim tão conhecida para merecer um set LEGO? Bem, eu fiz-me essa mesma pergunta quanto ao Camp Nou e cheguei a duas conclusões diferentes.

Tanto um como outro são extremamente conhecidos no seu meio e ambos podem levar a (alguns) adultos não fãs de LEGO a comprarem o set para ter, digamos, um bibelô engraçado lá em casa. No entanto não consigo deixar de os diferenciar. A primeira razão é que a Fender surge de uma participação (não vencedora) num concurso Ideas o que a torna algo mais casual. O estádio é uma tentativa clara da empresa de chegar a um público específico, principalmente tendo em conta que vem no seguimento do Old Trafford. Sim, duvido muito que apareça uma Gibson no futuro, mas não me admiraria com mais um estádio daqui a dois ou três anos. 

Além disso e olhando como um AFOL, consigo olhar para a guitarra e ver uma construção digna em que se pode entrever várias técnicas de construção interessantes que potenciam uma grande experiência de construção. Algo que acontece com outros Ideas como a Typewriter. Quanto ao estádio não é preciso ser grande entendido para ver que a construção poderá chegar a ser penosa...

Por fim há a beleza das formas destas duas representações. Eu sei que estou a entrar em questões de gosto, mas a Fender é um objecto que criou um estilo próprio e é inegavelmente um ícone de design. O Camp Nou é.. e vou ser simpático, notoriamente um conjunto de remendos que foi crescendo mais ou menos organicamente. Como digo no review que fiz, tanta coisa interessante em Barcelona e foram fazer isto!

No fundo a Stratocaster é algo que consegue acrescentar alguma variedade à oferta para os AFOLs, apesar de ser mais indicada para os fãs de guitarras eléctricas.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds