Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Novamente a LEGOsustentabilidade

por baixinho, em 23.06.21

Sim, escrevi tudo junto de propósito :)

Recorrentemente a LEGO volta ao assunto e apesar de ser notoriamente uma manobra de marketing, a verdade é que também revela o desenvolvilmento da marca nesta área.

Depois das plantas feitas de plantas, dos sacos de papel que ainda não viram a luz do dia e outros avanços se calhar não tão notórios, a LEGO mostra hoje os primeiros protótipos de peças fabricadas com recurso a plático reciclado de garrafas de água.

Este avanço mostra que a empresa está a desenvolver este objectivo com recurso a várias frentes o que, sinceramente, torna ainda mais credível os objectivos a que se propuseram. 

Fiquem então com o habitual press release:

GRUPO LEGO REVELA O PRIMEIRO PROTÓTIPO DE UM TIJOLO LEGO® FEITO DE PLÁSTICO RECICLADO

O Grupo LEGO apresentou um protótipo de um tijolo LEGO criado de plástico reciclado, o último passo para tornar os produtos LEGO feitos de materiais sustentáveis.

O novo protótipo, que usa plásticos PET de garrafas recicladas, é o primeiro tijolo feito de materiais reciclados a cumprir os elevados padrões de qualidade e de segurança do Grupo LEGO.

Uma equipa de mais de 150 pessoas está a trabalhar para encontrar opções sustentáveis para os produtos do Grupo LEGO. Ao longo dos últimos três anos, cientistas e engenheiros testaram mais de 250 combinações de variações de materiais PET e centenas de outras fórmulas de plástico. O resultado foi um protótipo que reúne vários dos requisitos de segurança, qualidade e funcionalidade – incluindo o poder de encaixe!

Tim Brooks, Vice-Presidente de Responsabilidade Ambiental do Grupo LEGO disse: “Estamos muito entusiasmados com este avanço. O nosso maior desafio no caminho para a sustentabilidade é repensar e recriar materiais que sejam tão duráveis, resistentes e de tanta qualidade como os dos tijolos existentes – e que continuem a encaixar na perfeição com os tijolos criados nestes 60 anos. Com este protótipo podemos mostrar os progressos alcançados.”

Compromisso com a qualidade e segurança

Ainda vai demorar algum tempo até os tijolos feitos de materiais recicláveis comecem a aparecer nos produtos LEGO. A equipa vai continuar a testar e a desenvolver a fórmula, até achar que se pode passar à fase da produção piloto. Esta nova fase de testes tem prevista a duração mínima de um ano.

Brooks disse: “Sabemos que as crianças se preocupam com o ambiente e queremos fazer os nossos produtos mais sustentáveis. Mesmo sabendo que ainda vai demorar algum tempo até sermos capazes de produzir tijolos feitos de plástico reciclado, queremos que as crianças saibam que estamos a trabalhar para isso e que os queremos nesta viagem connosco. Tentativa e erro é uma parte importante na aprendizagem e na inovação. Tal como as crianças constroem, desconstroem e voltam a construir com tijolos LEGO em casa, nós estamos a fazer o mesmo no nosso laboratório.”

O protótipo é feito de plástico reciclado, proveniente dos Estados Unidos da América, em cumprimento com as normas da FDA (Food & Drug Administration) e da AESA (Autoridade Europeia da Segurança Alimentar) para garantia de qualidade. Em média, um litro de plástico é suficiente para produzir dez tijolos 2x4.

Caminhada rumo a produtos mais sustentáveis

O material que está a aguardar a patente, aumenta a durabilidade do plástico reciclado, tornando-o forte o suficiente para fazer tijolos LEGO. Este é o mais recente desenvolvimento do Grupo LEGO, no compromisso de tornar todos os seus materiais sustentáveis. Em 2020, a marca anunciou que iria remover os plásticos de uma só utilização das suas embalagens. Em 2018, começou a produzir elementos a partir de bio-polietileno (Bio-PE), criado a partir de uma fonte sustentável como a cana-de-açúcar. Muitos sets contêm já Bio-PE, que é perfeito para fazer peças pequenas e suaves, como as árvores, folhas e acessórios de minifiguras. O Bio-PE, para já, não é adequado para fabricar elementos mais rijos e fortes, como os icónicos tijolos.

Brooks disse: “Estamos comprometidos em fazer a nossa parte na construção de um futuro sustentável para as gerações mais novas. Queremos que os nossos produtos tenham um impacto positivo no planeta, não apenas nas brincadeiras que inspiram, mas também nos materiais que usamos. Temos ainda uma longa caminhada pela frente, mas estamos muito satisfeitos com os progressos alcançados.”

O foco do Grupo LEGO na inovação e na procura de soluções sustentáveis é uma das várias medidas tomadas para ter um impacto positivo no Mundo. O Grupo LEGO investiu mais de 400 milhões de euros ao longo de três anos, até 2022, para acelerar a concretização da sua ambição de sustentabilidade.

Para mais informações sobre como o Grupo LEGO quer reconstruir o Mundo, visite: LEGO.com/Sustainability.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:03


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds