Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



LEGO volta aos jogos de tabuleiro

por baixinho, em 26.01.24

Após dois meses inactivo volto com a notícia curiosa que a LEGO vai voltar a lançar jogos de tabuleiro originais. Curioso já que os boardgames são um dos meus hobbys preferidos. Mas antes de tudo, aqui fica o press release oficial.

Apresentação de Monkey Palace — Uma lúdica colaboração de jogos de tabuleiro entre o Grupo LEGO e a Asmodee

O Grupo LEGO e a Asmodee anunciam hoje o primeiro jogo de tabuleiro criado em conjunto, Monkey Palace. O jogo será apresentado oficialmente aos retalhistas e parceiros da indústria na Feira de Brinquedos de Nuremberga e estará disponível para compra a 3 de outubro na SPIEL Essen, a maior convenção de jogos de tabuleiro do mundo, e em alguns dos principais retalhistas globais.

Monkey Palace foi criado pelos designers de jogos David Gordon e Tin Aung Myaing e proporciona diversão em família para todas as idades. Trata-se de um jogo de estratégia ligeira em ambiente de selva pensado para dois a quatro jogadores, que incorpora elementos de cooperação e de competição.

 Os jogadores devem trabalhar em equipa, estrategicamente, para construir o Monkey Palace enquanto competem pela maior acumulação de tijolos e pontos, sempre sob o olhar atento do Macaco. O palácio vai tomando forma gradualmente, de que resulta uma construção impressionante com elementos LEGO que os jogadores podem expor em casa com toda a satisfação. O icónico LEGO System in Play significa que cada vez que o jogo de tabuleiro é jogado, a experiência de construção e a construção final são verdadeiramente distintas e singulares.

Birgitte Bülow, veterana da indústria e líder da equipa de criação de jogos de tabuleiro LEGO na Asmodee, declarou: «Estamos entusiasmados por levar todos os fãs de LEGO e jogos de tabuleiro nesta viagem, aliando a criatividade intemporal do Grupo LEGO à nossa paixão e experiência em jogos de tabuleiro. O uso das infinitas possibilidades dos tijolos LEGO foi fundamental na conceção deste jogo. Acreditamos que Monkey Palace oferece uma experiência de jogo extraordinária, capaz de fundir competição e colaboração, a entusiastas de jogos de tabuleiro em todo o mundo.»

Jaume Fabregat, Board Games Lead da LEGO Publishing, afirmou: «No Grupo LEGO, estamos comprometidos em inspirar os construtores de amanhã, razão por que estamos tão satisfeitos por anunciar Monkey Palace, em colaboração com a Asmodee. O jogo desafia crianças e adultos a usar elementos LEGO para construir, desconstruir e reconstruir os seus palácios, criando uma experiência de brincadeira divertida em que não há dois jogos iguais. Esta última colaboração permite-nos dispor de formas ainda mais criativas e inovadoras de jogar.»

Esta colaboração foi o resultado de uma extensa investigação e desenvolvimento empreendidos por ambas as empresas, com o objetivo partilhado de criar experiências sociais inovadoras nos momentos de brincadeira capazes de transcender gerações. Juntos, o Grupo LEGO e a Asmodee pretendem descobrir novas formas de combinar o acarinhado LEGO System in Play e a natureza socialmente interativa dos jogos de tabuleiro, proporcionando experiências de jogo inovadoras e únicas para famílias e fãs de LEGO.

Como é sabido, a LEGO aventura-se de vez em quando nos jogos de tabuleiro e fê-lo de forma mais séria entre 2009 e 2013 com a linha Games. Apesar do investimento é de acreditar que o retorno não foi o esperado, já que a linha foi cancelada. O que até pode ser considerado algo inesperado já que na altura tanto os jogos de tabuleiro como a LEGO estavam em franco crescimento. No entanto o crescimento do mercado dos jogos de tabuleiro tem sido exponencial e a LEGO deve querer apanhar esse comboio.

Pessoalmente acho curiosa a parceria com a Asmodee, uma empresa controlada por um fundo financeiro que basicamente foi comprando várias editoras do ramo. Algumas iniciativas confirmaram o sucesso do negócio, outras nem por isso. 

Quanto ao título anunciado, posso dizer que apenas a possível presença de peças LEGO é que faz despertar-me alguma curiosidade. Os autores são completamente desconhecidos no meio e o estilo de jogo descrito não faz o meu género. Claro que ficarei atento às novidades já que ficaria contente se estiver enganado.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:07



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog