Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Há uns dias foi anunciado que o Bricklink deixaria de classificar as variantes de algumas peças. Ou seja, passaria considerar uma mesma peça todas as variantes com "ligeiras" diferenças entre elas.
Claro que estamos a falar de um preciosismo que não afecta uma boa parte dos AFOLs. Apenas os coleccionadores mais conhecedores e os construtores de criações que estão mais atentos a pequenas diferenças que podem dar aquele toque especial ao MOC. Por estranho que pareça, até me sinto com dificuldade em incluir-me nestes grupos.
No entanto, não consigo estar de acordo com esta decisão. Primeiro porque este é um hobby que, quer queiramos quer não, tem origem exactamente nessas pessoas. Pessoas que são meticulosas tanto na escolha dos sets que coleccionam como na recolha de informação que enriquece a sua colecção. Pessoas que vêem pequenas diferenças entre as diversas variantes das peças e onde isso é um factor de decisão na escolha da peça para compor um efeito especial no MOC. Segundo porque é informação que se vai perder. O Bricklink é, além de uma plataforma de compra e venda, um grande referencial consultado por praticamente todos os AFOLs dignos dessa classificação. Começar a simplificar apenas vai tornar esse referencial mais pobre. Em terceiro lugar, vai eliminar uma ferramenta essencial para um tipo de AFOLs. É normal em qualquer campo de interesse que as pessoas entrem por um patamar composto por, chamemos assim, curiosos. Depois, conforme o interesse da pessoa, o nível de conhecimento vai evoluindo e assim subindo nos vários patamares que qualquer hobby possui. Claro que nem toda a gente chega aos patamares finais, nem há qualquer interesse nisso. A distribuição dos AFOLs (como de qualquer outro hobby) será muito semelhante a uma pirâmide onde teremos uma enorme base de curiosos e um topo reservado aos mais entendedores da matéria. Este caminho tomado pelo Bricklink vai dificultar a vida a uma boa parte desses patamares superiores.
O caminho da simplificação é verificado em vários campos onde há um enorme crescimento de pessoas envolvidas. O hobby LEGO tem crescido imenso nos últimos anos e isso está afectar o próprio hobby em si. Os caminhos que a LEGO está a tomar para agradar um leque cada vez mais diversificado de pessoas faz com que haja uma simplificação em muitos aspectos. Aspectos esses que, provavelmente, poderão desagradar aqueles que andam há mais tempo por aqui ou até aqueles que querem algo mais que ser um simples curioso.
Esta decisão do Bricklink é, além de um caminho tomado, um reflexo do que está a acontecer.
Podem ver as peças afectadas aqui.