Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
No passado sábado fui convidado para um evento LEGO no Planetário do Porto e desde já um grande obrigado ao convite! Como era dedicado aos conjuntos LEGO Space deste ano e como nunca tinha ido ao planetário (eu sei, uma falha grave), nem perdi muito tempo a ponderar o assunto. Mesmo trabalhando nesse dia, lá consegui arranjar as coisas para estar presente com o meu filho e companheira.
No evento, além do material do próprio planetário que abordarei mais abaixo, estavam expostos todos os conjuntos que a LEGO comercializa actualmente ligados ao espaço ou exploração espacial. À primeira vista poderá parecer pouco já que são apenas sets e já são todos relativamente conhecidos do grande público. No entanto dei por mim a dar uma vista de olhos atenta a todos os que não conhecia ao vivo. Estranhamente, apesar de estar imensamente habituado aos conjuntos LEGO, às vezes tenho dificuldade em avaliar os conjuntos apenas pelas imagens. Principalmente quando estão rodeadas com ruído como acontece nos catálogos da marca. Portanto durante o tempo que estive a olhar para as vitrines, deu para apreciar os conjuntos Technic, para enamorar-me ainda mais pelo Tales of Space Age, para voltar a pensar que Friends é melhor do que o suposto ou para continuar a achar que a Via Láctea ou o Artemis definitivamente e apesar da sua imponência, não são sets para mim. Esta pequena exposição é uma excelente forma de avaliar estes conjuntos para uma possível compra, já que pessoalmente prefiro vê-los assim que através do ecrã de um computador ou telemóvel. Além disso estão num local que potencia todo o ambiente dos conjuntos, o Planetário do Porto.
Adorei visitar o local tanto pela exposição e actividades permanentes deste equipamento, bem como o filme e viagem projectados no planetário. O filme que vimos (existem vários que são utilizados conforme o público) era infantil, mas de qualidade superior que até a mim me divertiu mesmo já sabendo tudo de trás para a frente. Fiquei ainda mais contente ao perceber que tinha sido produzido pela própria instituição, revelando assim a excelência do seu trabalho. Mas o melhor estava na segunda parte da projecção, uma viagem pelo espaço. No início não tinha percebido que a viagem não era por locais pré-estabelecidos, mas por onde o apresentador estava a decidir na hora. Raios, eu quero uma coisa daquelas em casa! Visitar as luas jovianas quando me apetecesse, sobrevoar Noctis Labyrinthus quando me desse na gana e visitar a cratera Tycho aos pequenos almoços à espera de ver um monólito enterrado algures. Claro que perguntei aos responsáveis se alugavam o espaço para ir fazer umas viagens de vez em quando. Não disseram que não.... Uma apreciação extra ao pessoal do planetário que tiveram-me que aturar, um maluquinho do espaço no meio de tanta coisa fixe!
Por isso acho que a LEGO teve uma excelente ideia em expor os sets espaciais no Planetário já que podemos assim ver e analisar todos os conjuntos de uma vez só e ao mesmo tempo adicionar à visita um equipamento espectacular. A exposição estará lá até ao final de Julho e algo me diz que há uma boa probabilidade de lá voltar novamente em família!
edit: mais algumas imagens, desta vez não foram fotografadas por mim.