Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Technic
Ano de Edição: 2024
Número de Peças/Minifigs: 526/-
Preço LEGO®: 80€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/42179-1/Planet-Earth-and-Moon-in-Orbit
Já posso ter construído muitos dos sets espaciais deste ano, mas este é, provavelmente, aquele que vai ficar mais na minha memória. E não é por já ter construído três cópias (para o meu trabalho, Caixa de Brinquedos em Paredes de Coura)...
Há já alguns anos tinha experimentado construir uma versão do JK Brickworks e tinha ficado maravilhado com a forma simples que representava o movimento destes três astros. Quando soube que a LEGO iria ter uma versão própria, fiquei imediatamente atento já que seria excelente para ser utilizado em sessões na Caixa de Brinquedos. Depois de o ter, bastou mostrar a alguns professores para ter logo várias sessões agendadas que tiveram todas o seu sucesso.
Vou agora dirigir este texto para a minha visão pessoal deste conjunto. Não sou propriamente fã dos sets Technic. Reconheço qualidade e interesse, mas simplesmente não me enquadro no tipo de construção. No entanto, não senti aborrecimento na construção deste conjunto, mesmo tendo o feito três vezes. Para a dimensão do conjunto, até é relativamente rápido de construir e, se estivermos bem atentos a alguns passos, simples de chegar ao fim sem erros. Sim, porque errar um passo num conjunto Technic pode ser sinónimo de uma boa dor de cabeça. O livro de instruções tem uma dimensão próxima do A4 e possui 144 páginas. São quatro as fases e, fora a última onde se constrói o sistema Terra-Lua, não representam propriamente secções separadas. Para quem gosta mais de system, há para ali umas peças que pouco mais fazem do que algum detalhe estético. Desenganem-se se acham que ao construir o set vão ter uma noção das multiplicações e desmultiplicações das engrenagens de forma a entender o que se passa. Apenas depois do modelo pronto é que podem procurar os efeitos provocados por dar à manivela e, mesmo assim, não são nada evidentes para um leigo como eu. Por falar em dar à manivela, a LEGO conseguiu que todas as engrenagens funcionassem de forma suave o que torna possível ser manejado por qualquer criança. Claro que temos que segurar na base com a outra mão, mas acho que esse gesto é tão automático que quase nem valeria a pena referi-lo.
Não contei as rotações necessárias para fazer a translação do planeta Terra ou mesmo a fidelidade do sistema Terra-Lua, mas acredito que tenham levado ao detalhe possível. Verifiquei sim a inclinação da Terra que irá provocar as estações do ano e sim, está bastante fiável. Por curiosidade, o modelo que tinha construído do JK Brickworks não possuía este detalhe.
No final o modelo tem a sua presença e possui um apelo enorme para vê-lo a funcionar. Toda a gente que mostrei o conjunto ficou surpreendida e os comentários foram bastante positivos. Quando recebi um, o meu filho quis logo montá-lo para tê-lo no quarto!
É um conjunto que marca pela sua componente claramente didáctica mas também por ter levado o tema Technic a sair dos habituais veículos. A execução por parte da LEGO é excelente fazendo que o set seja obrigatório tanto para os technicistas como para qualquer pessoa que goste de astronomia e coisas ligadas ao espaço.
Conclusão 10/10