Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Como construtor de MOCs gosto de apresentar as minhas construções com o objectivo primordial de receber algum feedback. Desde o simples reconhecimento do favorito no Flickr até aos importantes comentários dos meus pares seja no Fórum 0937 (ou outro), no meu blog ou até no próprio Flickr. Penso que a maioria dos outros AFOLs que apresentam os seus trabalhos, também sigam os mesmos objectivos ou semelhantes.
Por isso fico algo irritado quando navego no Facebook* e dou com fotos de construções interessantes e nenhuma informação sobre o autor das mesmas. Nem um mísero link para a galeria no Flickr (ou Brickshelf, ou MOCPages, etc) ou sequer uma menção ao nome/nickname para se poder "googlar".
É que além de não conseguir dar o feedback ao autor da obra (de que serve fazer like ou comentar no Facebook na conta de alguém que não tem nada que ver com a construção?), também não posso ver outras fotografias da construção ou aplacar a curiosidade de ver outros trabalhos do homem.
Por isso pergunto-me, qual o objectivo de colocar MOCs no Facebook sem qualquer ligação à origem se nem o autor nem quem vê saí beneficiado? Louros para quem faz o post?
Pois, pessoalmente acho que nem quem faz isto sai beneficiado, já que, no meu entender, mostra um comportamento próprio de um ignorante.
Por outro lado temos o fenómeno de o autor apresentar os seus MOCs apenas no Facebook.. hum bom tema para um outro artigo aqui na LegOficina. :)
*refiro o Facebook porque é o local onde observo este fenómeno com mais regularidade, mas acredito que aconteça também, noutras redes sociais online.
**ahh, imagem de um excelente trabalho do português emigrado na Dinamarca, César "CesBrick" Soares.