Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Este é daqueles anúncios que a LEGO faz e que me põe a pensar que a empresa por vezes parece um monólito de granito. Já são partilhadas imagens do set há umas boas semanas e só agora é que há um anúncio oficial?
Bem, coisas que me ultrapassam e por isso vamos, primeiro, ao press release oficial e, depois, à minha breve opinião.
O Grupo LEGO anuncia hoje o set LEGO® Ideas O Comboio do Expresso do Oriente — uma bela recriação com tijolos de uma das formas de viajar mais luxuosas e lendárias do mundo. Conhecido como “palácio sobre rodas”, o Expresso do Oriente foi o primeiro comboio de luxo internacional do mundo, que, de 1883 a 1977, transportou milhares de passageiros pela Europa até Istambul.
Lançado para comemorar o 140.º aniversário do comboio, o novo set LEGO de 2540 peças transporta os construtores de volta à era dourada das viagens, com algumas características-chave impressionantes, como a locomotiva principal, o tênder, vagões-cama e vagões-restaurante.
O set LEGO Ideas O Comboio do Expresso do Oriente tem ainda tejadilhos removíveis para permitir o acesso aos pormenorizados interiores, oito minifiguras LEGO, em que se incluem o maquinista, um chefe, funcionários e uma variedade de passageiros que retratam diferentes tipos de viajante. É ainda possível encontrar, por todo o magnífico set, decoração alusiva aos pontos que o comboio visitou no seu percurso original.
O set foi concebido por Thomas Lajon, fã de LEGO de 27 anos residente em Paris, no âmbito do programa LEGO Ideas. Uma vez projetado, 10 000 pessoas votaram para que se transformasse num set oficial. Em declarações a propósito da sua ideia, Thomas Lajon afirmou: «Sempre fui um grande fã de locomotivas, veleiros e transatlânticos. Quando era pequeno, colecionava tudo o que se relacionasse com eles. Anos mais tarde, a minha namorada encorajou-me a voltar ao contacto com tijolos LEGO, e sabendo do amor que tenho aos comboios, motivou-me a construir um. Naturalmente, escolhi construir o Expresso do Oriente, um sumptuoso comboio francês, no centro de muitas histórias.»
O set LEGO Ideas O Comboio do Expresso do Oriente chega a 1 de dezembro às lojas LEGO e a www.LEGO.com/Orient-Express, com PVP recomendado de 299,99 €.
Informação sobre o produto:
Opinião curta: É caro mas é lindo!
Opinião um pouco mais longa:
O original tem outro esquema de cores e é bem mais pormenorizado, no entanto gosto muito desta versão da LEGO onde consegue comprimir as dimensões do original mas mantendo os traços gerais; utilizando um esquema de cores mais, IMO, interessante; e acrescentando uma segunda carruagem. Gosto do detalhe de utilizar uma largura mais larga (8-wide) que os habituais 6-wide dos conjuntos regulares da linha City. Aliás, acho que a LEGO definitivamente deveria adoptar essa escala quando faz, muito esporadicamente é verdade, conjuntos de comboios direccionados ao mercado adulto. Quanto à necessidade de motores e curvas para este set, a maior parte dos compradores apenas vão expor este monumento sobre rodas, os restantes que querem mesmo vê-lo a andar, sabem perfeitamente onde buscar este tipo de material!
Aliás, acho que este último tipo de AFOLs, nem está muito preocupado com este set em particular já que, por norma, fazem o seu próprio material circulante.