Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Oficina dos Baixinhos* - Blog sobre o hobbie LEGO® de um AFOL (Adult Fan Of LEGO) português. Relatos das construções, técnicas, críticas, pensamentos e afins sobre LEGO em Portugal e no mundo. *Antiga LegOficina
Tema: Star Wars
Ano de Edição: 2021
Número de Peças/Minifigs:474/4
Preço LEGO®: 50€
Link Brickset: https://brickset.com/sets/75301-1/Luke-Skywalker-s-X-wing-Fighter
Já são tantos os X-wings que a LEGO lançou que coleccionar todos já deve dar uma valente dor de cabeça. No entanto fiquei muito curioso com a edição deste ano, principalmente pelo preço já que custa menos de metade que a versão anterior, cuja a minha análise pode ser encontrada aqui. Yeps, vale a pena ler para perceber a minha opinião sobre este set.
Vou começar pelas minifiguras onde temos o habitual para este tipo de sets, ou seja mais do que necessário para a jogabilidade e com alguma dose de exclusividade (duas das quatro, segundo o Brickset), apelando assim ao coleccionismo. Sim, eu sei da contestação que há em relação à Gunship, mas lembrem-se que o propósito destes dois sets são completamente diferentes.
Quanto às peças o PPP (10,5 cêntimos) é aceitável para um Star Wars e a grande curiosidade está na peça 73111 que era exclusiva deste set até há uns dias atrás. Aliás, é uma peça bem interessante. As restantes peças vão do mais comum às deliciosas específicas (como o windscreen) passando por aquelas que se vão acumulando no stock por não conseguirmos utilizar em lado algum. Para espanto meu, a dose de peças technic é maior do que eu esperava.
Aliás, a construção é relativamente streamlined excepto uma secção que é inteiramente construída com peças technic. Sim, há uma porção de páginas do manual em que parece que estamos a construir um set technic e isso não me agradou muito. No entanto devo confessar que achei piada à forma como é encaixada na nave e na tentativa de a disfarçar. As asas do X-wing são sempre a parte de construção mais monótona destas naves onde as pequenas diferenças não são suficientes para criar entusiasmo.
Mas o resultado é imediatamente reconhecível e, acredito eu, bastante aproximado ao original. Apela ao swooosh, abre e fecha as asas e o acesso ao cockpit é funcional. O trem de aterragem dianteiro está, expectavelmente, sempre a cair e fico grandemente admirado por a LEGO ter arriscado fazer desta forma já que a mínima folga nas peças iria resultar no desastre que acontece na minha cópia. Sim, experimentei com outras peças iguais da minha colecção e com algumas funciona e com outras não.
Claro que a comparação com o 75218 é obrigatória, tanto por causa da proximidade do lançamento bem como pela enorme diferença de preços, mas vou deixar isso para outro artigo.
Em termos de jogabilidade creio que até nem é preciso conhecer os filmes onde a nave aparece para ter um grande potencial de brincadeira. Claro que apenas chegariam o Luke e o R2D2 para a brincadeira, mas penso que a adição das outras duas minifiguras seja algo que o pessoal vá contestar. Apesar do lote de peças technic, penso que a maior parte delas são relativamente úteis mesmo em outros contextos.
As Peças 8/10 (valor aceitável com algumas preciosidades)
A Construção 8/10 (sem surpresas se esquecermos o technic)
O Desenho 9/10 (muito próximo ao original com um valor aceitável)
Jogabilidade 8/10 (a esperada)
Não é um set que surpreende mas que cumpre na perfeição o pretendido, seja em termos de jogabilidade ou coleccionismo de naves Star Wars, com o bónus de ter um preço aceitável.
Conclusão 8/10
(Este conjunto foi fornecido para análise pela The LEGO Group, mas a review é da minha inteira responsabilidade)