Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Os 10 melhores sets LEGO de 2018

por baixinho, em 22.01.19

Como fiz para a lista das 10 melhores peças LEGO de 2018, começo por declarar novamente que estas listagens reflectem os meus gostos e interesses pessoais. Não conheço todos os itens que a LEGO lançou durante o ano, mas tendo em conta a minha experiência, a minha forma de encarar o hobby e a minha análise geral a escolha recai sobre estes 10 sets.

 

Sem qualquer ordem em especial, ficam aqui os 10 sets que a LEGO lançou em 2018 que eu considero mais interessantes.

 

75218 - X-wing Starfighter

Sim, esta é enésima versão que a LEGO lança e que a Comunidade 0937 brilhantemente expôs quase todas na última edição do Arte em peças. Sim, não é propriamente barata para o tamanho que tem. Sim, existe uma versão UCS recente bem mais realista. Sim, muito provavelmente a LEGO vai lançar outra X-Wing nesta gama de preços daqui a uns anos. Mas continua a ser linda, continua a ser extremamente jogável e, acima de tudo, continua a despertar agradáveis memórias a qualquer “jovem” como eu.

Mas claro que a minha escolha não se deve apenas a isto. A LEGO fez um excelente trabalho e está muito bem conseguida para a escala utilizada. Mistura técnicas interessantes com um cuidado na solidez geral que possibilita um fantástico swoosh factor.

Sim, está na minha lista de compras. Duas até, para assim utilizar as duas minifigs :)

 

 

71043 - Hogwarts Castle

Gosto muito deste conjunto, acho que a construção é imponente, muito semelhante ao modelo original e, para quem não liga tanto às aventuras do pequeno feiticeiro, traz imensas peças interessantes. No entanto acho que gostaria de vê-lo sem interiores, para assim melhor apreciar as suas características arquitectónicas. Aqueles interiores podem ser engraçados de ver a esta escala, mas penso que são cansativos e diminuem a imponência do edifício.

Sim, até gostaria de saber qual é a percentagem de compradores deste conjunto que depois realmente brincam com aquelas nanofiguras?

 

31084 - Pirate Roller Coaster

Eu sei que o preferido de todos é o 10261 Roller Coaster, mas eu não consigo deixar de olhar para ele e achar que foi uma oportunidade perdida de fazer algo temático. Algo que a LEGO soube fazer de forma excelente neste Pirate Roller Coaster. O set tem um preço relativamente comportável; não é motorizado, mas está impecável para ser “jogável”; tem duas construções alternativas muito interessantes; é excelente para fazer modificações e aumentos; aplaca a nostalgia de muita gente com uma representação bem interessante do tema Piratas ao estilo do final dos anos 80 e traz peças muito interessantes.. Incluindo os novos carris em cinzento!!

 

10260 - Downtown Diner

O aspecto deste set foi e ainda é algo que sobressalta muitos AFOLs fãs dos modulares. Tem formas, linhas e estilos que saem um bocado fora do que a LEGO nos habituou nesta série. No entanto este conjunto é uma caixinha de surpresas e penso que é para ser bem apreciado por um AFOL entendedor. Construí-lo e vê-lo a crescer através das mais variadas e rebuscadas técnicas é como beber um bom vinho. Um deleite que deve crescer calmamente e sem pressas para melhor apreciar cada ponto deste magnífico set.

Ok, como escrevi no início, eu sei que o resultado final tem um estilo não muito apreciado, mas olhem para ele como uma garrafa de vinho com um design fraco e que depois se revela algo excelente para um connoisseur.

 

42077 - Rally Car

Não podia deixar passar em branco um tema tão apreciado e importante como o Technic. Depois de ter andado a ver cada um dos sets, não posso negar que a originalidade do 42074 Racing Yacht e a beleza 42083 Bugatti Chiron são bem atractivas. No entanto acabei por escolher este Rally Car por achar que por um preço relativamente mais acessível alia três características importantes de forma bem satisfatória. Beleza, complexidade e jogabilidade.

Além disso tudo, não é apenas mais uma máquina de trabalho que a LEGO lança neste tema. Atenção, não quero dizer com isto que acho que a LEGO não deveria lançar tantas máquinas neste tema. São o âmago do tema, mas acho que estes sets diferentes dão mais vida ao Technic.

 

10713 - Creative Suitcase

Quando abri este conjunto, para fazer uma análise inserido numa série reviews de sets de 20 euros, fiquei maravilhado com as possibilidades que apresentava. Não era um mero conjunto onde a atenção se centrava na maleta, mas um conjunto com o seu próprio valor. A maleta é que era o extra.

Aqui em casa fez as delícias do Artur durante semanas e despertou tanto o meu interesse que depois fiz uma série de reviews centrada apenas no tema Classic. Resultado, agora o Artur brinca regularmente com LEGO System à custa deste set e de alguns outros do mesmo tema. Quando, por exemplo, vai passar uns dias à casa da avó, é garantido que a maleta será cheia com peças para brincar enquanto está fora.

 

21313 - Ship in a Bottle

Este set do Ideas foi desenhado pelo português Tiago Catarino que fez hastear a bandeira do nosso país de modo nada subtil no navio. Não deve ser nada difícil imaginar que desenhar este conjunto deve ter sido um bom quebra-cabeças tendo em conta os parâmetros que a LEGO obriga. Mesmo assim o resultado é extremamente bonito de ver e aposto que nunca ninguém tinha imaginado a LEGO lançar um conjunto semelhante (aí o mérito é do autor original, Jake Sadovich).

 

31076 - Daredevil Stunt Plane

Eu sei, é pequeno e passa despercebido entre tantos matulões que a LEGO lança directamente para os anseios dos adultos acumuladores de sets. No entanto quando fiz o review dele (aqui) senti exactamente o que escrevi na altura, “este é daqueles conjuntos que respira o conceito LEGO por todos os lados”. Pequenito, versátil, peças muito boas, construção muito interessante e que tanto as peças como os modelos são facilmente integráveis noutras situações.

Na altura dei o conjunto (e pelo que sei o miúdo adorou) e fiquei mesmo com a sensação que seria uma prenda perfeita para crianças do primeiro ciclo.

Sim, agora se calhar gostaria de ter um para mim… claro que para peças.

 

70657 - NINJAGO City Docks

Acho que nem a própria LEGO imaginava o sucesso em que o tema NinjaGo se tornou. O filme foi a confirmação (ok, esse não foi bem um sucesso) que o tema se tornou incontornável no mundo LEGO e que deu origem a imensos sets. Um deles foi o aclamado 70620 NinjaGo City e com o seu sucesso a LEGO não se fez arrogada e, de forma muito semelhante aos modulares, editou este City Docks que o acompanha. O conjunto está recheado de vários pormenores que o colocam ao mesmo nível que os modulares. Aliás, segue mesmo a linha de utilizar técnicas e peças incomuns tornando-o apetecível para os pessoal que gosta de aprender técnicas novas. Apesar de um aspecto mais fantasioso, está detalhado o suficiente e facilmente se pode tornar em algo mais “sério”. Pena não haver previsões que a LEGO vá continuar com esta linha de modulares NinjaGo. :/

 

41193 - Aira & the Song of the Wind Dragon

Não podia deixar de destacar um set direccionado mais para um público feminino e ao fazê-lo não podia esquecer que 2018 foi o último ano de Elves. Para muitos o único tema actual com laivos de medieval da LEGO e que, também, nunca foi muito consensual já que a fantasia infantil era demasiado evidente.

Este conjunto tem algumas particularidades que o tornam bastante interessante para o preço que tem. Destaco essencialmente a casa (adoro as cores) e os vários gadgets que fazem com que se torne atractivo em termos de jogabilidade. Sim, sou praticamente cego em relação à presença das minidolls e respectivos animais de estimação.

 

Claro que esta lista é muito pessoal e sei que deixei muitos sets exclusivos, grandes e por vezes licenciados, de fora. Mas não consigo deixar de dar valor a conjuntos dos temas mais vulgares que muitas vezes tem muitas características interessantes de forma bem concentrada e a um preço mais acessível. Sendo assim, tentei abarcar o máximo de temas, faixas de preços e tipos de sets nesta pequena lista.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:00



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog