Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



MOC: Heavy Terror

por baixinho, em 04.11.13
Heavy Terror

Este é um MOC que construí no passado dia 19 de Outubro mas apenas apresento hoje porque foi feito para participar no concurso Wacky Race durante o BrickSur. Apesar de ter demorado um pouco mais de uma hora a construí-lo e mais outra a testá-lo e fazer ligeiras modificações, a forma geral já estava pensada à anos visto que sempre tive vontade em participar num concurso do género.

Não tendo muitos conhecimentos nestas áreas, baseie-me essencialmente no senso comum para fazer o Heavy Terror de forma a ter boas participações. Portanto defini algumas características no planeamento: o peso, o menor atrito possível, resistência e por fim, estabilidade na direção. Características que estavam bem limitadas pelo stock de peças que possuo :)

Para o peso utilizei 4 73090b. Cada uma pesa mais de 50 gramas, o que dá um peso extra interessante e de uma forma bem compacta o que é interessante para outras das características que procurava.

Para o menor atrito possível a opção foi a colocação de rodas com o maior diâmetro possível e na diminuição dentro do possível do contato dos eixos com o chassi do veículo. Isso foi conseguido com umas rodas que herdei do meu RCX.

A resistência do veículo era primordial para a rampa que aparecia nos vídeos do concurso. A passagem da rampa para o solo causava um pequeno embate que poderia desfazer o veículo (como se vê em alguns vídeos) e isso iria provocar também desvios na direção e até uma possível desclassificação. Torneei este problema com a aplicação de peças Technic de forma a fixar as peças todas e principalmente os pesos. O próprio minifig está bem firme!
Apesar de ter conseguido uma construção bem firme de forma a aguentar quedas de mais de 30 cms, no concurso não se revelou tão essencial porque a rampa tinha uma inclinação bem suave no fim da mesma.

Por fim a estabilidade na direção era outra característica que procurava e que no fim revelou-se fulcral para a vitória no concurso. O espaço lateral nestes concursos nunca é muito grande, por isso por mais pequeno que seja o desvio, pode-se revelar fatal no fim do trajeto. Para evitar desvios em primeiro lugar tinha que obrigar que as rodas de um mesmo eixo andassem à mesma velocidade. Isso facilmente é conseguido com a não aplicação de diferenciais (eles são tão lindos, mas ineficazes neste concurso) e em que o eixo fosse comum às duas rodas. Por fim a aplicação das rodas em triciclo tinha como objectivo de que no embate no solo evitar que no caso de haver duas rodas traseiras uma levantasse e outra não. Se isso acontecesse a probabilidade de desvio é muito grande. Assim decidi colocar apenas uma roda atrás visto que se ela levantasse um pouco no embate com o chão, o risco de desvio era menor. Para também aumentar o atrito em movimentos laterais, escolhi uma roda um pouco mais grossa. O desenho do veículo também deveria ter um centro de gravidade baixo e um tamanho o mais compacto possível, para assim diminuir a instabilidade causada pela descida e impacto no chão.

O conjunto destas características levaram a que o Heavy Terror vencesse o concurso. Basicamente apenas um veículo estava ao nível do meu (o do Parda) que o eliminei na meia-final. O veículo dele tinha rodas maiores, um maior peso (conseguido com uma bateria LEGO) e amortecedores (para diminuir o impacto da passagem da rampa para o chão). No entanto era instável na direção acabando sempre por embater nas paredes laterais depois de um longo trajeto. O meu passou sempre esse ponto de embate do veículo do Parda terminado sempre com um desvio mínimo em relação ao ponto de partida.

Por fim tenho que dizer que a experiência de construir o MOC bem como participar no concurso foi excelente. Ver todo o pessoal com os braços no ar, a vibrar e a gritar durante o concurso foi demais :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:50


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds