Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Os 10 melhores sets de 2022

por baixinho, em 03.01.23

Melhores sets de 2022

Confesso que desta vez tive imensa dificuldade em escolher apenas 10 conjuntos. O problema está que a LEGO continua a lançar muitos conjuntos dedicados a adultos e uma boa parte deles são bastante bons. Estive tentado a fazer várias listas top 10 dividindo-as por faixas de preço ou outra coisa qualquer, mas resisti e consegui manter tudo numa só lista. Claro que para isso tive que deixar de fora alguns conjuntos muito bons.

Fica apenas com o habitual recado que estas escolhas refletem a minha perspectiva do hobby, aqui vai a lista ordenada por referência.

 

10297 Boutique Hotel

Apesar de já não causar tanto impacto como antigamente, a verdade é que os modulares são um valor seguro. Podem não ser os melhores da série, podem não seguir a linha que esperamos que sigam, mas continuam a ser um bom pack de peças, a levar ao limite algumas técnicas de construção e continuam a ficar muito bem expostos um à beira dos outros.

Este é melhor do que a média, tem técnicas muito interessantes, peças raras com fartura, é lindíssimo e consegue ser incontornável na super lista de sets de 2022.

 

10305 Lion Knights' Castle

Sim, eu sei, é caro.

Mas este é o set incontornável deste ano. A experiência de construção é deliciosa porque quase não há sensação de repetição e fá-lo de forma a que vamos descobrindo o castelo aos poucos, segredo atrás de segredo. Aliás, arrisco a dizer que são tantos os locais e detalhes que este castelo tem, que facilmente nos esquecemos de alguns. Sim, o factor nostalgia poderia ter deturpado a avaliação deste set. No entanto continuo a achar que estas linhas vincadas, cores simples, domínio das peças básicas e jogabilidade clássica, são as melhores qualidades nos brinquedos de construção.

Paradoxalmente, acho que o efeito final é mais pequeno do que imaginava. Nada que belisque a qualidade do conjunto.

 

10497 Galaxy Explorer

É notório e cada vez mais discutido, a LEGO anda a exagerar na dimensão dos sets e, por conseguinte, nos seus preços. Por isso, quando aparecem conjuntos na faixa dos 80-150 euros fico atento já que são esses os preços que considero aceitáveis para AFOLs que gostam de comprar vários conjuntos ao longo do ano. Sim, provavelmente até esses preços são  discutíveis.

Este conjunto prova que não é difícil a LEGO fazer algo memorável sem ter milhares de peças e custar mais de 300 euros. Proporciona uma construção agradável (ok, vamos ignorar o technic do início), tem técnicas interessantes e o efeito final é grande e com linhas interessantes para os mais nostálgicos e não só.

 

11019 Bricks and Functions

Este pequeno conjunto entre gigantes poderá parecer deslocado. E é.

A LEGO cada vez mais direcciona as suas linhas para um consumo imediato e, de preferência, ligadas a temas reconhecidos pelo grande público, sejam IPs ou não. Vejo a linha Classic como uma âncora da própria LEGO ao seu âmago e, sinceramente, se eles perdem este ponto de referência não prevejo nada de bom na divagação consequente.

Este é um conjunto que na sua essência é a substituição do 10712 e fá-lo de forma perfeita apesar do preço ter subido dos 20 euros para 35. Safa que o número de peças mais que dobrou. O conjunto traz alguns modelos simples mas com mecanismos interessantes e uma enormidade de peças extra para pôr a criatividade a funcionar. Se quiserem que os mais novos façam coisas engraçadas como o JK BrickWorks, ofereçam conjuntos destes!

 

21058 The Great Pyramid of Giza

Esta lista foi de escolhas difíceis e para o lugar deste ponderei o 76989 Horizon Forbidden West: Tallneck. Ficou a grande pirâmide por ser um algo histórico e não inspirado num videojogo e, talvez, porque também tive a oportunidade de a construir.

Este conjunto entra também na linha do Galaxy Explorer onde digo que a LEGO não precisa de fazer construções gigantes para se fazer valer da sua criatividade e qualidade. Este conjunto surpreendeu por um preço e dimensões pequenas para algo que poderia resultar próximo do que aconteceu com o coliseu. Além disso, conseguiram também surpreender ao não se limitarem a representar a pirâmide como ela está actualmente.

Yeps, só boas surpresas.

 

21332 The Globe

Praticamente comecei o ano com este set e, sinceramente, é dos conjuntos com melhor presença que a LEGO tem. Não ocupa um espaço absurdo, tem dimensões próximas de um gobo real, eleva-se bem em relação a outros conjuntos e é bastante resistente. Apesar de algumas secções proporcionarem uma experiência de construção monótona, há outras interessantes. Adoro também o seu aspecto antigo.

À semelhança da grande pirâmide, a escolha do Globo fez com que ficasse para trás o 21334 Jazz Quartet.

 

21335 Motorised Lighthouse

Por falar em presença, este é outro set que fica lindamente exposto. Adoro a forma como a LEGO adaptou a ideia original onde passou-a para a escala minifig e transportou-o para uma época própria. Curiosamente, apesar de ser um dos seus pontos-chave, rapidamente cansei-me da questão de ser motorizado e ter iluminação. Gostei sim da experiência de construção, das técnicas utilizadas e, talvez principalmente, do desenho geral. Este é um daqueles Ideas que o set supera imensamente o projecto original. Sim, eu sei que não é uma opinião unânime.

 

60350 Lunar Research Base

A LEGO lança coisitas espaciais e as minhas antenas ficam logo alerta. City voltou ao espaço em 2022 com uma linha que tem os seus altos e baixos. No entanto este set consegue passar entre gigantes e mostrar o seu valor, provavelmente por causa daqueles quartos de domo transparentes que fazem salivar qualquer spacer AFOL como eu.

Mas o set não vive apenas de ser atraente. É um brinquedo com uma jogabilidade interessante que não necessita de conflitos, tem vários detalhes realistas e posso afirmar que é a primeira base lunar (ou de outro planeta) digna que a LEGO lançou. Claro que para um olhar adulto precisa de umas boas alterações e adições. Mas o que posso dizer? Isso dá-lhe ainda mais piada.

 

71767 Ninja Dojo Temple

Quase que me ia esquecendo deste, já que o construí ainda em 2021. A verdade é que no meio de tantos sets Ninjago que não acho que sejam grandes brinquedos de construção, este destaca-se facilmente. Quase que arrisco dizer que este é um Lion Knights’ Castle oriental e em miniatura se ignorarmos as minifigs, o mech e alguns outros detalhes. Peças básicas em força (o que é invulgar no tema), detalhes interessantes e boas técnicas de construção resultam numa experiência agradável e num bonito set (se ignorarmos a parafernália ninja).

 

76398 Hogwarts Hospital Wing

Ok, colocar este conjunto nesta lista bem restrita é um destaque claro à série de sets que compõem o sistema Hogwarts e não ao Hospital Wing em particular. Já deveria ter feito este destaque há alguns anos, já que o considero umas das coisitas mais interessantes que a LEGO anda a fazer em termos de brinquedo de construção para os mais novos. Peças básicas, jogabilidade bem porreira, modularidade qb e um aspecto bem interessante visto do lado dos interiores. Ok, é um pouco caro, mas acho que dentro dos licenciados, não é propriamente um exagero.

 

Fica então terminada a lista de mais um ano. Dos 10 conjuntos da lista, 6 são mais direcccionados para adultos e chamemos “regulares” aos restantes. Apenas um é licenciado, o que não é propriamente uma novidade nas minhas listas. Surpreendentemente não está nenhum conjunto Creator, isso sim, uma novidade. Não colocar Friends, Technic e outros temas já é mais habitual nas minhas listas. Em termos de faixa de preços, acho que consegui fazer uma bonita distribuição:

1 - 35 euros

1 - 50 euros

3 - 100 euros

1 - 140 euros

2 - 230 euros

1 - 300 euros

1 - 400 euros

O que dá um total de 1685 euros, o que já não é um valor muito bonito. A média de 168 euros fica um pouco acima do que eu acho também recomendável para aquilo que eu acho como um valor aceitável para um conjunto LEGO para adultos.

Por último, fica aqui também uma lista de sets que estiveram mesmo mesmo para fazer parte da lista:

10307 Eiffel Tower

11021 90 Years of Play

21333 Vincent van Gogh: The Starry Night

21334 Jazz Quartet

31131 Downtown Noodle Shop

41707 Tree-Planting Vehicle

71771 The Crystal King Temple

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:45


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Ricardo Jorge a 04.01.2023 às 01:15

Plenamente de acordo quanto ao Motorised Lighthouse. Excelente experiência de construção e visualmente apelativo.
Imagem de perfil

De baixinho a 04.01.2023 às 09:57

Obrigado pelo comentário Ricardo. Bom ano novo!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.01.2023 às 08:56

Bom ano Luís, 😀

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog