Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Os 10 melhores sets LEGO de 2020

por baixinho, em 23.12.20

Top 10 Sets de 2020

Mais um ano e mais um artigo dedicado aos 10 melhores conjuntos LEGO. Como sempre e antes de começar a revelar quais foram para mim os melhores conjuntos de 2020, devo fazer a ressalva habitual onde indico que esta escolha reflecte os meus gostos e interesses pessoais. Apesar de ter montado mais de meia centena de sets este ano não conheço todos que a LEGO lançou, mas tenho uma ideia bastante boa dos mais cativantes. Sendo assim e tendo em conta a minha experiência de duas décadas de AFOL, da minha forma de encarar as peças LEGO e a minha análise do panorama geral do hobby, a minha escolha recai sobre os seguintes sets.

 

10271 Fiat 500

Quando comecei a construir este conjunto, não tinha grandes expectativas já que tanto o tema como o veículo nunca me chamaram grande atenção. Mas a verdade é que a experiência de construção foi excelente, cheia de bons detalhes e técnicas ousadas que resultam num excelente set bastante fiel ao original. Obrigatório para os fãs de LEGO e automóveis e sim, fica lindo junto dos restantes conjuntos do tema.

Review com vídeo de unboxing/speedbuilding.

 

10275 Elf Club House

Depois de ter analisado e gostado bastante do conjunto Winter Village de 2019, fiquei bastante curioso com o set deste ano. Portanto, quando tive a oportunidade de o construir, não hesitei mesmo tendo em conta que a temática não é de todo do meu interesse. A experiência de construção é agradável mas provavelmente o maior valor está no resultado final que além de ficar em linha do que melhor se fez na série Winter Village, é um excelente set quando só. Yeps, eu adoro estas coisinhas pequeninas e queridas.

Review com vídeos de unboxing/speedbuilding e de análise.

 

11009 Bricks and Lights

A minha implicação anual neste top é colocar pelo menos um conjunto da linha Classic. É o tema onde acho que a essência de um jogo de construção está a 100%. 

Este ano dos vários conjuntos que analisei desta linha o Bricks and Lights fascinou-me. Como é que uma ideia tão simples nunca tinha sido utilizada pela LEGO (pelo menos do meu conhecimento)? É que apesar de cada vez mais estar avesso a estas misturas entre jogos de construção e outros meios, a verdade é que este conjunto superou esse sentimento com uma solução bem simples e que foi um sucesso com o meu filho mais novo. Além disso o sistema é tão fácil de modificar que apela mesmo à criatividade para a criação de novas sombras. Tenho que apontar em algum lado que tenho que experimentar fazer um workshop com a ideia deste set.

Review.

 

21322 Pirates of Barracuda Bay

Arrr!

Já algum tempo que a LEGO não dedicava um conjunto do tema piratas a um público mais adulto. Se bem me lembro o último foi o magnífico 10210 Imperial Flagship em que as duas cópias que adquiri serviram de base para um dos MOCs que mais adorei construir. 

A ideia original para este conjunto tinha tudo para gerar um grandioso set, mas a LEGO conseguiu fazer melhor ainda! Ao ter introduzido a referência ao 6285 Black Seas Barracuda e a possibilidade de transformar os destroços num navio levou a que este set rapidamente se transforma-se num clássico. É obrigatório para o pessoal nostálgico dos anos 80 e 90 e é simplesmente imponente para estar exposto lá em casa. Sim, também é uma grande fonte de peças…

Review com vídeo de unboxing/speedbuilding.

 

31105 Townhouse Toy Store

Outra implicação que tenho neste top é colocar conjuntos a preços mais acessíveis, de preferência de temas não licenciados. Claro que isto é sinónimo que provavelmente teremos aqui pelo menos um set Creator já que são aqueles que acho que maior valor geram na gama mais baixa de preços. 

Quando analisei este conjunto fiquei maravilhado pelas peças, pela experiência de construção e resultado final de todos os modelos propostos. Este é um set pequenito com um grande potencial para grandes aventuras como foi provado por uma construção portuguesa que vi no Facebook e que a porcaria da plataforma não me ajuda nada a encontrar novamente para referir aqui.

Review

 

31109 Pirate Ship

Duplo Arrr!!

E quando pensei que o 21322 Pirates of Barracuda Bay iria ofuscar completamente este set, não é que fiquei completamente rendido ao charme deste?

O modelo principal deste conjunto proporcionou-me uma das melhores experiências de construção dos últimos anos. Um set com peças essencialmente básicas, com técnicas interessantes mas sem ser rebuscadas e com um resultado magnífico. Apesar dos modelos secundários não serem tão bons, são mesmo assim acima da média.

Se tivesse que escolher o melhor set do ano, provavelmente a minha escolha ia para este. Tem a nota máxima na variedade de peças, na experiência de construção, no design sendo o bom exemplo daquilo que eu acho que deve ser um brinquedo de construção.

Ahh, e não é licenciado :D

Review com vídeos de unboxing/speedbuilding e de análise.

 

42114 6x6 Volvo Articulated Hauler

Technic é outro tema que tento encaixar sempre nesta lista e por norma não sigo a tendência de ir aos mais caros. Este ano não foi excepção e a escolha recai nesta máquina e as razões são simples. Além de todos os mecanismos que fazem brilhar qualquer bom set technic e das excelentes formas que o tornam-o imediatamente reconhecível, este veículo cai mesmo no meio do que eu creio que deve ser um set technic. Representação de máquinas, mecanismos e tecnologia ao serviço do trabalho.

 

43179 Mickey Mouse and Minnie Mouse

É conhecida a minha aversão à proliferação de temas licenciados e quando tive a oportunidade de analisar este set não estava muito animado. A Disney continua a afastar-se do meu imaginário e a época retratada por este Mickey e Minnie não é propriamente a minha.

Mas a verdade é que a experiência de construção foi extremamente interessante e além disso o resultado final é, além de excelente, único. É provavelmente o set com a presença mais original que a LEGO lançou nos últimos anos.

Review com vídeo de unboxing/speedbuilding.

 

71705 Destiny’s Bounty

A ideia da análise deste set seria mesmo ver como o meu filho (6 anos) iria reagir a uma construção mais avançada. A verdade é que fiquei completamente rendido com este set. Além de um aspecto muito bom, está recheado de excelentes técnicas de construção. 

Também serviu de prova aquilo que sinto há muito tempo, a LEGO não precisa de licenças para criar play themes com sets de excelência. Isso porque na altura que analisei este set também analisei o 75292 The Razor Crest que é um conjunto com um preço semelhante e como brinquedo de construção a Destiny’s Bounty dá-lhe uns expressivos 10-0.

Review com vídeo de análise.


75978 Diagon Alley

Não podia faltar nesta lista este grandioso trabalho do Marcos Bessa, que tenho imensa pena de não o ter analisado. Apesar do conselho do Tiago Catarino, fui para outro grande set doutro designer português, o 75290 Mos Eisley Cantina do César Soares. Não posso dizer que estou arrependido da escolha, mas uma análise atenta realmente diria que o Diagon Alley seria mais do meu gosto já que compreende vários estilos e técnicas de construção num só conjunto com um resultado final impressionante. A variedade de peças disponibilizadas é também um chamariz para qualquer um que goste depois de aproveitar as peças para os seus MOCs.



Algumas anotações:

Como é lógico, não inclui nesta lista o 10278 Police Station já que, apesar de já o ter analisado, é um conjunto de 2021.

Claro que esta escolha tentou de alguma forma chegar aos mais variados temas e preços, o que tornou a tarefa bastante mais difícil. Se não fosse assim, arriscava a fazer uma lista dos sets não licenciados mais caros :D

Sim, desta vez o Friends ficou de fora.. Sinceramente não consegui que nenhum conjunto me despertasse a atenção.

Construí oito dos dez conjuntos aqui listados. Penso que é a primeira vez que chego a uma percentagem tão alta! :)

Por fim, estou a planear fazer o vídeo deste top. Quando o fizer, coloco aqui o link

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:16



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog