Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
E como se tornou hábito nesta última década, a LEGO volta a lançar um edifício citadino que pode ser ligado com outros que foram ligados nos anos anteriores.
Desta vez temos um restaurante (e um ginásio de pugilismo e um estúdio de música) que transpira anos 50/60 por todos os lados. O primeiro wow vai mesmo para o estilo arquitectónico do prédio. Arquitectura não é o meu forte portanto não vou tentar adivinhar o estilo, no entanto a montra aquário do restaurante e a fachada envidraçada são bem arrojadas e causam um efeito que duvido que possa ser ignorado pelos amantes dos modulares. Pessoalmente também me chamou a atenção das paredes da parte tan da fachada, já que para ser conseguido o efeito de tijolo, a construção é utiliza a técnica SNOT.
Mas antes de me alongar na análise deste conjunto, segue-se o habitual press release:
Discover a place where music is on the menu!
Drop in at the LEGO® Creator Expert 10260 Downtown Diner, where you’ll discover a healthy portion of fun and surprises. This impressive model features removable building sections for easy access to the detailed interior, which comprises a ground-level 1950s-style diner with a large curved front window, red bar stools, jukebox, counter and an open-plan kitchen. The mid level has a gym with boxing ring, punching bag and weight training room, while on the upper-level you’ll find a recording studio, complete with vocal booth, mixing desk and a refreshments cabinet. The facade of the building features pink-and-teal Streamline Moderne styling with a large ‘DINER’ sign. Other external features include arched windows, balconies and a staircase, plus a pink convertible car and a detailed sidewalk, complete with mailbox, parking meter, flowerpots and a streetlamp. This incredible collectible toy has been designed to provide a challenging and rewarding building experience with a touch of nostalgia and charm. Includes 6 minifigures.
Ages 16+. 2,480 pieces.
US $169.99 - CA $219.99 - DE 149.99€ - UK £129.99 - DK 1399.00 DKK
*Euro pricing varies by country. Please visit shop.LEGO.com for regional pricing.
Claro que o conjunto é obrigatório para quem faz a colecção dos modulares, portanto a pergunta que se coloca é se vale a pena para os restantes AFOLs?
Basicamente, sim.
Não andei à procura de peças novas nas imagens disponibilizadas, mas tendo em conta que é um modular recente, é normal que se encontrem noutros sets e/ou sejam (melhor, irão ser) relativamente fáceis de arranjar no mercado paralelo. Claro que devemos ter em conta as peças na cor Teal e Rosa que em alguns casos, e neste momento, devem exclusivas neste set. Além disso e como é hábito nos modulares, a quantidade e variedade de peças é um pequeno tesouro para o pessoal que gosta de ter um stock interessante de peças à mão. Mas os modulares não valem apenas pelas peças (e são quase 2500 o que dá um interessante PPP de +- 6 cêntimos), valem também pela experiência da montagem. Montar um modular é quase ter uma aula de técnicas avançadas de construção com peças LEGO e isso paga-se.
Mas são sempre 150 euros.. que nos dias de hoje e com a oferta de qualidade que a LEGO tem em sets grandes, devem ser bem pensados antes de serem investidos.
Mas fora o valor do conjunto, há que olhar para outras curiosidades e a primeira que salta à vista são as expressões faciais nas minifigs. Uma das imagens de marca dos modulares era que as minifigs possuíam todas o smile standard igual ao original (yeps, sem a pintinha branca nos olhos como aparece em todas as minifigs dos últimos 10 anos), o que desaparece com este conjunto. Pessoalmente não vejo grande mal nisso, mas sou sincero que acho que o bónus que as novas expressões trazem ao conjunto é mínimo e facilmente negligenciável para quem liga ao modular como objecto arquitectónico.
Como também é hábito nos modulares (exceptuando os primeiros), os interiores são fantásticos com utilizações originais de peças e situações não muito comuns em conjuntos LEGO. Destaco o estúdio de som e o restaurante cheios de detalhes deliciosos como por exemplo a depressão e grelha por baixo da máquina de finos/sumos ou a insonorização do estúdio.
Portanto, penso que os aficionados do tema não vão ficar nada decepcionados com mais este modular.
Mais imagens na minha galeria dos press releases da LEGO.