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Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Este é um MOC que construí no passado dia 19 de Outubro mas apenas apresento hoje porque foi feito para participar no concurso Wacky Race durante o BrickSur. Apesar de ter demorado um pouco mais de uma hora a construí-lo e mais outra a testá-lo e fazer ligeiras modificações, a forma geral já estava pensada à anos visto que sempre tive vontade em participar num concurso do género.
Não tendo muitos conhecimentos nestas áreas, baseie-me essencialmente no senso comum para fazer o Heavy Terror de forma a ter boas participações. Portanto defini algumas características no planeamento: o peso, o menor atrito possível, resistência e por fim, estabilidade na direção. Características que estavam bem limitadas pelo stock de peças que possuo
Para o peso utilizei 4 73090b. Cada uma pesa mais de 50 gramas, o que dá um peso extra interessante e de uma forma bem compacta o que é interessante para outras das características que procurava.
Para o menor atrito possível a opção foi a colocação de rodas com o maior diâmetro possível e na diminuição dentro do possível do contato dos eixos com o chassi do veículo. Isso foi conseguido com umas rodas que herdei do meu RCX.
A resistência do veículo era primordial para a rampa que aparecia nos vídeos do concurso. A passagem da rampa para o solo causava um pequeno embate que poderia desfazer o veículo (como se vê em alguns vídeos) e isso iria provocar também desvios na direção e até uma possível desclassificação. Torneei este problema com a aplicação de peças Technic de forma a fixar as peças todas e principalmente os pesos. O próprio minifig está bem firme!
Apesar de ter conseguido uma construção bem firme de forma a aguentar quedas de mais de 30 cms, no concurso não se revelou tão essencial porque a rampa tinha uma inclinação bem suave no fim da mesma.
Por fim a estabilidade na direção era outra característica que procurava e que no fim revelou-se fulcral para a vitória no concurso. O espaço lateral nestes concursos nunca é muito grande, por isso por mais pequeno que seja o desvio, pode-se revelar fatal no fim do trajeto. Para evitar desvios em primeiro lugar tinha que obrigar que as rodas de um mesmo eixo andassem à mesma velocidade. Isso facilmente é conseguido com a não aplicação de diferenciais (eles são tão lindos, mas ineficazes neste concurso) e em que o eixo fosse comum às duas rodas. Por fim a aplicação das rodas em triciclo tinha como objectivo de que no embate no solo evitar que no caso de haver duas rodas traseiras uma levantasse e outra não. Se isso acontecesse a probabilidade de desvio é muito grande. Assim decidi colocar apenas uma roda atrás visto que se ela levantasse um pouco no embate com o chão, o risco de desvio era menor. Para também aumentar o atrito em movimentos laterais, escolhi uma roda um pouco mais grossa. O desenho do veículo também deveria ter um centro de gravidade baixo e um tamanho o mais compacto possível, para assim diminuir a instabilidade causada pela descida e impacto no chão.
O conjunto destas características levaram a que o Heavy Terror vencesse o concurso. Basicamente apenas um veículo estava ao nível do meu (o do Parda) que o eliminei na meia-final. O veículo dele tinha rodas maiores, um maior peso (conseguido com uma bateria LEGO) e amortecedores (para diminuir o impacto da passagem da rampa para o chão). No entanto era instável na direção acabando sempre por embater nas paredes laterais depois de um longo trajeto. O meu passou sempre esse ponto de embate do veículo do Parda terminado sempre com um desvio mínimo em relação ao ponto de partida.
Por fim tenho que dizer que a experiência de construir o MOC bem como participar no concurso foi excelente. Ver todo o pessoal com os braços no ar, a vibrar e a gritar durante o concurso foi demais