Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Explicando melhor, este artigo refere-se à falha do director da fábrica da LEGO na China em distinguir uma minifig LEGO de uma minifig falsa.
Quando li o artigo no Brickset (de onde até retirei esta imagem), inicialmente até pensei que o homem iria distinguir correctamente.. o que depois de ver o vídeo vi logo que estava errado. Eu e ele. Claro que o director não fica bem na fotografia, apesar de não achar que seja uma falha monumental.
O vídeo pode ser visto no excerto que é encontrado no site da BBC. Digo excerto porque através dos comentários ao artigo no Brickset, dá para perceber que a peça é maior e indica outros pormenores. Por exemplo a maior parte das crianças (chinesas) consegue distinguir correctamente as figuras e que os pais já tem algumas dificuldades. Claro que quem brinca/joga/constrói com peças LEGO com regularidade nota logo que há ligeiras diferenças entre os produtos. Seja pelo toque, pelo peso, pelos acabamentos, etc.
No entanto é notório que a qualidade das cópias estão cada vez mais próximas do que a LEGO faz. Pessoalmente não me incomoda o fabrico de peças já que a patente encontra-se expirada para uma grande quantidade de peças e para outras nem existe. Incomoda sim a cópia de sets com o único intuito de se fazer passar por produtos da marca e até de AFOLs.
Incomoda-me ainda mais os ditos fãs que compram cópias com a desculpa de ser mais barato.. como se fosse obrigatório ter um determinado conjunto qualquer que seja a proveniência. Pessoalmente prefiro não ter do que alimentar um negócio que considero errado.
Sim, a LEGO precisa de combater isso.. mas também os próprios AFOLs. O risco destas cópias é grande a longo prazo, não só para a empresa como para nós, simples fãs.
E sim, também penso que o director da fábrica deveria levar nas orelhas e estar um mês a construir sets LEGO para começar a perceber onde a LEGO continua a ser melhor.