Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Os 10 Melhores Modulares LEGO (parte 4 de 5)

por baixinho, em 12.03.20

Hoje apresento o quarto e terceiro classificado desta lista de sets. Será que as escolhas surpreendem ou são as esperadas?

4º Market Street

Esta classificação elevada para o, de qualquer forma incontornável, Market Street é notoriamente sentimental. Erik Brok, AFOL holandês com qual partilhei conversas digitais quando fui LEGO Ambassador no segundo e terceiro ciclo entre o segundo semestre de 2005 e Setembro de 2006, foi o designer do conjunto em parceria com o Jamie Berard. AFOL de muito relevo nos primórdios da história deste hobby, foi-lhe diagnosticado um cancro terminal algures em 2006. A notícia, dada pelo próprio na mailing list dos LEGO Ambassadors da altura, é dos posts mais fortes que alguma vez li. Não conheço os pormenores, mas durante o seu último ano de vida teve a oportunidade de desenhar um set em Billund num tema da altura, o Factory que de algum modo viria a ser algo próximo de um proto-Ideas.

Depois do lançamento do Cafe Corner (Março de 2007) começa-se a ouvir falar de outro set similar, o Market Street. Na altura, já a Tânia como LEGO Ambassador, foi-nos enviada um exemplar deste set para uma exposição que a Comunidade 0937 organizou no Norteshopping no início de Junho. Tive então a oportunidade de construí-lo e analisá-lo (podem ler a review aqui) antes de ele ser editado. O set é lançado na Shop@Home uns dias depois do evento e no dia seguinte é conhecido o falecimento do Erik.

Se tiverem curiosidade, podem visitar o site do Erik aqui: http://www.bricksonmymind.com/

Mas fora toda história que percorre o lançamento do Market Street, a verdade é que o set é excelente tendo em conta as várias limitações da altura e, principalmente, dos conjuntos do tema Factory tornando-o no mais pequeno modular.

A história, mas também o estilo vincadamente holandês e o facto de os andares serem intercambiáveis e poderem ser rodados são, para mim, os pontos memoráveis deste set.

 

Já agora sobre a inclusão ou não do Market Street na série dos edifícios modulares. Além da LEGO já ter referido afirmativamente por várias vezes sobre a inclusão, penso que os critérios das irregularidades (dois sets num ano, caixa da série Factory, etc) utilizados por alguns para sustentar a não inclusão deste set na série, são próprios de pessoas demasiado quadradas. :)

 

3º Parisian Restaurant

Depois do entusiasmo geral dos primeiros anos a verdade é que por volta de 2011 as coisas começam a esmorecer. Primeiro temos o 10218 Pet Shop que de alguma forma fica aquém das expectativas, principalmente devido à imponência dos dois modulares anteriores (Grand Emporium e Fire Brigade). Mas o lançamento do 10232 Palace Cinema e do 10224 Town Hall (ambos não são desenhados pelo Jamie Berard, designer encarregue de todos os outros modulares anteriores e, de certa forma, pai do tema) pioram as coisas. Não quer dizer que as vendas não tenham corrido bem, a verdade é que ambos não cumpriam com que os AFOLs esperavam num modular. Além da estética, eram esperadas técnicas inovadoras e até ousadas, peças incomuns e/ou recentes em novas cores e, acima de tudo, um appealing para AFOLs

Por isso em 2014 o regresso ao tema do Jamie com este glamoroso Parisian Restaurant foi uma reviravolta enorme no panorama dos modulares. Voltaram as técnicas ousadas, as utilizações originais de peças, as cores incomuns numa construção que tem todos os pontos que fazem encantar os AFOLs.

São vários os pontos memoráveis que poderia referir, mas fico-me por estes dois: o interior detalhado do restaurante e os ornamentos do telhado.

 

Quem anda mais atento ao fenómeno dos modulares já deve ter adivinhado quem são os dois primeiros lugares desta lista. 

No entanto falta saber qual a ordem que dei e qual a justificação para isso!

 

Os 10 Melhores Modulares LEGO (parte 1 de 5)

Os 10 Melhores Modulares LEGO (parte 2 de 5)

Os 10 Melhores Modulares LEGO (parte 3 de 5)

Os 10 Melhores Modulares LEGO (parte 5 de 5)

Inquérito: Quais os melhores modulares da LEGO.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:00


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog


subscrever feeds