Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



MOC: Masseira

por baixinho, em 27.11.05
Masseira
Masseira: Embarcação típica de Vila Praia de Âncora.

Pode-se encontrar uma foto de uma maquete aqui.

Depois de ter montado o 7016, fiquei a pensar como é que o poderia passar para um barquito de pesca. Claro que rapidamente cheguei à conclusão que o ideal seria fazer uma Masseira, barco típico da vila onde vivo.
Claro que o fazer a masseira em LEGO® levantava muitos problemas. Como fazer aqueles ângulos todos? Nem o fundo é completamente plano.
Hinges era a resposta natural. Para levantar a proa e a popa a solução foi relativamente simples. Utilizei as seguintes peças:
Hinge Plate 1 x 2 with 3 Fingers Hinge Plate 1 x 2 with 2 Fingers

Mas quanto ao fundo as coisas não eram tão simples. Primeiro: não podia ser plano, segundo: não podia ser um rectângulo. A solução que obtive foi utilizando as seguintes peças:
peça1 peça2 peça3 peça4 peça5

As plates "asas" servem para o fundo da masseira não ser rectângulo, dando um ar oval. Os hinges servem para o fundo não ser plano e ter alguma curvatura. O problema era que as plates "asas" não tinham apoio. Para resolver esse problema coloquei as barras entre as hinges e as plates "asas". Encaixam perfeitamente e nenhuma das peças fica solta.

Fundo da Masseira

Para os lados da masseira as coisas também não foram simples. Isto de construir com peças LEGO® é muito giro, mas quando é ao alto... agora tinha que modificar não uma das direcções, mas duas!
A minha primeira tentativa foi com as hinges que utilizei para a proa e popa.
Prieimeira tentativa

Até fica bem... mas há dois problemas. Parte-se facilmente e não ficava com a altura desejada. Depois de dormir sobre o assunto decidi utilizar hinges para fazer um ângulo e clips para fazer o outro ângulo.
Versão final

Esta versão por incrível que pareça é mais resistente além de ocupar menos espaço.

Com a carcaça feita, faltava fazer os bancos e outros pormenores. Para fazer os bancos ainda levei algum tempo, e nem com a última solução fiquei 100% satisfeito. O problema é que a estrutura para segurar nos lados ocupa ainda algum espaço e assim não consegui fazer os bancos como queria. Esta foi a solução de recurso mais próxima daquilo que queria. O leme e o mastro não me trouxeram problemas de maior. Finalmente dediquei-me aos pormenores da rede e bóia de identificação.

Mais algumas fotos:
Masseira Masseira
Masseira Masseira

Mais fotos nesta pasta. Fotos das várias tentativas da construção nesta pasta.

LBaixinho

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:48


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds